O
Bumbá “Vencedor” agora baseado na Vila Tupi, Zona Sul de Porto Velho,
este ano aposta todas as fichas, nas apresentações dos itens em
julgamento como Rainha da Marujada, Rainha do Folclore, Porta
Estandarte, Pajé e Cunhá Poranga.
A direção do bumbá, investiu
pesado nesses itens, tanto, que foi buscar a maioria em grupos rivais
como é o caso do Diamante Negro o que mais cedeu brincantes para o boi
dirigido pelo artesão Bomba. Desde quando surgiu como um dos grupos de
bois bumbás no Arraial Flor do Maracujá o Vencedor sempre foi
considerado de médio porte. “Para o festival deste ano estamos nos
preparando para 'atropelar' os contrários e quem sabe, ganhar pela
primeira vez o título de campeão do Flor do Maracujá”.
Em recente
apresentação na faculdade Fimca o Vencedor apresentou os itens recém
contratados, que estarão se apresentando na XXXVII Mostra de Quadrilhas e
Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá. O fotografo Roni Carvalho fez o
registro.
Sem esquecer que o Arraial da Amizade está acontecendo na rua Guaporé sub esquina com a Amazonas
*********
Hoje quem se apresenta no Arraial que conta com o apoio da Funcultural são as quadrilhas: Matutos do Socialista; Rosas de Ouro e Flor da Primavera. Depois o forró é com a Banda Lua.
**********
Amanhã sábado dia 30 - Grupo Waitku Mayakan; Nova Junina do Orgulho, A Roça é Nossa, Forte Príncipe e Rosa Divina – o encerramento do Arraial será com show de DJ's.
********
Programação junina para o final de semana já temos. Lembrando que hoje é dia de São Pedro e em consequência teremos a tradicional procissão fluvial, que sai do Porto do Cai N’'água rumo a hidreletrica da Santo antônio Energia e retorna ao Cai N’'água seguindo em procissão terrestre até a igreja de São Pedro no bairro Novo Estado pertinho do CPA.
********
O Arraial (quermesse) que acontece ao redor da igreja de São Pedro é dos melhores, falo poque todos os anos marco presença, degustando as saborosas iguarias da época preparadas pelas integrantes das irmandades que existem na paróquia. É hoje, vamos lá que na festa é boa.
********
Foi justamente no dia de São Pedro de 1981 que tomei meu último porre. Desde então jamais voltei a ingerir bebida alcoólica. Graça a Deus e viva São Pedro.
********
Nossa equipe esteve cobrindo um evento da faculdade FIMCA e apreciou a apresentação dos principais itens do boi bumbá Vencedor dirigido pelo Bomba. Pelo que assistimos o boi que agora está baseado na Vila Tupi numa parceria com a Associação Salve Jorge, vão vai dar refresco para os contrários em sua apresentação no Arraial Flor do Maracujá.
********
Diz a direção do bumbá que quando era dirigido pelo “Vereador” tinha como preocupação aperrear a direção do bumbá Corre Campo e talvez por isso nunca conseguiu uma boa classificação, que a partir deste ano, vai entrar pra disputar de igual pata igual ops considerados grandes.
********
Até que enfim o Vencedor entendeu que a briga é na arena e que para isso, é preciso estar bem preparado. Quem assistiu a apresentação dos itens do Vencedor na Fimca constatou que o boi está prontinho para enfrentar as feras do Maracujá, em especial o Diamante Negro grupo do qual a direção do Vencedor tirou um bocado de brincantes.
********
Por falar nisso o Mestre Aluízio Guedes também não esta pra brincadeira, está ensaiando suas tribos femininas todos os finais de semana, em sua residencia já que os !Vândalos Breve os ensaios das tribos masculinas e da marujada também passarão a acontecer.
********
Dona Branca do bumba super campeão do Flor do Maracujá Corre Campo renovou contrato com o artesão Cleiton Lopes e até o instalou numa casa no bairro Liberdade onde as Fantasias dos principais itens em julgamento já estão sendo confeccionadas.
*********
E eu que pensava que os bumbás estavam “dormindo”. Tá é todo mundo ligado e trabalhando, inclusive a turma do Az de Ouro cujo presidente Silfarney Silva andou postando que não iria se apresentar, resolveu colocar o azul e branco na arena e os trabalhos estão de vento em popa.
********
Diz o Hudson Guedes Mestre da Marujada do Diamante que atualmente o boi mais preparado, pu seja, aquele que está prontinho para entrar na arena se o Flor começasse hoje é o Boi da Fátima O Boi Manhoso.
*******
Ta todo mundo se preparando para o Flor do Maracujá deste ano. Só quem ainda não acordou para a realização do evento foi o governo estadual através da Sejucel que está querendo colocar ventilador na farofa da Federon.
*******
E vamos nessa que o México vem aí!
Começa nesta sexta feira
53º Festival de Parintins
A 53ª edição do Festival Folclórico de Parintins, começa na noite desta sexta feira e será transmitido para todo o Brasil através da TV Cultura numa parceria com a TV A Crítica do Amazonas. O festival reúne, todos os anos, cerca de 100 mil pessoas no Centro Cultural Amazonino Mendes, conhecido como Bumbódromo – que este ano celebra 30 anos de existência.
Na festa folclórica bois Caprichoso e Garantido recontam, por meio de alegorias, as lendas, rituais indígenas e costumes regionais da região amazônica. As toadas apresentadas pelos bois são compostas por letras que resgatam o passado, costumes dos ribeirinhos e os mitos da floresta.
Cada boi tem 2h30 para se apresentar em cada noite do festival. Entre uma apresentação e outra, há um intervalo de meia hora. O festival está previsto para começar às 20h, e deve terminar por volta de 1h30 da manhã.
Uma comissão composta por dez jurados irá avaliar e definir o boi vencedor de 2018 do Festival de Parintins. O júri é formado, em sua maioria, por especialistas em antropologia e folclore. O corpo de jurados avalia 21 itens, entre os quais estão desempenho do apresentador, levantador de toadas, marujada, ritual indígena e porta-estandarte. A torcida é outro elemento que conta pontos para os bois que desfilam.
Caprichoso na Arena
Na primeira noite de apresentações, dia 29 de junho, o boi Caprichoso traz a temática “Ancestralidade, o ethos do saber popular”. Em sua segunda noite, dia 30 de junho, o Touro Negro apresenta “Encontro, um mosaico de saberes”. Finalizando suas apresentações no Bumbódromo de Parintins, Caprichoso traz “Arte, a revolução do saber popular".
OBS – O Garantido não disponibilizou o tema que apresentará na noite de hoje no bumbódromo.
JURADOS
Nome: Rodrigo Eisinger; Bloco julgado: A - Estado: São Paulo. Teresa Cristina de Oliveira Criscuolo; Bloco julgado: A - Estado: Sergipe. Wellington Bartholomeu Sampaio Mendes Junior; Bloco julgado: A - Estado: PE. Alexandre Nepomuceno Targino; Bloco julgado: B - Estado: Paraíba. Heron do Espírito Santo Sena Santana; Bloco B - Estado: São Paulo. Mirna Maria Félix de Lima Lessa; Bloco B - Estado: Ceará. Maria do Rosário da Silva; Bloco C - Estado: Pernambuco. Marta Silveira Nogueira; Bloco C - Estado: Minas Gerais. Nathalie Barros da Mota Silveira; Bloco C - Estado: Paraíba. Nívea Alves dos Santos; Bloco C - Estado: Bahia. (Com informações via Ministério da Cultura).
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)