Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Balé Folclórico do Amazonas no Palácio das Artes


 Balé Folclórico do Amazonas no Palácio das Artes - Gente de Opinião

Festival Música na Estrada abre as apresentações programadas para Porto Velho este ano, apresentando na noite desta sexta feira 04, as 20h00 no Teatro Palácio das Artes Rondônia, espetáculo com o “Balé Folclórico do Amazonas”.

O Festival Música na Estrada é um dos maiores projetos culturais no norte do país. Desde 2011, promove acessibilidade e aprimoramento através do intercâmbio e da valorização de conteúdos de inúmeras regiões do país. Inteiramente gratuito, o Festival será realizado entre os meses de outubro e dezembro de 2016. Desta vez, além de Boa Vista, Porto Velho, Manaus, Belém e Macapá, o Festival chegará também em Santarém e Brasília. A proposta artística contempla mais uma vez música clássica e instrumental, artes cênicas, e em paralelo as já tradicionais oficinas instrumentais e de dança assim como palestras com professores e musicistas de várias partes do país. O “Festival Música na Estrada” tem a realização do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e da Kommitment Produções Artísticas.

Apresentam o projeto o BNDES e a Caixa Seguradora. O Patrocínio Máster é da Instituição de Ensino Superior Estácio e o Patrocínio da Cateno.
 

Balé Folclórico do Amazonas

O balé Folclórico do Amazonas foi criado em 2001 para compor os corpos artísticos do Estado do Amazonas, vinculado ao Governo do Estado através da Secretaria de Estado e Cultura. O intuito do BFA é resgatar e divulgar as ações destinadas a valorização e dinamização das danças folclóricas regionais. Desde a data permeia com seus espetáculos retratando as danças regionais do seu Estado com um olhar contemporâneo resgatando a história de todo eixo folclórico. Seu repertório é repleto de espetáculos que enaltecem a riqueza cultural e o cotidiano do povo tipicamente amazonense, como o Manaus maná d’agua, primeira obra do seu repertório, Folguedos, Bem do Interior, Beiradão, Herança Afriana e vários outros.
Programa

A coreografia “Bem do Interior” é baseada na obra “Dança do Sol” do advogado, escritor e professor amazonense, Mário Ypiranga Monteiro. Ela mostra como acontece um casamento típico do interior e as festividades comemorativas do evento, com cenários e figurinos amazônicos. Também aborda danças do folclore popular, como o boi-bumbá, a dança do paneiro, a dança da desfeiteira, o tipiti e muitas outras.
Serviço

O que: Festival Música na Estrada
Espetáculo: Balé Folclórico do Amazonas
Local: Palácio das Artes Rondônia
Hora: 20 horas
Entrada: Franca


Lenha na Fogueira


Amanhã dia 5, o porto-velhense que gosta realmente da boa música, terá a oportunidade de assistir pela primeira vez em Porto Velho, show com a cantora Maria Gadu.

Balé Folclórico do Amazonas no Palácio das Artes - Gente de Opinião


*******

A assessora de comunicação do show em Porto Velho jornalista Emília Araújo informa, que não procede a informação que está circulando nas redes socais de que acabaram os ingressos.


*******

O espetáculo musical da Maria Gadu vai acontecer no Teatro Palácio das Artes Rondônia neste sábado ,05, às 21 horas.

*******

Os interessados podem adquirir o bilhete na Eletrônica Criativa, localizada na Avenida D. Pedro II, e nas lojas Júnior Sun (Shopping e centro), e também na bilheteria do teatro a partir das 9 horas do sábado. .Informações: 3026-2113 e 99346-8535

********

Balé Folclórico do Amazonas no Palácio das Artes - Gente de Opinião

Maria Gadú chega a Porto Velho no sábado, e às 15 horas desse mesmo dia recebe a imprensa para coletiva no Hotel Slavieiro, quando falará sobre a sua carreira e os momentos que marcaram a sua vida profissional.

********

A cantora apresentará seus maiores sucessos, mas focará em especial as músicas do seu novo CD “Guelã” – as letras, em sua maioria, são de sua autoria. O disco é composto por dez músicas. As referências para a produção do álbum, de acordo com a cantora, são Caetano Veloso, Björk e Radiohead.

********

O último disco lançado por Maria Gadú foi em 2011. Após quatro anos, chega ao mercado “Guelâ” - trabalho feito com “tranquilidade, sem pressa”, como costuma afirmar a cantora. Na capa do CD, ela se autorrepresenta por meio da imagem de uma mulher alada (na Mitologia, a mulher alada é uma deusa grega que personifica a vitória, força e velocidade).


********

Pode ter certeza que amanhã estarei curtindo o show da Maria Gadu no Teatro Palácio das Artes Rondônia às 20 horas.


********
Balé Folclórico do Amazonas no Palácio das Artes - Gente de OpiniãoPor falar em espetáculo musical, hoje tem mais uma edição da Fina Flor do Samba sob o comando do poeta da cidade Ernesto Melo. A Fina Flor do Samba começa as 20 horas no Mercado Cultural.

********
Olha o convite oficial que o Ernesto postou nas redes sociais:

********

Atenção amigos do samba, hoje, sexta-feira, partir das 20h00 no Mercado Cultural, apesar de e com todas as dificuldades, Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba lá estarão, com chorinhos, sambas autorais e o melhor do samba de tradição.

********
Vá conferir com a gente, vá dar moral pra cultura, saborear um petisco de boteco com uma cerveja sempre gelada do Bar do Zizi, do Bar Café Com Arte ou do Botequim do Samurai, num bom ambiente, boa companhia e excelente música.

********
Aguardamos vocês sempre com uma atração a mais. Ênio Melo, 7 cordas; Mestre Ney, cavaquinho, Fernando, cavaquinho solo, Demetrios, rebolo; Chico Lobo, pandeiro; Beto Ramos, ritmo; Zé Áureo, surdo, com soberbas interpretações de William Simpatia, Barney Silva, Kabeça e Zeca Pagodinho Cover. Com um pouquinho de sorte também poderemos ter o auxílio luxuoso de um Torrado, Bainha, Sílvio Santos, Carlinhos Maracanã, Emerson Falcão Bigode, Reginaldo Makumbinha, Mestre Oscar, Waldison Pinheiro Misteira, Mávilo Melo, Walber do Cavaco, Nicodemos 7 Cordas, Beto Cezar, Toninho Antônio Tavernard e outros do mesmo quilate. Vais perder? Venha ter uma noite com amigos.

********
Por Falar nisso os compositores da cidade estão empenhados na produção de seus sambas enredos para concorrrer na Escola de Samba Acadêmicos do São João Batista no dia 10 de dezembro. Lembrando que os sambas gravados em CD, pen drive ou outras plataformas, devem ser entregue no dia 02 de dezembro na sede da escola, à rua Alexandre Guimarães com a rua 10 no bairro Agenor de Carvalho.

*******
Mais de 08 parcerias solicitaram sinopse. A direção espera que, pelo menos, seis parcerias confirme participação. Melhores informações pelo celular (69) 99302-1960.
 


Sebastião Salgado fala sobre crise existencial


As mudanças bruscas no planeta provocadas pelo homem, que levaram à destruição de ambientes naturais e de civilizações primitivas, podem levar a própria espécie a uma situação sem volta. A avaliação é do fotógrafo Sebastião Salgado, que recebeu o Prêmio Personalidade, da Câmara de Comércio França-Brasil, na noite de quinta-feira, 27, de outubro no Rio de Janeiro, por sua contribuição artística, humanitária e socioambiental.

Economista por formação, Salgado já percorreu todos os continentes da Terra, desde 1973, quando se iniciou na carreira de fotógrafo, após uma viagem à África. Autor de vários livros de fotografia, frutos de projetos elaborados ao longo de anos, incluindo Trabalhadores,Terra, Outras Américas, Êxodos e Gênesis, ele faz uma análise pouco otimista da atuação da civilização moderna sobre o planeta, que estaria chegando perto do limite de exaustão.

“Eu acho que a nossa espécie está vivendo completamente fora da realidade. A partir de um certo momento, a gente passou a destruir e predar o nosso mundo. Nós estamos consumindo muito mais do que o nosso planeta pode dar. Estamos indo para um buraco sem saída. O planeta não tem condição de arcar com tudo isso”, comenta o fotógrafo. Segundo ele, a destruição dos ambientes naturais e as dificuldades sociais, com o aumento de guerras entre países e conflitos internos que deixam milhares de mortos, são sintomas de uma crise maior.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)