Domingo, 24 de fevereiro de 2019 - 06h05
Bloco Pirarucu do Madeira a democracia carnavalesca
Confraternizando com as escolas de samba de Porto Velho que não conseguiram o devido apoio para seus desfiles no carnaval deste ano, o Bloco Pirarucu do Madeira desfila na tarde deste domingo 24, ostentando o pavilhão de todas as agremiações de samba filiadas a Fesec.
O mais importante, é que na onda da confraternização, a diretoria daquele, que é considerado o Bloco Carnavalesco mais democrático de Porto Velho, resolveu através da sua marchinha tema, composta pelo Trio de Ouro Bainha, Oscar e Zé Baixinho homenagear não apenas as sete escolas existentes nos dias de hoje, mas, todas as escolas de samba que um dia fizeram parte do carnaval de Porto Velho, assim, vamos apreciar e lembrar durante o desfile do bloco do Segismundo no circuito Caiari, escolas como “Deixa Falar” a primeira de Porto Velho criada pelo baiano Bola 7 em 1946; O Triângulo Não Morreu que nasceu no Morro homônimo no início da década de 1950 e depois voltou como bloco infantojuvenil coordenado pelo carnavalesco Armando Holanda o Periquito; Diplomatas do Samba que nasceu em 1958 e desfila até os dias de hoje, Os Pobres do Caiari que desfilou entre 1964 e 2.000; Unidos da Castanheira nascida na década de 1980 e que desfilou também até 2000; Império do Samba que se apresenta até os dias de hoje mais nasceu, no início da década de 1970; Boto Verde e Rosa; Asfaltão que nasceu bloco de originalidade e se transformou numa das escolas de samba mais queridas de Porto Velho; Acadêmicos do Armário Grande que nasceu com o nome de Improvisados numa oficina mecânica existente na rua Calama; Acadêmicos do São João Batista que originou-se no Bloco Quase Gay do bairro Tucumanzal no inicio da década de 2000; Unidos da Rádio Farol que existe desde a década de 1980 e Acadêmicos da Zonas Leste a caçula das escolas de samba de Porto Velho.
Com certeza, será um dos mais bonitos, o desfile do Pirarucu do Madeira, o deste domingo. A Banda Puraqué está afinadíssima e de acordo com a tradição desfila no chão, o que quer dizer, que não vai em cima de trio elétrico, até porque, o Pirarucu do Madeira não utiliza Trio e nem Corda de isolamento e mais, não vende abadá ou camiseta. Uma das características do bloco comandado pelo casal Luciana Oliveira da Silva e Ernande Segismundo é que os foliões em sua maioria, comparecem fantasiado o que nos faz lembrar os carnavais de outrora.
A concentração começa as 15 horas e o desfile as 17 horas, saindo da Pinheiro Machado com a Rogério Weber pelo percurso: Pinheiro Machado, Tenreiro Aranha, Carlos Gomes, Rogério Weber até o local da largada na Pinheiro Machado.
Areal Folia abre o carnaval 2019 levando a multidão pela Pinheiro
Os foliões de Porto Velho ansiosos para brincar carnaval, compareceram em boa quantidade na noite da última sexta, ao desfile do Bloco Areal Folia que fez o circuito da Pinheiro ou Caiari.
Marcado para iniciar seus desfile a meia-noite, em virtude da falta de cumprimento de uma cláusula do TAC, firmado com os órgão de segurança, o Bloco do Gato Félix só começou a se deslocar da concentração nas confluências das ruas Rogério Weber com a Pinheiro Machado, por voltas das 2h30 de sábado; mesmo assim, o folião não arredou o pé, até porque, as bandas contratadas pela direção do bloco, começaram a tocar no horário combinado.
Quem iniciou a festa foi a Banda Conexão do Frevo comandada pela cantora Rejane e pelo cavaquinista Loro Rodrigues que animou os foliões executando marchinhas, sambas e é claro, muito frevo. Depois quem tomou conta do som do trio foi o DJ do carnaval Willames comandando o som dos demais Djs contratados.
A Gang do Samba que veio de Salvador para puxar o bloco, assumiu o comando do trio elétrico Mamoré (muito bom por sinal) e o Areal Folia foi até o dia clarear marcando a abertura do carnaval de rua da cidade de Porto Velho em 2019.
Furacão da Zona Sul
Festejando 10 anos de carnaval, o Bloco Furacão da Zona Sul desfila na noite deste domingo 24, pelo circuito Jatuarana. A coordenação do bloco cuja sede fica a rua Tancredo Neves, informa que os foliões vestidos com o abada 2019, terão direito a participar do Opem Bar que vai durar duas horas, antes do bloco sair.
A banda comandada pela cantora Edineide Souza será a responsável pela animação durante o desfile, marcado para começar a meia-noite, saindo da frente do Campo de Futebol Florestão da rua Jatuana, antes vários Djs fazem a animação tocando os mais recentes hits das paradas mundiais.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando