Quarta-feira, 8 de abril de 2015 - 06h29
A festa do Divino Espírito Santo 2015, começou no último domingo de Páscoa dia 5, com o “Batelão do Divino” largando da localidade de Porto Rolim (Rolim de Moura do Guaporé) no Rio Mequéns, rumo à cidade de Pimenteiras D’Oeste onde deverá chegar no dia 14 de maio.
A Festa do Divino no Vale do Guaporé está completando 121 anos, sendo a única no Brasil que acontece via fluvial. A tripulação do Batelão do Divino é formada pelos Remeiros, Cantores, Mestre e Guardião dos Símbolos, durante a peregrinação, visita 50 comunidade ao logo do rio Guaporé e afluentes pelo lado brasileiro e pelo lado boliviano.
Apesar de ter começado oficialmente no último domingo, a Festa só alcança o ápice, quando o Batelão chega à localidade que vai realizar a festa até o dia de Pentecostes. “A Coroa e o Mastro chegam a Pimenteiras pelo menos cinco dias antes da festa de Pentecostes quando se levanta o Mastro que será derrubado Domingo de Pentecostes. O devoto ao chegar à localidade onde a festa está acontecendo, não tem que se preocupar com despesa de hospedagem e alimentação, pois a tradição diz que todo Devoto que prestigia a Festa é convidado da Irmandade do Divino.
A festa chegou ao vale do Guaporé em 1894, porém só foi regulamentada pela diocese de Guajará Mirim em 1930 quando Dom Xavier Rey normatizou a romaria.
Lenha na Fogueira
A Cândrica Madalena está volta à Secel. Desta feita minha amiga Bebel assume a Diretoria Executiva o que quer dizer, o mesmo que Superintendente Adjunta. Com certeza as comunidades que militam nos vários segmentos culturais estão mais confiantes de que alguma coisa em prol das ações culturais será feita.
*********
Bebel chegou a Secel como quem não queria nada, lá pelos idos de 2004, levada pelo seu pai Professor Chiquinho para auxiliar a equipe que iria (e foi) representar Rondônia no Seminário Cultural da Amazônia que aconteceu em Belém do Pará. Por ter se destacado no desenvolvimento do trabalho a ela designado, o então Secretário de Cultura Luiz Carlos Venceslau a convidou para fazer parte da equipe de cultura da entidade.
********
Era o governo de Ivo Cassol em seu primeiro mandato, veio o segundo mandato e ela continuou, agora como Gerente de Cultura.
********
Quando Confúcio Moura assumiu seu primeiro governo a pedido dos integrantes dos movimentos culturais, Bebel permaneceu como Gerente de Cultura cargo que exerceu até solicitar licença maternidade.
********
Na volta resolveu cuidar do seu Bebê e deixou a Secel, vamos dizer, sob o lamento de todos nós. Agora volta como Diretora Administrativa. Parabéns ao governador Confúcio Moura pela escolha.
********
Aliás, o Rodnei agora está com uma ótima equipe de cultura. Tem Bebel, Fabiano, Chicão Santos e a Wellida Sodré.
********
Guajará Mirim faz aniversário na próxima sexta feira dia 10, porém as comemorações já estão rolando na cidade que um dia foi considerada A Pérola do Mamoré. O interessante é que na programação divulgada pela prefeitura, não consta nenhuma atividade envolvendo os Bois Bumbás Malhadinho e Flor do Campo.
********
Esses dois grupos folclóricos até bem pouco tempo, eram a principal atração, não apenas nas festas de Guajará Mirim, mas, de praticamente todo o Estado.
*********
Isso foi até 2012, depois daquela homenagem ao governador não sei (sei sim) o que foi que aconteceu que, Malhadinho e Flor do Campo saíram da agente festiva de Rondônia.
********
Ano passado para passar despercebido realizaram uma mostra num local que não tem nada a ver com a qualidade das apresentações dos dois grupos. Grupos que foram o orgulho de Rondônia saíram pelo Brasil representando nosso estado fazendo bonito. Foram elogiados até pela Ministra da Cultura à época Marta Suplicy quando participaram da Teia Nacional dos Pontos de Cultura.
*********
De repente a prefeitura de Guajará Mirim promove a festa de aniversário da cidade e não coloca nenhum do dois grupos na programação. Será que os Bois de Guajará se acabaram. Tenho certeza que não, o que está faltando é apoio tanto do governo municipal como do governo estadual.
********
Não adiante dizerem que os grupos não podem assinar convênio por estarem inadimplentes com os governos.
********
O correto seria se arranjar um meio de realizar o Duelo na Fronteira entre os dois Bumbá. Isso promove Guajará Mirim em todos os aspectos.
********
Ao não realizarem o Festival ou pelo menos colocar os bois na programação oficial do aniversário da cidade, estão condenando os dois bois ao ostracismo.
********
Vamos voltar a valorizar os bois Flor do Campo e Malhadinho de Guajará Mirim eles e a população da Pérola do Mamoré merecem.
********
Até o futebol de Guajará está voltando a participar do campeonato estadual de futebol, por que também não trazem os Duelo na Fronteira de Volta. Registro aqui meu repúdio à administração municipal de Guajará por não colocar os Bois na programação de aniversário!
Diálogos instrumentais e bumbá no Sesc Música
A programação da 12ª edição da Mostra Sesc Rondônia de Música, apresenta nesta quarta feira 08, os espetáculos: “A História do Boi Bumbá em Porto Velho” com o amo do boi Corre Campo Silvio Santos e grupo de dança, que vai se apresentada na quadra da Escola José Vicente Salazar às 9 horas e o show musical “Diálogos Instrumentais”com o grupo Chorões do Madeira, Mauro Araújo, Rodolfo Bártolo, Alex Almeida e Quarteto Gaia, Telêmaco e Grupo, Bira Lourenço e Catatau (Sons de Beira) e Walber do Bandolim e Grupo Espinha de Pirarucu.
O grupo do Silvio Santos representante do Boi Bumbá Corre Campo vai mostrar no estilo “Contação de História”, como foi que a brincadeira chegou a Porto Velho. “O jornal Alto Madeira publicou em 1920 a seguinte nota: ‘Hoje dia de São João um grupo de jovens vai apresentar na Vila de Santo Antônio a dança do Boi Bumbá Sete Estrelas”, essa e outras histórias em forma de toada será passada para os alunos da Escola Salazar hoje de manhã.
A noite, no Teatro 1 do Sesc Esplanada a programação será totalmente instrumental, com apresentações de grupos especializados em vários ritmos como chorinho, jazz e regional. “O Espinha de Pirarucu vai tocar os grandes chorinhos brasileiros e alguns de nossa autoria, mostrando que em Porto Velho os chorões sabem das coisas”, disse Walber do Bandolim. Uma das apresentações que está sendo aguarda com muita expectativa é a do baterista Rodolfo Bártolo.
SERVIÇO
Diálogos Musicais as 19h30
Teatro 1 do Sesc Esplanada.
Classificação livre
Entrada gratuita.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando