Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Batelão do Divino sai de Porto Rolim rumo a Pimenteiras


Batelão do Divino sai de Porto Rolim rumo a Pimenteiras - Gente de Opinião

A festa do Divino Espírito Santo 2015, começou no último domingo de Páscoa dia 5, com o “Batelão do Divino” largando da localidade de Porto Rolim (Rolim de Moura do Guaporé) no Rio Mequéns, rumo à cidade de Pimenteiras D’Oeste onde deverá chegar no dia 14 de maio.

A Festa do Divino no Vale do Guaporé está completando 121 anos, sendo a única no Brasil que acontece via fluvial. A tripulação do Batelão do Divino é formada pelos Remeiros, Cantores, Mestre e Guardião dos Símbolos, durante a peregrinação, visita 50 comunidade ao logo do rio Guaporé e afluentes pelo lado brasileiro e pelo lado boliviano.

Batelão do Divino sai de Porto Rolim rumo a Pimenteiras - Gente de Opinião

Apesar de ter começado oficialmente no último domingo, a Festa só alcança o ápice, quando o Batelão chega à localidade que vai realizar a festa até o dia de Pentecostes. “A Coroa e o Mastro chegam a Pimenteiras pelo menos cinco dias antes da festa de Pentecostes quando se levanta o Mastro que será derrubado Domingo de Pentecostes. O devoto ao chegar à localidade onde a festa está acontecendo, não tem que se preocupar com despesa de hospedagem e alimentação, pois a tradição diz que todo Devoto que prestigia a Festa é convidado da Irmandade do Divino.

A festa chegou ao vale do Guaporé em 1894, porém só foi regulamentada pela diocese de Guajará Mirim em 1930 quando Dom Xavier Rey normatizou a romaria.


Lenha na Fogueira

A Cândrica Madalena está volta à Secel. Desta feita minha amiga Bebel assume a Diretoria Executiva o que quer dizer, o mesmo que Superintendente Adjunta. Com certeza as comunidades que militam nos vários segmentos culturais estão mais confiantes de que alguma coisa em prol das ações culturais será feita.Batelão do Divino sai de Porto Rolim rumo a Pimenteiras - Gente de Opinião

*********

Bebel chegou a Secel como quem não queria nada, lá pelos idos de 2004, levada pelo seu pai Professor Chiquinho para auxiliar a equipe que iria (e foi) representar Rondônia no Seminário Cultural da Amazônia que aconteceu em Belém do Pará. Por ter se destacado no desenvolvimento do trabalho a ela designado, o então Secretário de Cultura Luiz Carlos Venceslau a convidou para fazer parte da equipe de cultura da entidade.

********

Era o governo de Ivo Cassol em seu primeiro mandato, veio o segundo mandato e ela continuou, agora como Gerente de Cultura.

********

Quando Confúcio Moura assumiu seu primeiro governo a pedido dos integrantes dos movimentos culturais, Bebel permaneceu como Gerente de Cultura cargo que exerceu até solicitar licença maternidade.

********

Na volta resolveu cuidar do seu Bebê e deixou a Secel, vamos dizer, sob o lamento de todos nós. Agora volta como Diretora Administrativa.  Parabéns ao governador Confúcio Moura pela escolha.

********

Aliás, o Rodnei agora está com uma ótima equipe de cultura. Tem Bebel, Fabiano, Chicão Santos e a Wellida Sodré.

********

Guajará Mirim faz aniversário na próxima sexta feira dia 10, porém as comemorações já estão rolando na cidade que um dia foi considerada A Pérola do Mamoré. O interessante é que na programação divulgada pela prefeitura, não consta nenhuma atividade envolvendo os Bois Bumbás Malhadinho e Flor do Campo.Batelão do Divino sai de Porto Rolim rumo a Pimenteiras - Gente de Opinião

********

Esses dois grupos folclóricos até bem pouco tempo, eram a principal atração, não apenas nas festas de Guajará Mirim, mas, de praticamente todo o Estado.

*********

Isso foi até 2012, depois daquela homenagem ao governador não sei (sei sim) o que foi que aconteceu que, Malhadinho e Flor do Campo saíram da agente festiva de Rondônia.

********

Ano passado para passar despercebido realizaram uma mostra num local que não tem nada a ver com a qualidade das apresentações dos dois grupos. Grupos que foram o orgulho de Rondônia saíram pelo Brasil representando nosso estado fazendo bonito. Foram elogiados até pela Ministra da Cultura à época Marta Suplicy quando participaram da Teia Nacional dos Pontos de Cultura.

*********

De repente a prefeitura de Guajará Mirim promove a festa de aniversário da cidade e não coloca nenhum do dois grupos na programação. Será que os Bois de Guajará se acabaram. Tenho certeza que não, o que está faltando é apoio tanto do governo municipal como do governo estadual.

********

Não adiante dizerem que os grupos não podem assinar convênio por estarem inadimplentes com os governos.

********

O correto seria se arranjar um meio de realizar o Duelo na Fronteira entre os dois Bumbá. Isso promove Guajará Mirim em todos os aspectos.

********

Ao não realizarem o Festival ou pelo menos colocar os bois na programação oficial do aniversário da cidade, estão condenando os dois bois ao ostracismo.

********

Vamos voltar a valorizar os bois Flor do Campo e Malhadinho de Guajará Mirim eles e a população da Pérola do Mamoré merecem.

********

Até o futebol de Guajará está voltando a participar do campeonato estadual de futebol, por que também não trazem os Duelo na Fronteira de Volta. Registro aqui meu repúdio à administração municipal de Guajará por não colocar os Bois na programação de aniversário!


Diálogos instrumentais e bumbá no Sesc Música

A programação da 12ª edição da Mostra Sesc Rondônia de Música, apresenta nesta quarta feira 08, os espetáculos: “A História do Boi Bumbá em Porto Velho” com o amo do boi Corre Campo Silvio Santos e grupo de dança, que vai se apresentada na quadra da Batelão do Divino sai de Porto Rolim rumo a Pimenteiras - Gente de OpiniãoEscola José Vicente Salazar às 9 horas e o show musical “Diálogos Instrumentais”com o grupo Chorões do Madeira, Mauro Araújo, Rodolfo Bártolo, Alex Almeida e Quarteto Gaia, Telêmaco e Grupo, Bira Lourenço e Catatau (Sons de Beira) e Walber do Bandolim e Grupo Espinha de Pirarucu.

O grupo do Silvio Santos representante do Boi Bumbá Corre Campo vai mostrar no estilo “Contação de História”, como foi que a brincadeira chegou a Porto Velho. “O jornal Alto Madeira publicou em 1920 a seguinte nota: ‘Hoje dia de São João um grupo de jovens vai apresentar na Vila de Santo Antônio a dança do Boi Bumbá Sete Estrelas”, essa e outras histórias em forma de toada será passada para os alunos da Escola Salazar hoje de manhã.

A noite, no Teatro 1 do Sesc Esplanada a programação será totalmente instrumental, com apresentações de grupos especializados em vários ritmos como chorinho, jazz e regional. “O Espinha de Pirarucu vai tocar os grandes chorinhos brasileiros e alguns de nossa autoria, mostrando que em Porto Velho os chorões sabem das coisas”, disse Walber do Bandolim. Uma das apresentações que está sendo aguarda com muita expectativa é a do baterista Rodolfo Bártolo.

SERVIÇO

Diálogos Musicais as 19h30

Teatro 1 do Sesc Esplanada.

Classificação livre

Entrada gratuita.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)