Segunda-feira, 30 de maio de 2016 - 21h43
Bumbá Diamante e a noite da Celebração
O clube Sintero foi palco na noite do último sábado 28, do espetáculo “A Noite da Celebração” promovida pela direção do Boi Bumbá Diamante Negro, com a presença da porta estandarte Daniela Tapajós e do pajé André Nascimento ambos do boi Garantido de Parintins.
Aluizio Guedes abriu o shows contando a história do envolvimento de sua família com a brincadeira de Boi na região amazônica. “Aqui em Porto Velho sou eu minha mulher Eleida e meu filho Hudson e sua esposa, em Manaus minha outra filha nossa eterna cunhã Poranda que é casada com um dos dirigentes da Liga dos Bois e tem uma sobrinha que brinca no interior do Amazonas”, disse o Amo do Diamante Negro.
O show contou com as apresentações das porta estandartes dos bois Estrelinha, Touro Mancha Negra ambos mirim da porta estandarte do Az de Ouro e do prórpio Diamante. Tudo isso serviu de esquenta para as apresentações das estrelas da noite, o pajé e a porta etandarte do Garantido. A Marujada Filhos do Sol comanda pelo Mestre Hudson acompanhava a banda liderada pelo compositor e cantor Walci Nonato.
Daniela Tapajós com todo seu charme e simpatia conquistou os presentes e dançou como nenhuma outra atração de Parintins que já se apresentou em Porto Velho dançou. “É um eseptáculo essa menina dançando”, elogiava Alberto - Pai Beto. André Nascimento logo foi convocado para mostrar suas habilidades como um dos melhores pajés de todos os tempos do Boi Garantido de Parintins e não se fez de rogado, inclusive, apresentou a coreografia que foi criada por ele para as apresentações do Garantido este ano em Parintins.
Aluizio Guedes justificou o título da festa “A Noite da Celebração' ao convocar para o encerramento, todos os intens que se apresentaram durante o show e a platéia para o meio do salão e aí realmente aconteceu a “Celebração” da briuncadeira de boi bumbá. No final foi anuniciado que o Amo do boi Diamante Negro no Flor do Maracujá deste ano será o Silvio Santos ex-Corre Campo.
Lenha na Fogueira
Asfaltão escolhe tema de enredo para 2017
*********
Nesta terça feira (31), sob a coordenação da Vanilce, Diretora Administrativa do GRESA, a Escola de Samba Asfaltão, bicampeã do carnaval de Porto Velho, se reúne para escolher o Tema de Enredo que irá para avenida em 2017.
********
Três propostas estarão nesta disputa, e serão defendidas pelos respectivos autores Antonio Tavernard Tavernard; as duplas Oscar Dias Knightz e Altair Santos, e, Silvia Ferreira De Oliveira Pinheiro com sua filha e parceira Barbara Oliveira.
********
As defesas e formas de apresentações são livres. Com um tempo de 25 minutos para apresentação, cada concorrente poderá utilizar a ferramenta e os recursos que entender ser necessário para melhor representar e apresentar sua proposta de Tema de Enredo.
********
Cabe a cada diretor e diretora, analisar e votar no que de fato for melhor para a Família Asfaltão. Este encontro acontecerá na sede do Sindicato dos Urbanitários, instituição, a quem registramos os nossos agradecimentos.
*********
“Que seja o melhor para nossa grande Família Asfaltão”, disse o Mestre da Bateria Pura Raça e Presidente da Escola, Danilo Cardoso Filth.
*********
Pois é, depois de ficar três anos sem desfilar, parece que as escolas de samba se acordaram e na esperança do apoio municipal para a realização dos desfiles do próximo ano, algumas já estão trabalhando a todo vapor, inclusive com enredos definidos como é o caso das escola Unidos da Rádio Farol que vai contar a história do artista plástico João Zogbhi. “Pintando e Desenhando a Vida, João Zoghbi Cores na Avenida”. Sábado passado o carnavalesco Carlinhos Maracanã e a diretoria da Rádio Farol promovram feijoada no quintal da Casa da Cultura, dando o primeiro passo no desenvolvimento do tema do chargista do Diário da Amazônia.
*******
A escola de samba Acadêmicos do São João Batista, está apenas esperando o momento certo, para colocar na pauta, a discussão do enredo “Chegou o Rei da Alegria, Manelão, o General da Folia”.
********
A Diplomatas do Samba também já definiu o tema para o carnaval de 2017. Será o professor Severino Castro presidente da quadrilha Rádio Farol.
********
Enquanto o carnaval não chega, vamos dançar quadrilha e brincar boi bumbá pois, o Circuito Junino em Porto Velho já começou. As apresentações estão acontecendo no Arraial Flor de Cacto todas as noites. Flor de Cacto está montado no Campo 1° Maio no bairro Caladinho.
*********
Por incrivel que possa parecer, os grupos folclóricos de Porto Velho, apesar das dificuldades enfrentadas na montagem de suas apresentações para a XXXV Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá podem festejar, pois, ainda vão poder contar com o apoio da prefeitura, é pouco, mas, vai ter.
********
Já os grupos do estado do Amazonas como os Bois Garantido e Caprichoso e os grupos folclóricos de Manaus foram informados pela assessoria do governador do Amazonas, que não receberão e nem contarão com nenhum tostão para seus festivais e isso envolve o festival de Ciranda de Manacupu. O Festival de Paritins só vai acontecr porque conta com apoio de empresas privadas. Porém, o Festival Folclórico de Mauas que também é conhecido como Festival da Bola da Suframa não será realizado.
*******
Pelo menos o Flor do Maracujá aos trancos e barrancos está garantido pela Federon “Se o governo não apoiar a gente faz por nossa conta”, disse o presidente Fernando Rocha.
********
Isso quer dizer que pelo menos até a data de ontem, o inicio do Flor do Maracujá estava mantido ´para o dia 22 de junho. Falta exatamente 23 dias.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando