Quinta-feira, 14 de novembro de 2019 - 06h31
Terça feira dia 12, em duas votações, foi aprovado o Projeto de Lei que torna a Banda do Vai Quem Quer como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Rondônia.
**********
Alguns meses atrás, foi pro plenário e lá, um deputado pediu vistas! Mas ontem aprovou.
**********
A Banda que já era Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Porto Velho, agora passa a ser Patrimônio do Estado de Rondônia. Obrigado deputados em especial, ao Deputado Eyder Brasil.
*********
Aquela reunião, entre a prefeitura/Funcultural de Porto Velho e governo estadual/Sejucel e carnavalescos das escolas de samba, marcada para acontecer na manhã de ontem 13, em virtude de compromisso de última hora, do superintendente Jobson Bandeira foi transferida para hoje 14, às 8 horas.
***********
Como também está agendada 10 horas de hoje, reunião entre carnavalescos, Funcultural e o presidente da ALE deputado Laerte Gomes, os representantes das escolas de samba com certeza, vão madrugar na porta do CPA.
**********
Quem anda meio afastado das reuniões que dizem respeito aos desfiles das escolas de samba no carnaval de 2020, é o presidente da Acadêmicos da São João Batista Alberto Rodrigues o Pai Beto.
*********
Talvez, seja porque ele anda muito atarefado com os preparativos do aniversário do empresário DEEP no qual a São João Batista fará apresentação especial. A festa do distribuidor dos produtos Aurora vai acontecer justamente no dia do jogo da final da Libertadores da América entre Flamengo X River Plate.
*********
Segundo Pai Beto a apresentação da escola no Aniversário, só acontecerá após o término do jogo. A festa vai acontecer na sede do Clube Ypiranga na Estrada da Penal.
*********
Aliás, o ensaio geral da escola de samba São João Batista para a festa do DEEP, vai acontecer amanhã sexta feira 15, as 20 horas, no Parque dos Tanques.
*********
Só depois do aniversário do DEEP é que a direção da azul e branco vai divulgar o Tema Enredo da escola para o carnaval de 2020. Será que o Claudio Rocca vai desfilar cantando o refrão: “Se você fosse sincera, ô ô AURORA”.
********
Por falar nisso, o presidente da Federação das Escolas de Samba – Fesec Reginaldo Cardoso – Makumbinha, informou que depois que a Império do Samba com o aval do carnavalesco João Big e do Presidente Mirim fechou com o compositor Silvio Santos só está faltando a São João Batista divulgar o seu tema, para a Federação providenciar a divulgação do cronograma de lançamento das obras.
*********
Por falar em Samba, após a coluna de ontem, meu amigo Altair dos Santos Lopes o Tatá o homem que cuida dos desfiles das escolas de samba na Funcultural, informou que o Presidente Antônio Ocampo convocou reunião, para tratar da Comemoração do Dia Nacional do Samba.
*********
Como o dia 2 de dezembro, cairá numa segunda feira, provavelmente, a Funcultural vai fechar parceria com a coordenação do Projeto Samba Autoral para juntos, promoverem a festa pelo Dia Nacional do Samba no dia 7 de dezembro.
********
Pelas conversas de bastidores, acho que a parceria será firmada e assim, o Dia do Samba não passará em branco este ano em Porto Velho.
*********
Sugiro que a Funcultural aproveite a festa do Samba para homenagear o sambista Antônio Chagas Campo – Cabeleira com a Comenda “Tributo ao Menestrel”.
**********
Cabeira completou 80 anos de idade, no dia 10 de setembro e além de ter sido o primeiro Mestre Sala de uma escola de samba em Porto Velho, é um dos fundadores da escola de Samba Os Diplomatas que no dia 4 de novembro passado, completou 61 anos.
*********
Cabeleira é o criador da Federação das Escolas de Samba – Fesec e é o atual presidente da escola de samba Acadêmicos do Armário Grande. O município e a cidade de Porto Velho devem essa homenagem ao Magnífico Mestre Sala Cabeleira.
*********
Ontem o CPA foi tomada por mais de 100 jovens estudantes, que vieram conhecer Porto Velho por terem participado do Concurso de Redação promovido pelo governo estadual via Setur “Redação Turismo”.
*********
Com os alunos, vieram mais de 50 professores de diversas escolas públicas do estado de Rondônia. Os jovens estudantes apesar da viagem cansativa, ficaram felizes com o tour turístico pelo Centro Histórico de Porto Velho, Memorial Rondon e outros atrativos que a cidade de Porto Velho oferece. Parabéns a equipe da Setur comandada pelo superintendente Gilvan Pereira.
*********
Agora vamos participar da reunião com o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia – ALE deputado Laerte Gomes. Salve literalmente os Desfiles das nossas escolas de samba!
Balé da Funcultural realizará apresentação no próximo dia 24
A Prefeitura de Porto Velho, através do Balé da Fundação Cultural (Funcultural), realizará no dia 24 de novembro a apresentação do espetáculo Floresta Amazônica, que acontecerá no Teatro Guaporé, com entrada franca.
Como forma de propagar a arte da dança no município, o grupo de Balé da Funcultural, realizará a apresentação a partir das 18h, onde várias crianças poderão apresentar os seus talentos.
A equipe da Funcultural também está encarregada da coordenação da Cantata de Natal. Os técnicos da entidade estão convocando os dirigentes de Coral para comunicarem à coordenação o desejo de participar das apresentações que este ano vão acontecer na Passarela do Espaço Alternativo.
Clássicos da literatura ganham
versões em quadrinhos
Francisco Vilachã lança, pela Editora do Brasil, Civilização e outros contos de Eça de Queiroz com adaptação em quadrinhos. Além do formato em HQ, o livro também traz breves trechos de grandes obras do autor lusitano, recolhidos de outros livros e escritos, em gêneros literários diversos.
“Civilização” conta a história de Jacinto, um homem novo e culto que possui milhares de livros em sua biblioteca pessoal, além de sofisticados aparelhos inventados pela modernidade. Apesar disso, a vida de Jacinto era tediosa e infeliz, um exemplo dos problemas trazidos pela evolução das civilizações: menos problemas para ter comida e moradia e mais problemas relacionados à saúde mental.
Jacinto quer recuperar seu ânimo e abandonar a civilização, deixando para trás o tédio que o consome. Ele separa os utensílios que considera indispensáveis e se isola, acostumando-se aos poucos a um estilo de vida campestre. A transformação do protagonista acontece quando ele tem contato com a beleza e simplicidade do campo e retoma sua alegria de viver.
A história clássica, publicada pela primeira vez em 1892 é revisitada e acompanhada das artes de Francisco Vilachã, que preenche as páginas em tons de cinza e toques de cores sóbrias.
Além de “Civilização”, o livro traz ainda as adaptações dos contos “O tesouro” e “No moinho”. Um convite ao jovem leitor para conhecer mais sobre as obras de Eça de Queiroz, considerado um dos maiores romancistas de toda a literatura portuguesa. O primeiro e principal escritor realista lusitano, que além de escritor e ensaísta, trabalhou como jornalista e chegou a ocupar cargos políticos.
O lançamento também traz trechos do romance A Cidade e as Serras, uma crônica de 1888, um poema, uma correspondência fictícia e um trecho de um dos últimos livros de Eça de Queiroz, A Correspondência de Fradique Mendes.
Civilização e outros contos de Eça de Queiroz faz parte da coleção HQ Brasil, criada para aproximar os leitores de dois universos aparentemente distintos: o da literatura clássica e o das histórias em quadrinhos. Com uma linguagem gráfica moderna e ágil, os livros que compõem esse selo apresentam textos consagrados, autores cultuados e histórias muito conhecidas em um formato altamente contemporâneo e dinâmico. Um convite irrecusável para conhecer um pouco da obra de grandes artistas.
Sobre Francisco Vilachã
Francisco Vilachã nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 1953 e publicou sua primeira HQ na revista O Bicho e passou a colaborar com publicações de suspense e terror na revista Spektro e com as séries fantásticas da editora Grafipar. Mudou-se para São Paulo para trabalhar como ilustrador em meados dos anos 1980 e com o roteirista Ronaldo Antonelli editou a histórica InterQuadrinhos, revista exclusivamente feita por artistas nacionais.
Ficha Técnica
Civilização e outros contos de Eça de Queiroz
Adaptação: Francisco Vilachã
Número de Páginas: 80
Preço: R$47,90
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando