Quarta-feira, 20 de abril de 2016 - 05h08
Com a presença da Cunhã Poranga campeã do Festival de Parintins de 2015 Verena Ferreira do Boi Garantido, o Boi Mirim Brilhantinho de Porto Velho realiza no próximo sábado 23, a Feijoada das Rainhas.
O evento está marcado para iniciar às 12 horas, no Clube dos Escrivães da Polícia Civil a rua Raimundo Cantuária ao lado do Singeperon. Além da Cunhã das Cunhas da Amazônia a direção do Brilhantinho convidou as rainhas representantes dos bois, Diamante Negro Mirla Pinheiro e Dulce Silva do Corre Campo entre outros itens que estarão se apresentando durante a tarde de sábado.
Logo após as apresentações das cunhas acontecerá a escolha da Rainha da Marujada do Brilhantinho e apresentações de grupos de dança. “Salientamos que as apresentações dos grupos de danças serão com som ao vivo”.
O Brilhantinho é considerado uma dos melhores grupos mirim de boi bumbá e se apresenta no Arraial Flor do Maracujá sempre com destaque chamando a atenção do público pela organização e garra das crianças que dançam no boi. Outro fator de destaque do Brilhantinho é o trabalho social desenvolvido pela diretoria, ao abrigar crianças em suas fileiras e o que é melhor promovendo oficinas de artesanato e dança. “Nosso objetivo é formar mão de obra para no futuro servir não apenas o nosso grupo, mas, todos os grupos interessados”, disse a presidente.
O Boi Mirim Brilhantinho é tetra campeão do Flor do Maracujá e em sua apresentação de 2015 venceu todos os itens em julgamento. “Em 2016 não será diferente, vamos para Flor em busca do penta campeonato”.
Feijoada das Rainhas, sábado no clube dos Escrivãs da Polícia Civil na rua Raimundo Cantuária em Porto Velho a partir do meio dia.
Lenha na Fogueira
Manuel Português o maior “brigador” na atualidade pela preservação do que resta da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, compartilhou feliz da vida o que o Chefe da Casa Civil Emerson Castro publicou em seu face.
*********
Hoje nos reunimos na EFMM, Sec. de Saúde Pimentel, Sec. de Planejamento George, Procurador Geral do Estado Dr. Juraci, Procurador de Estado Dr. Artur, Chefe de Gabinete do governador Waldemar, Superintendente de Gestão de Contratos Isis, Chefe da Casa Civil Emerson Castro, professor Palitot, entre outros amigos e servidores.
*********
A intenção é assumirmos o protagonismo na revitalização do nosso maior patrimônio histórico em Porto Velho, a nossa Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
**********
Dr. Confúcio determinou que atuássemos na estrutura, limpeza, sinalização, Iluminação, policiamento, ORDEM pública mínima. Vamos todos ajudar? EFMM é de todos nós. É nossa história. É nossa saga! Veja foto (abaixo) do Manuel Português tentando girar a rotatória. Será que ele conseguiu?
*********
Sábado passado encontrei o poeta Mado e conversamos a respeito da Madeira MamoréParte superior do formulário
. sugeri que juntássemos uma turma de artistas de todos os segmentos culturais e promovermos a ocupação do galpão onde funcionou a oficina.
*********
Fomos orientados por uma Imortal da Academia de Letras a ACLER a verdadeira para a ação ser encabeçada por uma entidade que tem respaldo perante as autoridades.
**********
Ora meus amigos o galpão oficina foi todo revitalizado pela Santo Antônio Energia e não sei por que o órgão a quem cabe a administração da EFMM não providenciou ainda sua abertura para visitação pública.
********
Temos a solução para fazer aquilo se transformar em atração turística, é só nos convocar para conversar que colocamos na mesa a solução.
*******
Recentemente estive conversando com o professor Alex Palitot e ele me disse que o Emerson Castro como Chefe da Casa Civil, havia convocado uma plêiade de conhecedores da história da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e criou um grupo de trabalho com o objetivo de encontrar a saída para a revitalização de todo o complexo.
*******
Esse grupo foi o que visitou o pátio da madevia semana passada e que deixou o português feliz. Vamos ficar na torcida para que isso não fique apenas na visita. Basta lembrar que o maior empecilho da cultura rondoniense estava presente. Por isso palmas para o Emerson que conseguiu ou está conseguindo convencê-lo a olhar o nosso patrimônio histórico com mais carinho.
********
Quem sabe os filhos dos meus netos, consigam ver a Madeira Mamoré contando sua história por ela mesma. É sonho, mas, como sonhar não custa nada...
********
Começa hoje o feriadão de Tiradentes então vamos começar a nos programar para participar dos vários eventos que estarão acontecendo de hoje até domingo.
********
Recomendo dois, O show do Jorginho do Império que vai acontecer sexta feira dia 22, e a feijoada das Rainhas que será promovida pelo boi bumbá mirim Brilhantinho no sábado dia 23.
********
Outra boa pedida é apreciar os ensaios dos nossos grupos de quadrilhas. Vamos nessa que as festa juninas estão chegando, é só o dia do trabalhador passar que a gente vai dançar boi bumbá.
********
Olha a foto do Português tentando girar a rotatória da Madeira Mamoré.
Uma Noite de Samba com Jorginho do Império
Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba com a participação especial do cantor compositor Jorginho do Império, se apresenta na próxima sexta feira 22, no Clube dos Peritos Criminais às 21 horas do espetáculo musical “Uma Noite de Samba”.
A parceria é do jornalista João Dalmo, da Associação dos Peritos Criminais de Rondônia e do Diário da Amazônia/Zekatraca. Acompanhe breve história do Jorginho:
Jorge António Carlos é seu nome, filho de Mano Décio da Viola fundador da escola de samba Império Serrano do Rio de Janeiro, parceiro de Martinho da Vila e Paulinho da Viola. Jorginho do Império já foi eleito cidadão samba do Rio e durante muitos anos foi o principal intérprete da Império Serrano suas composições já fizeram sucessos na voz de vários cantores e cantoras. Seu primeiro sucesso foi Na Beira do Mar e Água No Feijão. Já fez shows no Japão França e Argentina. Esse é o Jorginho do Império que no dia 22 sexta feira estará se apresentando em Porto Velho.
Informações sobre convite pelos telefones: 9224-0904 ou 8426-6495.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando