Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 - 05h03
A presidente da Banda do Vai Quem Quer Sicilia Andrade, garantiu a nossa reportagem que seu bloco, vai desfilar no sábado de carnaval dia 1º de março, mantendo a tradição de 34 anos. “Quero deixar bem claro, que não estamos fomentando enfrentamento contra a decisão do senhor prefeito Mauro Nazif, apenas lutamos pela preservação do que é considerado cultura do carnaval de Porto Velho que é o desfile da Banda no sábado de carnaval”, disse Siça.
A decisão da presidente da Banda foi tomada em comum acordo com os dirigentes do bloco e sua assessoria jurídica, após analisar os prós e os contras. “Dobramos o número de seguranças que estarão atuando durante nosso desfile, garantindo a integridade física dos foliões que estiverem vestidos com a camiseta da Banda 2014”.
O prefeito de Porto Velho Mauro Nazif publicou com data do dia 24 de fevereiro de 2014, o Decreto n° 13.417 que “suspende os efeitos do Decreto n° 13.338 de 27 de dezembro de 2013 que institui o período para o carnaval Popular no Município de Porto Velho”. Mesmo assim a presidente da Banda do Vai Quem Quer decidiu assumir todos os riscos e “Em respeito aos nossos foliões e os foliões de toda Porto Velho e região e como sempre disse meu pai Manelão: Para Tristeza de Poucos e Felicidade de Muitos a Banda do Vai Quem Quer vai desfilar no próximo sábado dia 1° de março.
A concentração começa a partir das 15h00 na praça das Caixas D’água e o desfile está marcado para as 18h00.
Campanha para arrecada donativos
No sábado 1° de março no desfile da Banda do Vai Quem Quer será realizada uma campanha de arrecadação de donativos em prol dos desabrigados atingidos pela cheia do Rio Madeira.
Cada folião que for curtir o desfile da banda poderá levar 01 kg de alimento, água mineral, material de higiene, cobertor, colchão etc, que poderá ser entregue no local da concentração do bloco na Praça das Três Caixas D'água. No local estará uma carreta parado onde poderão ser entregues os alimentos. "Nós da Banda do Vai Quem Quer não poderíamos deixar de nos sensibilizar com essa situação, eu peço que cada folião se mobilize no dia do desfile da banda para que possamos amenizar o sofrimento dessas famílias, pois seremos mais de cem mil pessoas nas ruas, isso transformado em solidariedade representa uma parcela enorme de donativos para as famílias desabrigadas", enfatiza a presidente da banda.
Lembrando aos foliões que não adquiriram a camisa da Banda que ainda restam algumas unidades nos pontos de vendas, em todas as lojas Capri Bijuterias, e na sede da Banda do Vai Quem Quer na rua Joaquim Nabuco entre a D. Pedro II e a Carlos Gomes. Maiores informações: 9241-4511. (texto de Helen Esteves)
Lenha na Fogueira
Já pensou no DILEMA que esse colunista está enfrentando, no caso do adiamento dos desfiles dos blocos e das escolas de samba e a enchente do rio Madeira?
*********
Por um lado, tenho que concordar que brincar carnaval numa situação dessas, quando dezenas de famílias estão tendo que ser removidas de suas casas, suas localidades, perdendo seus pertences e correndo o risco de ser vítima do ataque de animais peçonhentos etc., não é legal!
*********
Vendo que sua plantação foi perdida e em conseqüência, não terão de onde tirar o sustento dos seus, quando a água baixar. Vendo as galinhas, porcos, patos e outros animais de criação morrendo afogados!
********
Logo eu que independente de ser carnavalesco, sou filho de São Carlos do Jamari um dos distritos mais afetados pelas águas do Madeirão. Lá moram alguns parentes, aliás, moravam, porque agora já estão são e salvos em Porto Velho graças a Deus. Lá estão enterrados meus avos maternos (nessas alturas as sepulturas foram levadas pela correnteza). Não é fácil!
*********
Mesmo assim, ontem ao compartilhar um comentário sobre a enchente do rio Madeira no Face, uma pessoa achando que eu estava fazendo galhofa com a situação, me esculhambou, postando que. “Silvio Santos você é Safado”.
********
Por outro lado, não podemos ficar pensando apenas nos que estão sofrendo com as enchentes, existem outras pessoas que precisam de atenção.
*********
Vamos apenas levantar alguns questionamentos. Se ontem pela manhã durante reunião na Sesdec foi dito por uma autoridade (e é verdade), que a população de São Carlos já havia sido toda evacuada. Quer dizer, não tem mais ninguém em suas casas, ta todo mundo nos abrigos fora da cidade inclusive em Porto Velho.
*********
O pessoal da Baixa da União e do Triângulo em Porto Velho também já foi todo removido para abrigos ou casa de parentes.
********
O pessoal da Balsa, Nacional e Belmonte também já foi retirado. Nazaré, Calama, Demarcação e outras localidades estão todas fora de perigo, porque a defesa Civil está atuando com eficiência nessas localidades.
********
E como disse o prefeito graças a Deus não temos nenhum óbito até o momento.
********
O que resta aos órgãos públicos a não ser ficar monitorando o aumento das águas do Madeira. O povo está contribuindo com o que pode.
*********
Agora, é como diz o Rudney Prado: “Entendo até nessas emergências remanejar verbas. Mas, impedir as pessoas de serem alegres, acho que não deve, porque não usar a alegria do carnaval seus interlocutores artistas para convocar para as doações!
*********
E o jornalista Marco Antero Sóter – “Nada a ver gente... Uma coisa é uma coisa, outra coisa, é outra coisa. Não fazer o Carnaval vai reduzir o nível das águas barrentas do Madeirão? Não, não vai. Vejo isso (não fazer Carnaval) como pura demagogia barata, nada mais. O simples fato de os blocos, as escolas não saírem na avenida não vai, em momento algum, minimizar a dor de quem perdeu alguma coisa (se é que perdeu)”.
********
Pergunto! Quantos são os afetados pela enchente do Madeira?
*********
Em conseqüência faço outra pergunta: Os moradores da Zona Leste, da Zona Sul são obrigados a ficar sem diversão. Por quê? Só nessas duas zonas de Porto Velho moram mais de 200 mil pessoas e parte dessas, ficarão sem brincar carnaval, sem se divertir na única data que isso é possível?
*********
Será que não estão olhando apenas para os seus rabos e esquecendo o dos outros?
********
Por essas e por outras, é que concordamos com a presidente da Banda do Vai Quem Quer! Vai Siça!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando