Quinta-feira, 4 de dezembro de 2014 - 06h11
Lenha na Fogueira
Porto Velho amanheceu ontem quarta feira 03, sob mais uma onda de prisão e apreensões. Foi a Operação Lundus deflagrada pelo Ministério Público do Estado de Rondônia.
*********
Não quero aqui discutir a Operação em si, minha preocupação é com o significado do nome LUDUS.
********
A matéria distribuída pela assessoria de comunicação do MPE diz que o nome da Operação é uma referencia ao local da Grécia antiga, no qual eram realizadas atividades desportivas.
********
Corri para a “santa” Internet para saber realmente o significado da palavra Ludus e lá encontrei o seguinte:
********
Ludus: Era a idéia Grega do amor brincalhão, o carinho entre jovens namorados. Todos nós já tivemos um gosto dele na paquera e provocações nos estágios iniciais de um relacionamento. Mas também vivemos a nossa LUDUS quando nos sentamos em torno de uma mesa de bar, rindo com os amigos, ou quando saímos para dançar. Dançando com estranhos pode ser a atividade lúdica final, quase um substituto lúdico para o sexo em si . As normas sociais tendem a desaprovar este tipo de frivolidade afetiva em adultos, mas um pouco mais LUDUS pode ser exatamente o que precisamos para apimentar nossa vida amorosa.
********
No caso da operação em Rondônia vai ver que a turma estava utilizando o dinheiro público como se fosse uma competição esportiva. Cada um querendo levar mais que o outro pra sua conta bancária. É a pratica do Esporte da Corrupção.
********
Na boca da noite, o Espaço Alternativo é utilizado realmente para a prática do esporte através das caminhas e até corridas.
*******
Pro lado da madrugada o que se vê são carros estacionados com certeza com seus ocupantes praticante o esporte mais bacana do mundo que é o fazer sexo.
********
Então a denominação da Operação Ludus está corretíssima pois a turma que foi chamada as falas pelo MPE praticava o esporte da corrupção, correndo com o dinheiro do estado o mais rápido possível, era um verdadeiro caso de amor com o erário público.
********
Enquanto isso o caboclo da beira do rio, ao saber de mais uma falcatrua, vira o beiço e fica de LUNDU.
********
Nesse caso o Lundu quer dizer: Amuo, Zanga, Mau Humor. Nós os beradeiros costumamos dizer quando uma pessoa aparece com a cara fechada:
********
Fulano de tal amanheceu de Lundu, quer dizer, com raiva, amuado.
********
Com certeza essa é a situação da maioria dos rondonienses ao saberem que pessoas que até então estavam na conta de honestas, decepcionam e são presas por superfaturarem uma obra que está sendo feita com o dinheiro público.
*********
Deixando o Lundu de lado. Vamos puxar nossa orelha pela falta do maior principio do jornalismo, que é procurar mais de uma fonte para divulgar uma notícia.
********
Na edição de ontem, postei que o cidadão Rodnei lá de Rolim de Moura tinha sido indicado para assumir a Superintendência de Esporte e Cultura de Rondônia a Secel, simplesmente porque um das minhas fontes disse.
********
Já por volta das 19h00 a mesma fonte, me ligou para dizer que o nome do Rodnei havia sido colocado na postagem como lobby, Que era um pessoal de Rolim de Moura que pediu pra colocar, que não tinha nada confirmado.
*******
Era tarde demais, pois a coluna já havia sido ripada e o caderno já estava sendo impresso, quer dizer, não deu para retirar a “Barrigada”.
*******
Sendo assim amigos da Cultura e Esporte. Continua valendo a lista tríplice protocolada pelo Conselho de Cultura na manhã de segunda feira na recepção da Sala do Governador Confúcio.
*******
Na lista que os Conselheiros enviaram consta os nomes da Eluane, do Jovino e do Jeferson.
A história real de três jornalistas em busca da maternidade
Renomadas jornalistas, que já trabalharam em prestigiados jornais como o New York Times, Washington Post, Los Angeles Times e Miami Herald, Carey Goldberg, Beth Jones e Pamela Ferdinand lançam juntas Três chances para o acaso. O livro é a história verídica sobre amor e esperança, luta e superação, que conta como as três amigas finalmente descobriram o “felizes para sempre” quando deixaram de esperar pelos finais de contos de fada. Apesar de bem-sucedidas no trabalho, Carey, Beth e Pam sentem o tempo se esgotar e decidem ter um bebê antes que seja tarde demais.
Sem tanta sorte no amor, Carey é quem dá o primeiro passo em direção à maternidade e procura um doador anônimo. Porém quando os frascos com o sêmem chegam, ela conhece um homem, se apaixona, fica grávida de modo convencional e transfere os frascos para Beth. Como mágica, Beth também conhece um homem, se apaixona e fica grávida. Beth passa então os frascos para Pam e a magia acontece mais uma vez.
Depois de contratempos e decepções as três mulheres formam suas famílias, e suas histórias de amor e amizade mostram que nunca se deve perder a esperança.
Carey Goldberg trabalhou no New York Times, foi correspondente do Los Angeles Times em Moscou e, mais recentemente, repórter de saúde e ciências do Boston Globe. Atualmente escreve para o blog Common Health.
Beth Jones, escritora e professora universitária, foi colaboradora do Boston Globe, do New York Times e de várias revistas acadêmicas. Seu novo projeto é escrever um romance. Pretende também escalar muitas outras geleiras.
Pamela Ferdinand é jornalista freelancer, vencedora de diversos prêmios por seu trabalho. Trabalhou para o Washington Post, o Boston Globe e o Miami Herald. E é até hoje uma romântica incorrigível.
Três chances para o acaso
Carey Goldberg, Beth Jones e Pamela Ferdinand
Tradução: Vera Whately
Ficção estrangeira
Romance
Formato: 14 x 21
Páginas: 304
Preço: R$ 35,00
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando