Sexta-feira, 23 de janeiro de 2015 - 05h04
A diretoria da Banda do Vai Quem Quer o maior bloco carnavalesco da região Norte, que tem a frente à presidente Siça Andrade, apresenta na manhã desta sexta feira 23, as camisetas com o tema do bloco para o carnaval de 2015.
Mantendo a tradição de 35 anos, a Banda recebe nesta sexta feira 23, jornalistas de todos os meios de comunicação, além de convidados especiais, para Café da Manhã onde as musas da Banda vão desfilar com a Camiseta que os foliões vão usar no desfile do dia 14 de fevereiro. Além dos abadas será apresentada também a marchinha com o tema do carnaval deste ano, uma composição do Silvio José Santos – Silvinho que segundo a presidente Siça está muito boa. “Além da música do Silvinho, vamos apresentar uma marcha rancho do Toninho Tavernard cuja letra fala da tristeza do folião que foi para a praça das Caixas D’água no sábado de carnaval do ano passado e não viu o trio da Banda e com isso ficou muito triste”, disse Siça. Outra música que será apresentada na manha de hoje é uma marchinha do Bainha que foi feita para o Carnaval passado e não deu para ser cantada e agora o diretor musical da Banda resolveu incluí-la no repertório da Banda da Banda para o carnaval de 2015.
Onde comprar a camiseta
Os foliões interessados em brincar carnaval na Banda do Vai Quem Quer, dentro da Corda de Isolamento com toda segurança, podem adquirir a Camiseta ao preço de R$ 40 na sede da Banda, à rua Joaquim Nabuco entre a Carlos Gomes e a D. Pedro II ou nas lojas Capri e na Loja da Socorro que ficava na 7 de Setembro sub esquina da Joaquim Nabuco. “A compra com cartão só pode ser na Capri e na Loja da Socorro”, informa a diretora Yalle Dantas.
Imprensa
As Camisetas 2015 serão apresentadas na manhã desta sexta feira 23, apenas para a Imprensa e Convidados especiais. “Não divulgamos o local, por ser um evento exclusivo para a Imprensa, essa é nossa tradição”, finalizou a presidente Siça Andrade.
Lenha na Fogueira
Odoiá Bahia – Como disse na coluna de ontem, esse samba rendeu muitas histórias bacanas.
*********
Naquele ano (1974), os Diários Associados através do jornal O Alto Madeira de Porto Velho-RO e Rádio Baré de Manaus, sob a coordenação do jornalista Vinicius Danin, realizaram o 1° Festival de Música de Rondônia - FEMUR .
*********
Inscrevemos o samba Odoiá Bahia. Aliás montamos uma equipe de compositores para participar do Festival. Essa equipe contava com Silvio Santos, Bainha, Neguinho Menezes e Jorge Andrade.
********
A parceria Silvio e Bainha inscreveu o samba Odoiá Bahia, Menezes participou com duas composições: “É triste Sim” e "Exaltação ao Rio”. Silvio inscreveu a marcha rancho “Amor de 4 Dias”, Bainha o samba que falava das lendas da Amazônia. O Jorge Andrade foi o interprete do Odoiá Bahia e Exaltação ao Rio.
********
No final, os cinco vencedores do Festival foram: em 1° lugar Odoiá Bahia de Silvio Santos e Bainha; 2° lugar uma música (forró) de autoria do Walmir Miranda; 3° lugar “É Triste Sim” de Menezes, 4° lugar a música sobre a Amazônia do Bainha e em 5° lugar Exaltação ao Rio do Menezes. A única música da nossa turma que não foi premiada foi a minha marcha rancho “Amor de 4 Dias”, assim mesmo, porque esqueci parte da letra durante a apresentação.
*********
Quer dizer, a parceira Silvio e Bainha foi a primeira de Porto Velho a vencer um festival de música no então Território Federal de Rondônia.
********
Na noite da divulgação do resultado do festival, a festa foi na quadra do Ferroviário ali na Sete de Setembro. A moçada da Pobres do Caiari estava lá torcendo e com o resultado fez a maior festa.
*******
Acontece que no mesmo Festival o Babá estava concorrendo com o samba enredo que ele havia feito para a Diplomatas do Samba e o tema era sobre a Amazônia. Ao tomar conhecimento do tema da Diplomatas e que o Babá iria concorrer no Festival com ele, Bainha compôs seu samba com o mesmo tema e derrubou o da Diplomatas feito pelo Babá nas eliminatórias.
*******
Quer dizer, a Pobres do Caiari derrotou a Diplomatas do Samba mais uma vez. Daí a turma da Caiari ter feito a maior festa para o nosso Samba Odoiá Bahia.
*******
Subimos a Ladeira da Euclides da Cunha no rumo da casa da Dona Marise com o troféu de campeão e fomos recebidos com muita festa, mas...
********
E sempre tem um mas, uma das filhas da professora Marise achou de hostilizar o Bainha dizendo que ele estava na Caiari como espião da Diplomatas.
********
Antes que o clima ficasse muito pesado, dona Marise interviu, abraçou o Bainha e disse que ele não se importasse com o que a “menina” tinha falado, pois ela confiava nele.
*******
Ainda como Mestre Bateria Bainha foi muito hostilizado por alguns batuqueiros, até que pegou um dos líderes do “levante”, em plena avenida Sete de Setembro num dia de semana, e deu-lhes uns catiripapos.
********
A noite durante o ensaio da escola a turma passou a respeitar de verdade o Mestre Bainha.
********
Quem cantou o samba na avenida foi o Jorge Andrade.
*******
Abro espaço para fazer uma correção. Na história do Samba de enredo “Isto é Brasil” coloquei que o interprete na avenida tinha sido o Jorge Andrade quando na verdade, quem cantou o samba nos ensaios e na avenida foi o Maestro Zé Borges. Tá reparado!
********
O Bainha só viu a fantasia dele montada, minutos antes da escola começar a se armar na avenida Carlos Gomes em frente a casa da Dona Marise.
*******
Porém, o resultado daquele carnaval foi que a Pobres do Caiari ganhou DEZ em todos os quesitos. Odoiá Bahia - Caiari tetra campeã do carnaval de rua de Porto Velho!
Assista a entrevista do programa Tempo Real da TV Candelária, apresentando por Léo ladeia, com o presidente da Associação Cultural Rio Madeira, Antônio Serpa do Amaral Filho, e Basinho, um dos subscritores da ação judicial que está sendo interposta pelo advogado Ernandes Segismundo contra a Igreja Internacional da Graça de Deus por estar causando danos à fachada original do Cine Teatro Resk
Na manhã de ontem 22, o presidente da Fundação Cultural de Porto Velho – FUNCULTURAL Marcos Nobre reuniu a imprensa na sede da entidade, para juntamente com a diretoria da Liga dos Blocos de Trio Elétrico, anunciar a Programação com o dia, horário e circuito que cada agremiação vai fazer. “Estamos aqui para informar a população de Porto Velho que se prepare para ir para as ruas celebrar a alegria que será proporcionada por todos os blocos que já estão preparados”, disse Marcos Nobre Jr.
De acordo com Marcos Nobre o primeiro bloco a desfilar, obedecendo a Programação Oficial do Carnaval 2015, será o Bloco “Eletro Folia Mix” que vai desfilar no próximo sábado dia 24 (amanhã), concentrando a partir das 21h00 na Pinheiro Machado com a Presidente Dutra. A programação completa estará no site www.carnaval.comadministrado pela Funcultural.
De acordo com TAC firmado entre os órgãos de segurança, Funcultural e MP os blocos que desfilam no período noturno, tem que concentrar a partir das 21h00 e encerrar o desfile as 3h00 (três horas) da madrugada. Nesse horário enquadram-se o Galo da Meia Noite, Até Que a Noite Vire Dia, Canto da Coruja, Us Dy Phora, Areal Folia, Jatuarana Sul e Leva Eu.
Após reunião da LIGA na noite da última quinta feira 21, ficou firmado que o Bloco Murupi vai se apresentar no domingo de carnaval 15 de fevereiro, na avenida Pinheiro Machado. “Já informamos o MP a decisão da nossa Assembléia e creio que não terá mais nenhuma mudança” finalizou o presidente Anderson.
Escolas de samba
Perguntado sobre os desfiles das escolas de samba, o Presidente da Funcultural informou que por determinação do prefeito Mauro Nazif a Funcultural espera apenas a entrega da documentação exigida pela Lei 8.666 pela diretoria da Federação das Escolas – FESEC. “O prefeito já autorizou a liberação dos recursos; vamos fazer tudo para conseguir superar essa pendência e realizar os desfiles das escolas que fazem dois anos não acontecem, mas, é preciso que a FESEC agilize sua documentação” finalizou Marquinhos.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando