Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015 - 06h37
Com concentração marcada para as 21h00 desta sexta feira 06, na rua 13 de Setembro, entre a Alexandre Guimarães e a Rio de Janeiro, o Bloco Areal Folia, convida para seu desfile que começa a Meia Noite e vai até as Três Horas da Madrugada de sábado pelo seguinte percurso: 13 de Setembro Alexandre Guimarães, Rogério Weber, Rio de Janeiro até a 13 de Setembro.
Os foliões do bloco Areal Folia vão brincar carnaval ao som dos DJs Willame, Madureira, Diego Henrique e da Banda Groove Bom. O bloco toca funk, axé e muito dance além de marchinhas tradicionais. “Posso dizer que o Areal Folia é o mais eclético em se tratando de repertório musical no carnaval de Porto Velho”, disse Geovani Valdelei. Os abadas que ainda podem ser adquiridos em vários pontos de vendas espalhados pela cidade de Porto Velho e em especial com os vendedores oficiais do bloco que estará atendendo durante todo o dia de hoje, na concentração da rua 13 de Setembro ao preço de R$ 40.
O calendário com a programação dos Blocos de Trio Elétrico distribuído pela Funcultural diz que a partir de hoje os grande blocos começam a desfilar, já que amanhã teremos o desfile dos Blocos Vai e Volta e Até Que a Noite Vire Dia, este último considerado uma dos maiores de Porto Velho.
Se você quiser mais informações sobre o bloco Areal Folia é só ligar para 9340-4000, ou 9216-8938 falar com Geovani Valdelei.
Lenha na Fogueira
Ontem participei como carnavalesco integrante da Banda do Vai Quem Quer e da Federação das Escolas de Samba, de um ato muito bacana.
**********
Foi o lançamento do Carnaval Solidário, uma idéia dos dirigentes da Secretaria Municipal de Projetos Especiais e Defesa Civil – SEMPEDEC que tem a frente o secretário Marcelo Bessa e o adjunto José Pimentel e que conta com a parceria da Funcultural de Porto Velho no momento sob a direção do Jorge – Jorjão já que o Marco Nobre encontra-se de “licença maternidade”.
********
Durante a solenidade que contou também com a adesão do Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva General Novaes – O General da Cultura, pude observar, o quanto o mundo é pequeno e suas voltas sempre passam pelo mesmo lugar porém, em momentos diferentes.
********
Ano passado por esse tempo, estávamos participando de reuniões com o prefeito, Ministério Público e Poder Judiciário, no sentido de conseguirmos a liberação para que os Blocos Carnavalescos desfilassem, já que o prefeito havia decretado Estado de Calamidade Pública no Município de Porto Velho.
********
Era todo mundo tenso, as discussões eram bastante acirradas entre os advogados representantes das entidades carnavalescas e os promotores do MP.
********
Virou disputa jurídica e performance de advogados e promotores, cada um querendo “aparecer” mais que o outro. Até que os Promotores conseguiram que os desfiles fossem cancelados, o que era uma vontade do prefeito também, em virtude da Cheia do Madeira.
********
Naquela ocasião nós (leigos), dissemos ao prefeito, que a cheia do rio Madeira não afetaria em nada os desfiles carnavalescos, o representante do Bloco Us Dy Phora deu uma aula sobre a enchente da Baixa da União e apesar de ter sido aplaudido por todos, na hora “H” foi voto vencido.
********
O interessante era que naquelas reuniões a Defesa Civil, aliás, nenhum órgão de Defesa Civil, Municipal, Estadual ou Federal, comparecia às reuniões, era só Promotor, Prefeito, Secretário da Cultura e Corpo de Bombeiros.
*******
Eles venceram e o carnaval foi para o mês de julho, causando prejuízo aos seus promotores, prejuízos que até hoje não foram sanados. Basta lembrar, que a Empresa que alugou os trios elétricos que puxaram a maioria dos blocos, não receberam nenhum tostão. Essa despesa deve ser sanada no carnaval deste ano e olhe lá, pois a venda de abada está muito fraca.
********
Este ano, apesar de nas reuniões do ano passado prometerem que ajudariam os blocos, dispensando o pagamento dos emolumentos municipais nada disso aconteceu até agora.
********
Bom! Ontem, durante o lançamento do Carnaval Solidário a coisa foi totalmente deferente. Inteligentemente o pessoal da Defesa Civil viu que os Blocos de Carnaval e as Escolas de Samba são grandes aliados quando o negócio é arrecadar donativos para as prováveis vítimas da enchente do rio Madeira. O Coronel José Pimentel acredita que a enchente desse ano vem, mas, não chegará nem perto da do ano passado. Tomara que ele esteja certo!
*********
Essa ação que aconteceu ontem, deveria ter acontecido há Um Ano. Em vez de cancelarem o carnaval em 2014, deveriam ter pensado nos Blocos e nas Escolas de Samba como potenciais aliados. Teriam arrecadado muito mais donativos e ficar bem na foto com os carnavalescos.
********
Pela ótima idéia do Carnaval Solidário a Defesa Civil Municipal e a Funcultural merecem todos os elogios possíveis.
********
Pela adesão maciça, os Blocos e as Escolas de Samba merecem todo nosso respeito.
*********
Volto a afirmar: “Carnaval é a brincadeira mais séria da face da terra”, o resto é “Petrolão”!
Blocos e escolas de samba no carnaval solidário
Ontem (5) pela manhã, a Secretaria Municipal de Projetos Especiais e Defesa Civil - Sempedec em parceria com a Funcultural de Porto Velho reuniu no Mercado Cultural representantes dos Blocos de Trio Elétrico e das Escolas de Samba para promover o lançamento do “Carnaval Solidário” cujo objetivo, é arrecadar com a colaboração das entidades carnavalescas, donativos como alimentos não perecíveis, artigos de higiene pessoal como creme dental, papel higiênico, fralda, lençol enfim, tudo que for necessário e útil dentro de casa, que serão doados, aos possíveis desabrigados pela enchente do rio Madeira. “É uma ação preventiva, pois não temos certeza se o rio Madeira vai encher como aconteceu no ano passado”, disse o Coronel José Pimentel.
Todos os Blocos aderiram à campanha, colocando suas estruturas a disposição dos foliões que desejarem doar qualquer mantimento para as prováveis vítimas da cheia. Banda do Vai Quem Quer, Galo da Meia Noite, Canto da Coruja, Us Dy Phora, Vai e Volta e Jatuarana Sul. A Federação das Escolas de samba no ato representada pelo Secretário Ernesto Bento de Melo também se colocou a disposição da Campanha, prometendo montar um posto de arrecadação de doações, na Casa da Cultua Ivan Marrocos que começa a funcionar a partir da próxima segunda feira. O Presidente Thiago do Galo da Meia Noite informou que os foliões que chegarem a sede do bloco a rua Rogério Weber com Um Quilo de Alimento a partir de segunda feira dia 09, ganharão desconto na compra do abada.
O General Novaes da 17ª Brigada de Infantaria de Selva presente a solenidade, se comprometeu a colocar seus comandados a disposição da Defesa Civil no sentido de colaborar na arrecadação e distribuição dos alimentos.
Muito emocionado o Secretário Marcelo Bessa da Sempedec agradeceu a adesão de todos. “Estou deveras agradecido a todos os senhores e senhoras, por aderirem a nossa campanha que é preventiva. Desculpem minha emoção, jamais pensaria que seriamos tão bem compreendidos pelos blocos e escolas de samba. Muito obrigado”, finalizou!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando