Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Blocos de trio e escola de samba – É carnaval



O presidente da Funcultural de Porto Velho Marcos Nobre Jr. Reuniu na manhã de sexta feira 16, na sala de reuniões do gabinete do prefeito no Palácio Tancredo Neves, dirigentes da LIGA dos Blocos de Trio e os próprios dirigentes de cada agremiação, para discutir o TAC que foi firmado com o Ministério Público (MP-RO), Funcultural de Porto Velho e todos os órgãos que de uma maneira ou de outra estarão atuando nos desfiles carnavalescos deste ano na última quinta feira 15. De inicio os dirigentes de alguns blocos de trio elétrico discordaram do teor do Documento firmado pelo Presidente da Funcultural e o MP.Blocos de trio e escola de samba – É carnaval - Gente de Opinião

Após mais de quatro horas de discussão, da qual participaram representantes do MP e da Policia Militar de Rondônia, praticamente nada ficou resolvido quanto às alterações no percurso e nos dias dos desfiles de algumas entidades carnavalescas. “Os únicos blocos que estão com a data e o percurso garantido são a Banda do Vai Quem Quer que vai desfilar no dia 14 e o Galo da Meia Noite que vai desfilar no dia 12 de fevereiro”, disse o presidente da LIGA Anderson. O Promotor Shalimar Christian P. Marques solicitou aos carnavalescos que resolvam seus problemas de datas de desfile e percurso e apresentem ao MP. “Vamos analisar as justificativas, caso não tenha consenso o TAC assinado na semana passada vai prevalecer e terá que ser cumprido, queiram os senhores ou não. Podem até me processar, mas, não abrirei mão do que ficar acordado” alertou o Promotor.

Escolas de Samba

A Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas do Estado de Rondônia – Fesec protocolou na manhã da última sexta feira 16, o “Projeto Carnaval 2015”, na Funcultural de Porto Velho. Na realidade a Funcultural havia dado o prazo para a entrega do Projeto com toda documentação exigida pela PGM, até quarta feira 14. “Infelizmente tivemos alguns entraves burocráticos e até demora na entrega das planilhas de custo de algumas agremiações, por isso só protocolamos o Projeto sexta feira de manhã”, disse o Secretário da Fesec Ernesto Melo. Já na parte da noite de sexta feira, o presidente da Funcultural Marcos Nobre Jr. Informou que o Projeto já estava em suas mãos e que apenas uma certidão estava faltando que era a do TCE. “Acontece que essa certidão tem o prazo de 48 horas para ser entregue pelo TCE, o que só deverá acontecer nesta segunda feira”, justificou Ernesto Melo.

Os desfiles das escolas de samba de Porto Velho estão marcados para acontecer nos dias 21 e 22 de fevereiro em local que até agora não foi definido pela Prefeitura.


Lenha na Fogueira

A turma que está acompanhando as histórias do sambas enredos que fiz, começaram a me instigar para depois registrar todas as histórias, nesta coluna reuni-las em um livro. Será que vai dar certo Zé de Nana?

*********

Hoje vamos falar sobre o Samba de Enredo da escola de samba Pobres do Caiari para o carnaval de 1971.

*********

Dona Marise aprovou o tema: “Isto é Brasil” e me entregou uma relação de livros sobre a história do Brasil para que eu pesquisasse e fizesse o samba,

********

Com a Dona Marise era assim, não tinha esse negócio de sinopse não, o compositor tinha que pesquisar a história que ela queria colocar na avenida. O mais que ele fazia era conversar com a gente para dizer o que ela pretendia com aquele Enredo. O resto a gente se virava.

********

Já pensou fazer uma letra de samba enredo, contando a história do Brasil depois que o Ary Barroso fez “Aquarela do Brasil” (Brasil, meu Brasil brasileiro, meu multado isoneiro. Vou cantar-te nos meus versos...)

********

E o Silas de Oliveira compôs o samba enredo para a escola de samba Império Serrano do Rio de Janeiro “Aquarela Brasileira”, “Vejam, essa maravilha de cenário, é um episódio relicário, que o artista num sonho genial, escolheu para esse carnaval...”

********

Acontece que era o nosso tema e eu tinha que compor: Me concentrei na leitura dos livros de histórias e nos jornais da época, já que tínhamos que falar da Amazônia com destaque.

********

Pra quem tinha composto apenas um samba enredo “Sinhá Moça”, e ainda por cima ter ajudado a escola a ganhar o título, podia dizer, que estava com moral perante a diretoria da escola, tanto que eles depositaram toda confiança no meu “taco”.

********

Vale lembrar que naquele tempo, as escolas começavam a ensaiar no mês de outubro. Portanto, o samba tinha estar pronto e na ponta da língua dos Interpretes Jorge Andrade e Valmir Miranda.

********

Depois de alguns dias apenas estudando a História do Brasil, eis que chega a inspiração. Meu jeito de compor samba de enredo é esse, leio a sinopse várias vezes, pode até chegar a 20 vezes e armazeno a história na memória e fico esperando a inspiração melódica chegar. E ela não escolhe lugar, já compus samba enredo dentro de ônibus (pelo menos iniciei), muitas vezes os passageiros ao meu lado, pensavam que eu era doido, pois começa a cantarolar ali mesmo para fixar a melodia até chegar em casa e gravar.

********

Eis que a tal de inspiração melódica e poético chegou e então o samba saiu da seguinte maneira:

********

Isto é Brasil – Abrem-se as cortinas da avenida, onde um cenário deslumbrante, está mostrando em cores mil, as riquezas e as belezas do Brasil!

*********

Vejam, que céu azul, sobre o Brasil de Norte a Sul. No subsolo quanta riqueza, e a natureza nos presenteou, praias, grandes florestas, uma fabulosa fauna e um terra colossal.

*********

Lá no Sul tem as parreiras, a Amazônia tem madeira para exportar e no Nordeste, mulher rendeira e o xaxado pra dançar. É no Planalto Central, que fica a nossa capital.

********

Povo do Sudeste, também pode se orgulhar, pois é o Rio de Janeiro, berço do nosso carnaval, que o Cristo Redentor braços abertos abençoou.

********

O, ô ô ô ô, ô ô ô ô isto é o Brasil sim senhor!

********

O, ô ô ô ô, ô ô ô ô isto é o Brasil sim senhor!

********

Sabe o resultado desse carnaval?

********

Pobres do Caiari bi-campeã do carnaval de rua de Porto Velho do ano de 1971 e o samba ganhou nota DEZ de todos os jurados!

********

Nesse carnaval Bainha compôs pela primeira vez, um samba enredo para a escola Os Diplomatas do Samba.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)