Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Boi Corre Campo se apresenta em Cacoal



Nesta sexta feira as 20h00, o Boi Bumbá Corre Campo campeão do Flor do Maracujá 2015, estará participando da festa de abertura dos Jogos Intermunicipais de Rondônia – JIR em Cacoal.

O bumbá mais antigo de Rondônia, vai se apresentar com todos seus itens, ou seja, Sinhazinha da Fazenda, Rainha da Batucada, Porta Estandarte, Rainha do Folclore, Cunhã Poranga Pajé e os mascarados Catirina e Pai Francisco, além do melhor levantador de toadas de Rondônia Silvio José o Silvinho e o Amo Campeão Silvio Santos. “Vamos apresentar também o ritual ‘A Dança da Cabeça Prêmio’ que ganhou o troféu de melhor ritual no Arraial Flor do Maracujá deste ano.

A idéia dos Jogos Intermunicipais de Rondônia surgiu no âmbito da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Turismo – SECET, após inúmeras reuniões com os gestores esportivos dos Municípios do Estado, onde os mesmos solicitavam ao Governo do Estado a realização de um grande evento esportivo, a exemplo do JOER, o qual oportunizasse aos aficionados do esporte, com idade acima de 18 anos, a continuidade de suas práticas esportivas.

Sensível aos apelos dos Municípios o Governo do Estado instituiu o JIR, através do Decreto nº 1622 de 25 de outubro de 1983, cujos objetivos institucionais eram oportunizar ao atleta com idade superior a 18 anos continuar as práticas esportivas, promover o intercâmbio e a integração esportiva entre os recém-criados municípios do Estado de Rondônia e oportunizar o desenvolvimento do esporte de alto rendimento e o fortalecimento das Federações Especializadas.

Os Campeões (município sede – Campeão Geral)

  • Ji-paraná (1983) – Porto Velho
  • Cacoal (1984) – Porto Velho
  • Guajará Mirim (1985) – Porto Velho
  • Ji-paraná (1986) – Porto Velho
  • Cacoal (2011) – Cacoal
  • Ji-paraná (2012) – Cacoal
  • Presidente Médici (2013) – Cacoal
  • Vilhena (2014) – Cacoal

Lenha na Fogueira

Tudo indica que o inverno amazônico chegou. Chegou e chegou com força. A chuva começou a cair com vontade e quem deve estar perturbado é a equipe da prefeitura de Porto Velho que trabalha na manutenção das nossas vias.

********

São Pedro este ano até que foi benevolente com essa turma, pois demorou a mandar chuva. Parece até colaborando com o prefeito Mauro. Sem chuva muitas obras puderam ser realizadas, porém as que não foram concluídas, a partir de agora sofrerão paralisações e em conseqüência atraso. O inverno amazônico quando chega não quer nem saber se a cidade está preparada ou não para receber tanto água.

********

A partir de agora fica mais difícil a realização de shows em locais abertos, pois a chuva não vai permitir. Até mesmo em ambientes fechados não vai ser fácil, pois, é preciso que as ruas estejam em condições de tráfego para o espectador chegar ao local do espetáculo.

*********

Mudando de “pau pra cacete”, hoje o bumbá Corre Campo atual campeão do Arraial Flor do Maracujá se apresenta em Cacoal.

*********

O boi da dona Branca será a grande atração da abertura dos Jogos Intermunicipais de Rondônia – JIR que este ano será realizado na cidade de Cacoal.

********

O Corre Campo vai se apresentar com todos os itens, ou seja, Porta Estandarte, Sinhazinha, Rainha da Batucada, Rainha do Folclore, Cunhã Poranga e Pajé.

*******

Silvinho o melhor levantador de toadas de boi de Rondônia também faz parte da trupe do Gigante Sagrada assim como o Amo Silvio Santos e o apresentador Allan Veck. Vai ser um super espetáculo de dança folclórica na abertura do JIR hoje em Cacoal.

********

Neste sábado dia 31 a escola de samba Acadêmicos do São João Batista realiza Feijoada na Casa de Espetáculo Mestiço Brasil.

********

Durante a Feijoada irão se apresentar o Grupo Watiku Paiakam, Quadrilha Forte Príncipe entre outras atrações.

********

Porém a grande atração do evento segundo o presidente Pai Beto, será a apresentação (pela primeira vez) do Samba de Enredo para o carnaval de 2016.

********

O tema da São João Batista para o próximo carnaval é: “Da Jardineira ao Ecoturismo – Assis e Nair o Sonho Virou Realidade e Foi Além”.

********

Esse tema conta a história dos empresários pioneiros de Rondônia Assis e Nair Gurgacz que não se resume apenas na empresa Eucatur, vai muito mais além. O tema está sendo desenvolvido pelo Pai Beto e pelo Silvio Santos,

*********

Posso garantir com propriedade absoluta, que o samba está muito bom.

********

O que está preocupando os carnavalescos, não só da São João Batista, mas, de todas as escolas de samba, é se o prefeito Mauro Nazif vai ou não autorizar a Funcultural a repassar subsídios às escolas de samba.

********

“Há três anos o portovelhense não vê suas escolas de samba desfilando na Passarela do Samba ‘Edson Fróes”. A turma espera que no próximo ano (2016), o prefeito Mauro realize seu primeiro carnaval de escola de samba,

*******

A tensão entre os dirigentes das escolas de samba é muita. Ninguém sabe (pelo menos até ontem à tarde) se a prefeitura vai disponibilizar recursos para as agremiações montarem seus enredos.

********

De qualquer maneira, a feijoada da escola Acadêmicos do São João Batista está garantida.

********

A partir do meio dia o Feijão do Pai Beto começa a ser servido no Mestiço Brasil que fica no Trevo do Roque pela BR 364 sentido Abunã. Te espero lá amanhã morena gostosa!

********

Atenção gente boa de Cacoal, hoje à noite estarei me apresentando como Amo do Corre Campo na abertura dos IX Jogos Intermunicipais de Rondônia – JIR. Vai la me ver tirar versos!



 

Mostra Cultural Sicoob & Crediforte

Nesta sexta feira 30, Sicoob e Crediforte vão proporcionar aos seus associados uma noite repleta de ações culturais portovelhenses nos segmentos música e dança além de degustação de comidas típicas das várias regiões brasileiras.

O evento vai comer às 19 horas na sede da rua João Goulart com a Nações Unidas no bairro Nossa Senhora das Graças e contará entre outras atrações com a apresentação dos cantores Beto Cezar, Bado e Baaribu Nonato. “Vai ser o encontro dos artistas cantores que cantam ritmos diferente como é o caso do Bado que vai mais para o regional e o Baaribu especialista em MPB no meu caso o samba é a fonte”, disse Beto Cezar responsável pelo contato com os artistas locais.

Beto Cezar recentemente esteve se apresentando no Rio de Janeiro onde participou também do show da gravação do DVD do sambista Marquinho Sathã no teatro Rival. “Naquele momento vi que estou preparado para enfrentar o mercado do show biss brasileiro”, disse Beto emocionado.

Beto Cezar também vai proporcionar ao público de Porto Velho um show com a participação do Marquinho Sathã inicialmente marcado para acontecer no dia 5 de dezembro em comemoração ao dia do samba.

O show na noite desta sexta feira no Sicoob começa às 19 horas e os cooperados devem retirar suas fichas na cooperativa.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)