Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Beto Cezar e Walber do Cavaco no CD Samba Sempre


Beto Cezar e Walber do Cavaco no CD Samba Sempre - Gente de Opinião

 Beto Cezar e Walber do Cavaco no CD Samba Sempre

Sambistas da região norte, se reuniram com o objetivo de divulgar a produção musical autoral no ritmo que está comemorando cem anos de seu registro em gravação, o samba “Pelo Telefone” e sob a coordenação do compositor amazonense Júnior Rodrigues gravaram o CD “Samba Sempre”.

Cada artista participou com duas músicas, assim, o CD que está sendo lançado nas cidades onde moram os cantores é composto de 12 canções. De Porto Velho os autores e cantores Walber do Cavaco e Beto Cezar participam com as músicas: “Sem Razão” de Walber do Cavaco e Marcelo Maya e “Onde Tem Samba” de Walber Júnior, Marcelo Maya e Walber do Cavaco; “Ela Só Quer Samba” de Beto Cezar, Carlos Colla e Tadeu Júnior e “A Vida é Bela Pra Quem Sabe Amar” de Beto Cezar e Alceu Maia. “O bom desse Projeto, é que vamos ter nossas músicas divulgadas em outras localidades da região, o que pode nos proporcionar contratos para apresentações” disse Beto Cezar.

A idéia nasceu com o compositor e cantor amazonense Júnior Rodrigues que já ganhou festival de música no naipe Samba em nível nacional e viu o quanto existem compositores sambistas bons que não tem condições de gravar suas músicas e por isso ficam no anonimato em suas próprias regiões. “Na realidade, num país da extensão territorial do Brasil fica difícil se conseguir ser conhecido inclusive na sua região. Pensando nisso, criamos o Projeto “Samba Sempre” e para nossa alegria, os sambistas regionais abraçaram a idéia e gravaram suas músicas”, disse Rodrigues.

Walber e Beto Cezar já estão divulgando e comercializando o CD nas rodas de samba e pagode de Porto Velho. “Da minha parte estou vendendo o CD por apenas R$ 15”, disse Beto Cezar.

Os interessados em adquirir o disco devem ligar para (69) 9 9223-4450 ou 9 9915-6191.


Lenha na Fogueira


Ainda bem que a reforma administrativa aprovada na manhã de ontem 06, pelos vereadores, a Fundação Cultural do Município e a Secretaria de Esportes continuam como “Dantes no Quartel de Abrantes”

*********

Legal que a ideia de juntar os dois segmentos numa só secretaria não deu certo. A gente vive lutando para que a Cultura seja desvinculada do esporte na Sejucel e ao contrário, o prefeito queria juntar, ainda bem que os vereadores não concordaram e votaram pela permanência das duas pastas separadas.

********

Pavoroso mesmo, é o Projeto de Lei Contra a Masturbação que o deputado federal Marcelo Aguiar (DEM-SP) quer aprovar na Câmara dos Deputados.

********

Já pensou, o cara em vez de se preocupar com assuntos de mais importancia para o desenvolvimento do Brasil, quer proibir a gurizada de praticar o admirado sexo solitário.

********

Músico com carreira sertaneja e gospel e pastor, o deputado Marcelo Aguiar foi eleito em 2010 com 98.842 votos, mas obteve apenas 65.970 votos em 2014, ficando como primeiro suplente da bancada. Tomou posse em fevereiro de 2015.

********

Nas redes sociais as críticas e principalmente as sátiras sobre esse Projeto de Marcelo Aguiar estão bombando. Inclusive tão falando que o Serginho Groisman do Altas Horas vai demitir a sexóloga Laura Muller que faz o maior sucesso junto a juventude tirando dúvidas sobre, principalmente, as várias maneiras de masturbações.

********

Vai ver que as rebeliões que estão acontecendo nos presídios brasileiros, são em protesto contra o Projeto que proibi a Masturbação. Como é que os presos vão aliviar suas tensões caso o Projeto seja aprovado.

*******

Deixando a brincadeira de lado e permanecendo como “dantes no quartel de Abrantes”. Ontem foi dia de Santo Reis. Portanto dia de festa folclórica em muitas cidades brasileiras. Inclusive dia de brincar de Boi Bumbá.

********

A brincadeira de Boi no Brasil tem vários ciclos. Na região Norte a brincadeira acontece dentro do ciclo das festas juninas. No sudeste e em vários estado do nordeste como Ceará e Pernambuco acontecem apresentações do “Boi de Reisado” que é a mesma coisa do Bumba-Meu-Boi oui Boi Bumbá só com outro nome.

********

Em Porto Velho não se festeja mais o Dia de Reis. Antigamente e põe antigamente nisso, aconteciam por aqui, apresentações de “pastorinhas” e o Próprio Reisado, um folguedo que começa antes do Natal e termina no Dia de Reis 6 de janeiro.

********

O Reisado é uma festa popular introduzida no Brasil pelos portugueses no período colonial e ainda hoje realizada em muitas cidades brasileiras. O nome é dado aos festejos realizados por grupos que cantam os chamados ternos entre o Natal e o Dia dos Reis Magos, ou Dia de Reis (6 de janeiro), muitas vezes acrescentando às cantorias cenas baseadas em um enredo sobre o nascimento de Jesus e homenagens aos Três Reis Magos. Em geral, as festas são realizadas na rua, como procissões.

********

Na realidade, o que chamamos de Boi Bumbá recebe várias denominações. Em 2000 compus uma topada para o Boi Corre Campo contando essa história, a letra diz mais ou menos assim:

********

O Boi de Canastra, com as caravelas veio de alem mar. Hoje Boi de Mamão (em Santa Catarina), Boi de Reisado, Bumba-meu-Boi, meu Boi Bumbá...

********

Se nossos governos olhassem com mais importância a cultura popular do nosso povo, com certeza não teríamos tantas rebeliões nos presídios e nem tanta mortandade por pontos de drogas no Brasil.

*******

Depois da festa de Reis vêm as festas pagãs, Carnaval etc. Já pensou se o Projeto do Marcelo Aguiar for aprovado? Como os praticantes do sexo solitário vão ficar, assistindo as mulatas das escolas de samba do Rio de Janeiro. Tá doido ou veio de Jaru Marcelo?


Papai Noel dos Correios
atende 5 mil em Rondônia

 

A Campanha Papai Noel dos Correios 2016, realizada em todo o país, contemplou cerca de 5 mil crianças em Rondônia. Lançada em 11 de novembro e inicialmente prevista para durar menos de um mês, a campanha foi prorrogada até 16 de dezembro com vistas a atender o máximo possível de crianças. Ao longo desse período, mais de 1.700 padrinhos adotaram as cartinhas no Cantinho do Papai Noel, localizado na Agência Central dos Correios em Porto Velho, e nas demais agências de cidades do interior que também participaram.

De acordo com o diretor regional dos Correios em Rondônia, José Carlos Fosqueira, assim como nos anos anteriores, mais uma vez o envolvimento da sociedade foi fundamental para o sucesso desta grande ação social. Às mais de 1.700 pessoas que doaram os presentes às crianças, ele afirma: “Foi novamente a sua contribuição que fez a diferença. Em nome da Diretoria Regional dos Correios em Rondônia, gostaríamos de agradecer a todos que participaram da campanha Papai Noel dos Correios em 2016!”

Realizada há 27 anos, a campanha tem como objetivo, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes das cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Apenas entre 2013 e 2015, em todo o país, foram recebidas mais de 2,8 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios. Desse total, 1,9 milhão atendiam aos critérios da campanha e mais de 80% foram adotadas, o que equivale a 1,5 milhão de cartas. Em 2016, foram cerca de 6,4 mil cartas em Rondônia, sendo quase 4 mil só em Porto Velho, de alunos até o 5º ano de 18 escolas indicadas pela Secretaria Municipal de Educação. As cidades do interior do Estado que participaram da campanha este ano foram: Alta Floresta do Oeste, Alto Paraíso, Ariquemes, Cacoal, Candeias do Jamari, Corumbiara, Espigão do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Nova Brasilândia do Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno e Theobroma.

Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com escolas públicas, creches e abrigos que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é auxiliar no desenvolvimento da habilidade de redação de carta, de endereçar e usar corretamente o CEP.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)