Sábado, 10 de setembro de 2016 - 06h30
Beto Cézar e Júnior Rodrigues no Vila Velha
Os amantes do samba de raiz residentes em Porto Velho, não podem deixar de prestigiar o show Conexão Manaus X Porto Velho com os cantores Júnior Rodrigues (MA) e Beto Cezar (PVH).
O encontro está marcado para acontecer na Casa de Show Vila Velha (avenida Pinheiro Machado com Presidente Dutra) a partir das 17 horas deste sábado dia 10. “Resolvemos mostrar o samba que é produzido nas cidades de Manaus e Porto Velho nesse encontro”, disse Beto Cezar.
Beto Cezar é considerado o primeiro sambista compositor e cantor de Porto Velho a conquistar os sambistas cariocas, pois já fez várias apresentações na capital do Rio de Janeiro inclusive, no teatro Rival onde participou do show da gravação do DVD do sambista Marquinhos Satã além de tocar em casas de samba da Lapa e Barra da Tijuca. Seu mais recente trabalho em CD tem como produtor o grande compositor Carlos Colla e arranjador o cavaquinista maestro Alceu Maia.
Sobre Júnior Rodrigues
O músico amazonense, atua há mais de 25 anos profissionalmente nos palcos do Brasil. Seu primeiro grupo foi o Esquadrão do Samba, criado dentro da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, onde permaneceu por dois anos.
O sambista participou de grupos como Ases do Pagode e Whisky com Água antes de gravar seu primeiro trabalho solo, “Parti do alto”, em 2008. Depois disso, já participou de rodas no Rio de Janeiro como a do Bip Bip, Samba do Trabalhador e Taberna do Atlântico e realizou shows com Fundo de Quintal, Alcione e Zeca Pagodinho.
Além disso, compôs em parceria com Gilson Nogueira a música “A casa da mãe da gente”, que faz parte de um dos álbuns mais recente da cantora Alcione.
Lenha na Fogueira
As entidades carnavalescas de Porto Velho, já começaram a se movimentar visando os desfiles do próximo ano. A largada quem deu, foi a escola samba Acadêmicos do Armário Grande ao promover no último sábado, o concurso que escolheu seu samba enredo para o ano de 2017.
********
Nesse meio tempo, a escola de samba Asfaltão distribuiu a sinopse do seu enredo e os compositores de sua ala, estão trabalhando suas composições que deverão ser apresentadas no dia 15 de outubro. Parcerias como Trio de Ouro (Bainha, Oscar e Zé Baixinho); Mávilo Melo e Misteira; Toninho e Eduardo Tavernard; Rud Prado e Reginaldo Makumba; Walber do Cavaco e do Bandolim; Jorge Makumba; As pastoras; Beto Cezar e a turma da Pura Raça estão fazendo o maior “bafafa” pelos quatro cantos do reduto da escola Asfaltão que é formado pelas comunidades dos bairro Santa Bárbara, Nossa Senhora das Graças e Mato Grosso.
********
Domingo passado 04, durante a comemoração do aniversário do Misteira na residência da matriarca da escola dona Nazira, os compositores apresentaram algumas frases musicais de seus sambas e teve gente que saiu muito antes da festa terminar, para tentar ajeitar o refrão do seu hino.
********
Depois disso, o compositor Sílvio Santos solicitou à coordenação do concurso a sinopse do enredo o que deixou algumas parcerias de orelha em pé. Teve quem postasse no watts dos sambistas, após tomar conhecimento da solicitação do autor de Ceará de Iracema: “Agora o bicho vai pegar”.
*******
Enquanto isso, a diretoria da escola Império do Samba a caçula do Grupo Especial manda um recado as demais concorrentes do Grupo: “Viemos para ficar, não vamos voltar tão cedo ao Grupo de Acesso”. O recado foi direcionado às escolas: Acadêmicos do São João Batista; Diplomatas do Samba e Asfaltão. Pois é, o Grupo Especial conta apenas com quatro escolas de samba e a ultima colocada cai para o Grupo de Acesso. Já pensou se o recado da Império do Samba se cumpra. Vamos ver em 2018 uma escola considerada de ponta desfilando pelo Grupo de Acesso.
********
Já no meio da turma do Grupo de Acesso, que em 2017 será formado pelas escolas Unidos da Rádio Farol, Acadêmicos do Armário Grande e Acadêmicos da Zona Leste a briga tá feia. Carlinhos Maracanã autor do enredo da Rádio Farol diz que vai levar a escola do Cristóvão para o Especial custe o que custar, afinal de contas, diz Maracanã, nosso tema é sobre um dos maiores artistas plásticos da Amazônia o João Zoghbi.
********
Resta saber se o futuro prefeito de Porto Velho, vai disponibilizar recursos para as escolas de samba realizarem seus desfiles em 2017. Até agora nenhum candidato a prefeito de Porto Velho falou uma vírgula, sobre o investimento em cultura.
********
O carnaval das escolas de samba, sempre foi o Calo Seco de todo prefeito de primeiro mandato. Em 2017 o carnaval vai acontecer no final de fevereiro, o que já é um ponto positivo para o prefeito que vai entrar. Porém, se ainda como candidatos não planejarem a realização dos desfiles das escolas de samba o bicho pode pegar.
********
No primeiro mandato do Roberto Sobrinho não aconteceram os desfiles das escolas de samba.
********
No governo Mauro Nazif os desfiles das escolas de samba só aconteceram no terceiro ano de governo, assim mesmo porque uma das escolas homenageou a família Gurgacz se não, não teria acontecido também.
********
Dos atuais candidatos pelo que pesquisamos, apenas um gosta realmente de carnaval. Um gosta mesmo é de rodeio, o outro só fala em saúde, tem aquele que nem sabe porque é candidato e tem o que gosta mesmo é de colocar substâncias ardosas no dos outros. Quer dizer, se não soubermos votar, não adianta fazer SAMBA ENREDO!
Saga Beradera na Comunidade Maravilha
A rede Jubileu Sul Brasil, a Organização Não-Governamental Arirambas e a Comunidade Maravilha, realizam nos dias 10, 11, 17 e 24 de setembro e 1º de outubro, o evento Comunidade Maravilha: resistindo na barranca do Madeira,que acontecerá na Comunidade Maravilha, em Porto Velho.
Na programação, há oficina para discutir ameaças que afetam as comunidades deslocadas e em deslocamento da região, palestras e depoimentos sobre a construção de hidrelétricas, o agronegócio, a grilagem e a especulação imobiliária, apresentações culturais e oficinas de confecção de biojóias.
No primeiro dia de evento, 10 de setembro, além da oficina "A resistência das comunidades ribeirinhas e de pescadores aos grandes projetos:paralelos e pontos de apoio", serão apresentadas as palestras sobre "A cartografia do desastre social e ambiental", a ser proferida pelo docente da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e membro do Jubileu Sul Brasil, professor doutor Luís Fernando Novoa; e "A defesa do território das comunidades tradicionais contra a incorporação imobiliária da margem esquerda do Madeira", a ser proferida por Emanuel Meirelles, membro do Coletivo Popular pelo Direito à Cidade. A programação contará com debate, depoimento de moradores, apresentação da peça "Saga beradera", sarau e batuque na floresta.
O evento tem o apoio da UNIR, por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) e do Departamento de Ciências Sociais; do Fundo CASA, Programa Justiça Econômica (CAFOD) e Fastenopfer. (Fonte: UNIR)
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando