Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Boi Flor do Campo festeja dia das mães


Boi Flor do Campo festeja dia das mães - Gente de Opinião

A Associação Cultural Boi-Bumbá Flor do Campo estará realizando neste sábado 9 de maio, a partir do meio dia, na sede o Rotary Club de Guajará-Mirim, localizado na Av. Dr. Lewerger, nº 2386, bairro Serraria, feijoada em homenagem ao Dia das Mães, ao preço de vinte reais o ingresso individual, que também poderá ser adquirido no momento do evento.

Segundo o Presidente da Nação Vermelha e Branca, Médico Wenceslau Ruiz, durante a realização do evento haverá o sorteio de brindes entre as mães presentes, além de outras homenagens a serem prestadas, merecidamente, a todas as mães guajaramirenses.

O evento será animado pela Banda Flor do Campo, comandada pelos irmãos Sandro e Márcio Menacho, com participação especial da batucada, que irão executar farto repertório de toados, pontuado antigos sucessos do Boi-Bumbá Flor do Campo e que até hoje embalaram a galera vermelha, além de sucessos dos bois de Parintins.

Os coreógrafos Joilson Costa e Thamara Brito Rebouças são os responsáveis pelas criações coreográficas que o corpo de baile da nação vermelha e branca irá apresentar durante o evento. Também farão apresentações especiais em celebração ao dia das mães, os itens do bumbá do bairro Tamandaré, com destacada apresentação para alegoria do boi do povo.

Os recursos arrecadados no evento serão utilizados para cobrir despesas do escritório da agremiação, estrutura, pagamento de pessoal e, se possível, pagar os autores que assinam as toadas criadas por artistas de Parintins, para o festival deste ano, segundo informou Rosa Solani, Diretora de Arena e coordenadora do evento.


Lenha na Fogueira

A cultura de Rondônia está sendo discutida em Ji Paraná, onde está acontecendo mais um encontro do Conselho Estadual de Cultura.

********

Na pauta a Política de Editais da Superintendência Estadual de Esporte, Cultura e Lazer/2015; Fórum de Patrimônio e Encontro Estadual das Artes; Regulamentação das Leis do Sistema Estadual de Cultura (2.745, 2.746 e 2.747); Alteração da Lei do Sistema Estadual de Cultura; Informes sobre o Plano Estadual Decenal de Cultura e Encontro de Gestores Municipais do Esporte e da Cultura; Apresentação de propostas das setoriais; Outros assuntos.

*********

Vamos ver se desse encontro sai realmente alguma coisa positiva. O comentário vem em virtude de o Conselho existir há mais de dois anos e até agora nada conseguiu realizar.

*******

As reuniões que os Conselheiros classificam como a mais positiva, foi a que aconteceu no inicio deste ano no Palácio das Artes Rondônia cuja pauta, era indicar através de listra tríplice, nomes que poderiam assumir a Superintendência da Secel. A dita reunião disseram, a época foi uma recomendação do governador.

********

Participei da reunião como ouvinte, pois não pertenço a nenhuma setorial de cultura do estado. (Sou do Conselho Municipal) e vi que noventa por cento dos Conselheiros que formam o Conselho de Cultura são do interior. Tanto que dos nomes indicados na tal lista tríplice, que não serviu pra nada, dois eram de Vilhena, e o terceiro foi o da Eluane que a época era a superintendente.

********

Procurei saber por que a capital não tem um maior número de integrantes no Conselho e me informaram que a época da formação das setoriais, o pessoal de Porto Velho pouco compareceu e como se sabe, são os membros das setoriais que escolhem seus representantes no Conselho.

********

Basta lembrar que no segmento cultura popular que envolve os Grupos Folclóricos e o Carnaval, não tem ninguém de Porto Velho como titular e olha que é na capital onde acontecem os maiores movimentos no segmento como é o caso do Arraial Flor do Maracujá e os Desfiles das Escolas de Samba.

*******

Nas cidades do interior poucos são os movimentos ou grupos que se preocupam em divulgar a cultura popular de seus municípios. Muitas vezes nem existe grupo que pode ser considerado como de cultura popular.

********

Já sei que alguém já se apressou e está me criticando por querer dizer que cultura popular é só dança de quadrilha e boi bumba e desfile de escola de samba. Pois podem tirar o “cavalinho da chuva” que sei muito bem que não é só isso.

********

O folclore gaúcho que no estado é praticado em todas as cidade, a Festa do Divino Espírito Sano do Vale do Guaporé, as escolas de samba de Rolim de Moura e Costa Marques, o carnaval de Santa Luzia e até as festas de peão de boiadeiro que não acontecem em Porto Velho. Tudo isso é cultura popular.

*******

Agora se você for a uma reunião da Setorial de Cultura Popular, não vai encontrar nenhum peão, nenhum integrante da irmandade do Divino, nenhum representante de CTG e nenhum representante de grupos de dança de quadrilha e boi bumbá. Tem de carnaval que é meu amigo Pachequinho da escola de samba de Rolim de Moura.

********

De Porto Velho o único segmento que é bem representando, é o do audiovisual que tem o Levy como Conselheiro. Vi a relação dos Conselheiros e o que encontrei com relação ao pessoal de Porto Velho foi que os que estão na lista, são apenas suplentes. Como suplente não vota. Porto Velho está lascada!

*******

Esperamos que na próxima seleção que deve acontecer para o ano (2016) a turma da capital fique mais esperta e participe em maior número.


Inscrições abertas para
aula de teatro em Ariquemes

A Prefeitura de Ariquemes, buscando promover o gosto pela arte e cultura, por meio da Fundação de Cultura Esporte e Lazer, está oferecendo mais um curso para a população, agora a comunidade vai poder descobrir o fascínio do teatro.

As vagas para quem quiser ter aulas de teatro já estão abertas, e não possui qualquer limitação, qualquer um que se interessar poderá participar das aulas, sem limite de idade. Basta ter a vontade e a dedicação para frenquentar as aulas, que iniciarão no dia 14 de maio.

Outro curso que também está com as inscrições é o de Flauta Doce, onde crianças de 06 à 16 anos poderão aprender essa linda arte de tocar a Flauta Doce.

Para maiores informações, os interessados deverão ir ao Centro Cultural Lídio Sohn, onde todas as dúvidas poderão ser tiradas.

Arraial de São João

O secretário de Cultura Paulo de Tarso está trabalhando a monstagem do “1° Arraial de São João” que vai acontecer entre os dias 24 e 28 de junho com apresentação de grupos quadrilhas e bois bumbás de Ariquemes e Porto Velho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)