Sexta-feira, 6 de julho de 2012 - 05h41
DISTRITO DE NAZARÉ
A festa de São Pedro do distrito de Nazaré no baixo Madeira acontece neste sábado
Considerado o distrito mais cultural de Porto Velho e até entre as cidades do estado de Rondônia, a localidade de Nazaré localiza a margem esquerda do Rio Madeira, quatro horas de Barco Motor de Porto Velho, realiza neste final de semana, a festa de São Pedro. “Na realidade adiamos a festa em virtude da data do inicio do Arraial Flor do Maracujá que antes da mudança para o mês de agosto começaria justamente no dia 29 de junho dia de São Pedro”, explica Tim Maia.
A festa de São Pedro em Nazaré vai acontecer neste sábado dia 7 de julho, com apresentações de danças folclóricas e comercialização de comidas típicas regionais.
Na programação folclórica vai acontecer a apresentação do grupo Wak’umã de Dança que recentemente promoveu oficina entre a juventude da localidade. “Na festa de São Pedro vamos mostrar o resultado das oficinas que ministramos”, informa o diretor da Wak’umã Paulinho Rodrigues. O Instituto Cultural de Nazaré que tem a frente o músico e ativista cultural Tim Maia, vai apresentar a dança do “Seringandô” uma dança típica da localidade de Nazaré na qual a mulher (dançarina), passa o tempo todo, tentando laçar o seu parceiro que laçado passa a ser o seu troféu maior, o ritmo é parecido com o do Carimbó, mas a dança é totalmente diferente.
No intervalo entre uma dança e outra, o Grupo Minhas Raízes que é formado por jovens nascido ou criados no Distrito de Nazaré e recentemente esteve representando Rondônia na Rio+20 no Rio de Janeiro se apresenta, cantando o repertório do mais recente CD.
A grande atração do Arraial ou da festa será a apresentação do Boi Bumbá Curumim que conta com aproximadamente 100 integrantes entre tribos, personagens, batuqueiros e banda. As toadas, todas muito bonitas, são de autoria do Tim Maia, Túlio e Teimar e conta ainda com a participação do Taiguara (todos irmãos). O Diário da Amazônia fará a cobertura da festa direto de Nazaré com o colunista Zekatraca e o fotografo Roni Carvalho.
Hoje dia 6, a partir do meio dia, vários barcos de “Recreio” estarão zarpando do Porto do Cai N’água em Porto Velho rumo ao distrito de Nazaré.
A foto registra o desfile da Escola Normal Carmela Dutra na semana da Pátria, naquele tempo, a Escola Normal tinha sua banda marcial, que no ano em que foi batida esta foto, foi comandada pelo Maestro Tenente Neves que também era o Comandante da Banda da Guarda Territorial. Noventa por cento dos alunos da Escola Normal Carmela Dutra era mulher. O desfile aconteceu na avenida Farquar. |
Zezinho do Maria Fumaça ganhou mais uma do MPE e MPF e volta a realizar o carnaval fora de época na avenida Jorge Teixeira.
*********
Ontem de manhã por volta das nove horas, recebi o telefonema do Zezinho solicitando mais uma vez nossa colaboração, no sentido de divulgar em nossa coluna o cancelamento do carnaval fora de época marcado para acontecer entre o dia 5 (ontem) e dia 8 (domingo).
*********
“Zekatraca recebemos neste momento a notícia de que a Liminar que impetramos solicitando a liberação da avenida Jorge Teixeira para a realização do nosso carnaval fora de época, foi despacha favorável a nossa empresa produtora”.
********
Assim sendo, resolvemos adiar a realização do desfile do Bloco Maria Fumaça para o mês de agosto.
*********
Precisamente nos dias, 23, 24, 25 e 26 de agosto com as mesmas atrações, ou seja, Chiclete com Banana, Tomate, Cheiro de Amor e Parangolé.
********
Acompanhe a nota oficial do Maria Fumaça:
**********
A diretoria do bloco Maria Fumaça informa a seus associados e demais foliões que, em razão do parecer favorável do Tribunal Regional Federal garantindo a realização do carnaval fora de época na avenida Jorge Teixeira, adiou o evento para os dias 23 a 26 de agosto, no local que sempre foi referência e identidade do bloco e de seus milhares de brincantes.
*********
A decisão judicial levou em conta a tradição do local onde é realizada a festa, uma manifestação popular protegida pela constituição federal, evento esse prestigiado anualmente por milhares de pessoas.
**********
Ao tempo em que agradece as manifestações de apoio já demonstradas pelos parceiros e associados, a direção pede compreensão do público em geral, informando ainda que não haverá alteração das atrações:
*********
23 de agosto – Tomate; 24 de agosto – Parangolé; 25 de agosto – Cheiro de Amor e 26 de agosto – Chiclete com Banana. Informações: 69-3229-2001 -
*********
Tá tudo bonitinho, sentença da liberação na mão, mas tem um agravante.
*********
Justamente na mesma data no mês de agosto, a Secel promove a abertura do Flor do Maracujá.
*********
Tá certo que o Arraial Flor do Maracujá está marcado para começar no dia 24 de agosto e vai até o dia 2 de setembro.
**********
Porém nos primeiros dias, ou seja, sexta, sábado e domingo vai enfrentar o “Duelo” com as bandas baianas Parangolé, Cheiro de Amor e Chiclete com Banana respectivamente.
**********
Se fosse no mês de junho ou julho, como estava previsto a realização do Flor do Maracujá, acho que o fora de época não afetaria em nada a presença do público no Arraial oficial, porém no mês de agosto, tenho cá minhas dúvidas.
*********
Agora ficou assim, no mês das festas juninas não tivemos nada folcloricamente falando.
*********
No mês das férias escolares vamos ter o Festival de Teatro de Rua, Amazônia Encena na Rua, ainda bem.
*********
E no mês de agosto vamos ter:
**********
Nos dias 10, 11 e 12 o Festival Folclórico de Guajará Mirim – Duelo na Fronteira entre os bois Malhadinho e Flor do Campo.
*********
Nos dias: 23, 24, 25 e 26 o carnaval fora de época com o bloco Maria Fumaça na avenida Jorge Teixeira (se não derrubarem a decisão judicial, já que tem recurso pra tudo)
**********
Entre os dias 24 de agosto e 2 de setembro a XXXI Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá.
*********
Depois vem a “Parada de 7 de Setembro” a Festa do Município de Porto Velho, Natal e Carnaval. O ano está terminando e até agora só o Festival Curta Amazônia e o Cabaret que volta a ser encenado domingo as 18h00 na praça da Madeira Mamoré.
*********
O resto é tudo fora de época – Aliás, o carnaval fora de época vai acontecer fora de época! Não estranhem, estamos em Porto Velho capital do estado de Rondônia onde tudo pode acontecer, inclusive nada!
**********
Mudando de pau pra cacete:
*********
Foi aprovado, na última sessão da Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal de Guajará-Mirim que cria o Sistema Municipal de Cultura!
**********
Resultado da construção coletiva entre os mais variados produtores culturais da Pérola do Mamoré, vinha sendo discutido desde o início de 2011 e hoje é uma realidade.
**********
Parabéns à turma do Teatro, das Fanfarras, dos Bois Bumbás, da Música, Dança, Literatura, da Festa do Divino Espírito Santo, e tantas outras manifestações culturais que fazem de Guajará respirar e transpirar Cultura.
**********
Parabéns à Câmara de Vereadores que soube entender a importância do Sistema Municipal de Cultura, atendendo uma política pública que vem desde o Sistema Nacional, passando pelo Estadual.
*********
Parabéns à Prefeitura de Guajará, em especial ao Prefeito Atalibio, Vice-Prefeito Hilter e Secretário Diego Orsini que tiveram a sensibilidade de atender mais essa demanda do setor Cultural.
**********
É isso aí Dayan Saldanha
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando