Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

BOI BUMBÁ: Duelo na Fronteira só no mês de outubro


BOI BUMBÁ: Duelo na Fronteira só no mês de outubro - Gente de OpiniãoO festival folclórico de Guajará Mirim, também conhecido como Duelo na fronteira, uma disputa entre os bois bumbás Malhadinho e Flor do Campo, que até o ano passado vinha acontecendo no final da primeira semana do mês de agosto, este ano (2013), de acordo com os diretores dos bois Malhadinho Edileuza Mendes e do Flor do Campo Ricardo Lira só vai acontecer no final da primeira semana do mês de outubro, precisamente nos dias 4, 5 e 6. “A informação que temos é que nessa data o bumbódromo estará totalmente recuperado pelo governo estadual, segundo a professora Nazaré Silva”, disse o vice presidente do boi Flor do Campo.

Na realidade em reunião acontecida ainda no mês de junho, entre os dirigentes dos dois bois e a prefeitura de Guajará Mirim, foi sugerida a mudança do festival, para o mês de setembro, fato que não foi aceito pela então diretoria do Flor do Campo que ainda tinha como Vice Presidente a senhora Ivete Manussakis. No último final de semana aconteceu a renovação da diretoria do boi vermelho sendo eleito presidente o Dr. Venceslau Ruiz e vice o Ricardo Lira mais conhecido como Ricardinho To Na Night e com isso os grupos entraram em acordo sobre a data da realização do festival.

Os dirigentes dos dois grupos serão recebidos na manhã desta quarta feira 24, pela secretária da Secel Eluane Martins e pelo Superintendente de Turismo Júlio Olivar com o objetivo de fechar oficialmente a data da realização do Duelo na Fronteira 2013.


Pronto, agora parece que o Duelo na Fronteira vai tomar o rumo da realização.

*********

Depois de alguns entreveros entre as duas agremiações, eis que com a eleição do Dr. Venceslau e do Ricardinho no boi Flor do Campo, os acordos passaram a acontecer com mais coerência.

 

********

Nesta quarta feira dia 24, os dirigentes das duas agremiações estarão se reunindo no prédio do relógio com a secretária Eluane da Secel e com o Júlio Olivar da Setur.

********

A reunião será apenas para fechar a data da realização do festival que podemos adiantar, vai acontecer nos dias 4, 5 e 6 de outubro.

 

********

Outro problemas que com certeza será passado a limpo na manhã de hoje, é quanto a cobrança ou não de ingresso e a venda de camarotes para o Duelo.

 

*********

Entendem alguns, que, como o dinheiro para a montagem da estrutura de arquibancada e sonorização vai sair através de emenda parlamentar (federal), não pode ser cobrado ingresso.

 

*********

Coisa que acho errado e até lembro como exemplo, as Feiras agropecuárias que estão acontecendo no estado todo e até o carnaval fora de época do Maria Fumaça, que acontecem com o aporte financeiro oriundo de emendas parlamentares e mesmo assim, cobram ingresso. ou na bilheteria ou através da comercialização de abadás ou camisetas.

 

*********

E por que os bumbás de Guajará Mirim não podem cobrar ingresso. Dois pesos e duas medidas. Vamos interpretar melhor essa normativa.

 

*********

Pelo menos uma festa folclórica oficial está garantida no estado de Rondônia o Duelo na Fronteira.

 

********

Poderíamos também estar publicando que o Arraial Flor do Maracujá também já está garantido, porém a pulga está coçando atrás da minha orelha, querendo dizer alguma coisa.

 

 

É o seguinte: Pelo andar da carruagem, dificilmente o Flor do Maracujá vai acontecer na data que estão anunciando, ou seja, entre os dias 22 e 31 de agosto.

*********

Pois o processo do Convênio pelo menos até ontem, não havia saído da mesa da professora Nazaré.

 

********

Como em entrevista a este colunista no mês de junho, a secretária Eluane disse que do inicio do andamento do processo do convênio até seu pagamento serão necessários entre 30 e 40 dias... E se por acaso o documento começasse a andar neste dia 24, a grana só estaria a disposição dos grupos folclóricos no dia 24 de agosto, dois dias depois da data marcada para o inicio da festa.

 

*********

Como os grupos também informaram a direção da Secel que só irão se apresentar na XXXII Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá se o dinheiro sair antes da data da abertura do Festival...

********

Fica difícil de confirmarmos que o Flor vai acontecer na data divulgada.

********

Na minha humilde experiência, se o Flor do Maracujá tiver que acontecer será depois do dia 7 de Setembro.

 

*********

É por isso que recomendo aos caros leitores, o Festival Amazônia Encena na Rua que está acontecendo todas as noites na praça da Madeira Mamoré a partir das 19h00.

 

*********

Hoje mais três espetáculos serão apresentados:

**********

João Pé de Chinelo – Como a Gente Gosta e A Ferrovia dos Invisíveis, Narrativas do Outro Lado.

 

*********

É o Grupo O Imaginário apresentando o melhor do Teatro de Rua para o público de Porto Velho.

 

*********

Então vamos fazer o seguinte: Vamos nos encontrar a partir das Sete Horas da Noite, no anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré para assistir os espetáculos do Amazônia Encena na Rua. Valeu!

 

*********

Te aguardo lá, Moreninha linda!

 
 



 

FESTIVAL

 BOI BUMBÁ: Duelo na Fronteira só no mês de outubro - Gente de Opinião
 

Oficinas do Amazônia Encena começam hoje

Duas ações do Festival Amazônia Encena na Rua serão colocadas em práticas no dia de hoje. Às 9 horas serão abertas as oficinas Técnicas Circenses com o Núcleo Pavanelli (SP); Introdução à Mímica Corporal Dramática ministrada por Zé Regino, Celeiro das Antas (DF) e  Oficina Brincante  que será ministrada por  Mariana Arruda e Hugo Araújo, do Grupo Maria Cutia (MG). Cada oficina conta com 20 vagas e começa sempre entre 9h00. As oficinas acontecerão à beira do Rio Madeira ao lado da casa do Plano Inclinado da EFMM.

Compondo a programação da sexta edição do Festival Amazônia Encena na Rua, hoje também será aberto o Ciclo de Debates com a primeira palestra discorrendo sobre o temao Teatro, o Público e a Cidade com inicio as 16h00.

No Anfiteatro

O Festival propriamente dito vai apresentar na noite desta quarta feira 24, os seguintes espetáculos:

19h - João Pé-de-Chinelo - Grupo Manjericão (RS). A peça mostra o universo de João Pé-de-Chinelo, que vive nas ruas com seu carrinho catando papelão e outros materiais recicláveis, na busca de sobrevivência e sustento da família. João é mais um trabalhador fruto do êxodo rural que procura reagir com dignidade diante das mazelas dos grandes centros urbanos. O personagem apresenta sua casa e família ao público, narra histórias e aventuras vividas e sonha com dias melhores.

Como a Gente Gosta - Grupo Maria Cutia de Teatro (MG). Exilados pelo novo duque, Rosalinda e Orlando são obrigados a deixar a corte. Ela foge com sua prima Célia e, para se protegerem dos perigos da floresta, se disfarçam de camponesa Aliena e do jovem Ganimedes. Na Floresta de Arden, Rosalinda (como Ganimedes) brinca com seu enamorado Orlando e lhe dá lições de como se curar da febre do amor. Célia se apaixona por Oliver e Oliver por Aliena. Pela floresta, também encontramos Silvio, devotadamente apaixonado pela pastora Febe, que se enamora por Ganimedes. Rosalinda, no meio deste quiproquó de amores, tece sua trama para resolver toda a confusão desta.

A Ferrovia dos Invisíveis, Narrativas do Outro Lado – O Imaginário (RO). A peça retrata a luta de um grupo de trabalhadores para construir uma ferrovia no meio da floresta. A estrutura é baseada nas memórias, nas narrativas de diferentes tempos, a partir de fatos históricos e da importância da presença dos trabalhadores de diversas nacionalidades, no período da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Dando um sentido humano e universal, transformando o drama e as ações humanas em composição de ações poéticas.

O Festival Amazônia Encena na Rua é uma realização do O Imaginário e Sesc com o patrocínio da Caixa.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)