Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020 - 09h21
Lenha na Fogueira
A pauta de hoje, é a programação e a preocupação do Bloco Pirarucu do Madeira.
***********
Acontece que a Luciana Oliveira e o Segismundo promovem pela primeira vez, ensaio do Bloco “Mais Democrático” de Porto Velho segundo a carnavalesca blogueira, fora de seu reduto (Arigolândia).
**********
O encontro vai acontecer na próxima terça feira dia 11, na Feirinha do Conjunto Santo Antônio. A Banda Puraqué e alguns dos Bonecos Gigantes marcarão presença.
**********
Por falar em Pirarucu do Madeira cuja inspiração maior, mora a beira do rio Capiberibe, o Bloco está divulgando campanha sobre a IMPORTUNAÇÃO SEXUAL. Veja a matéria distribuída pela direção do cordão.
**********
De setembro de 2018, a Lei nº 13.718, curiosamente assinada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli (leia: https://bit.ly/2SmiAni) acumulando à ocasião da chancela também o cargo de mandatário da República, tornou crime a importunação sexual.
***********
No carnaval de Rondônia, o Bloco Pirarucu do Madeira, que é dirigido pela jornalista Luciana Oliveira e presidido por Ernande Segismundo, advogado, saiu na frente a fim de alertar os foliões sobre as consequências de incorrer nas condutas trazidas pela norma.
************
Em decorrência disso, a agremiação lançou, nesta quarta-feira (5), campanha oficial para combater o assédio durante a farra.
************
O dispositivo também levou em conta as denúncias apresentadas ano após ano por mulheres que, de acordo com Luciana Oliveira, “cansaram de reclamar no período momesco”.
**********
Beijo forçado, toques indesejados, enfim, tudo isso se enquadra no tipo penal conhecido como importunação sexual:
************
As condutas agora são vedadas pela legislação aprovada e as penas aplicados, caso a pessoa seja condenada, variam de um a cinco anos de reclusão.
***********
A campanha do Pirarucu do Madeira foi veiculada em seus canais oficiais de comunicação social, incluindo Facebook, Instagram e listas de transmissão no WhatsApp.
***********
Com artes que realçam fotografias de foliãs do bloco, as cenas demonstram a diferença e o limite da entre paquera e assédio.
************
“As mulheres têm o direito à folia com liberdade e segurança; os homens, o dever de respeitar a lei aprovada há tão pouco tempo. Isso exige compromisso de quem lida com o público para ser conhecida [refere-se à lei]. O Pirarucu quer isso: ajudar a transformar consciências”, sacramenta Luciana.
***********
O desfile está programado para o dia 16 de fevereiro, a partir das 15 horas, no circuito Pinheiro Machado, no centro da Capital.
***********
A tradição do bloco em homenagear um elemento ou ritmo da cultura popular brasileira se cumprirá com foco nos povos indígenas.
**********
O objetivo é claro: defender os territórios e o valioso patrimônio étnico e cultural de mais de 30 povos que vivem em aldeias espalhadas por todo o estado.
***********
Sem cordas e venda de camisetas, o bloco estimula o uso de fantasias e a participação de todos com paz e a alegria costumeira que define desde os tempos mais primórdios os festejos de ordem carnavalesca no Brasil, período cuja expressão cultural é realçada especialmente em fevereiro.
************
“Vale ressaltar que são foliãs nas fotos da campanha. São mulheres que pedem e proliferam a ideia de uma folia segura”, acrescentou Segismundo.
************
Por fim, Luciana prometeu:
***********
” No carnaval de 2021, vamos transformar num manual e distribuir em todos os eventos e blocos de carnaval”, concluiu.
***********
E hoje é o dia “D” das Escolas de Samba de Porto Velho. Segundo a direção da Fesec. Nesta quinta feira 06, acontece a tão esperada reunião entre vereadores, prefeito e Fesec sobre o repasse de subsídios às nossas escolas de samba.
**********
Dependendo dessa conversa, saberemos se vai ou não acontecer os desfiles das escolas de samba em 2020.
**********
Uma coisa é certa, caso aconteçam, a data dos desfiles será adiada, ou seja, não será mais o 29 de fevereiro. Vamos ficar na expectativa de que os vereadores consigam convencer o prefeito de que os desfiles das escolas de samba são importantes para a capital Porto Velho.
Cacoal é a primeira cidade a receber o Projeto PalhAçaí
O Prêmio Funarte de Estímulo ao Circo 2019, contemplou cinco projetos na categoria B, um por região, PALHAÇAÍ do Teatro Ruante foi o selecionado da região Norte. O grupo circulará em 2020 por dois estados, sendo cinco cidades e um distrito, levando oficina de palhaço e seu espetáculo Cabaré Ruante. A primeira cidade a receber o projeto será Cacoal, nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro.
A oficina
A oficina de palhaço será ministrada pelos integrantes do Ruante e visa desenvolver o palhaço de cada pessoa, tomando como ponto de partida técnicas tradicionais, como gagues, reprises, claques, de forma a criar um repertório cênico para os participantes, que atuaram no espetáculo com o grupo.
Dia 14/02 - sexta das 19 às 22h;
Dia 15/02 -sábado das 15 às 19h.
GRATUITO!
O espetáculo
Cabaré Ruante foi o terceiro espetáculo criado pelo Teatro Ruante. Trata-se de um espetáculo de variedades palhacísticas, por isso mesmo permite que o grupo atualize e manipule a ordem das cenas ou dos números de palhaço. Essa mobilidade permitirá a inserção dos participantes das oficinas nas apresentações. Assim, cada cidade receberá um espetáculo diferente, criado com os participantes das oficinas de palhaço em cada localidade.
Dia 16/02 - domingo às 18h.
Local: Fundação Cultural de Cacoal Rua Marechal Floriano Peixoto, 2334 - Jd Clodoaldo
GRATUITO!
O grupo
Sediado em Porto Velho desde 2015, o Teatro Ruante vem contribuindo com a cena teatral local a partir de suas produções e ações artísticas, destacando-se a Casa Ruante, espaço em que oferece oficinas e realiza outras ações como o seu Sarau.
O grupo tem como fonte inspiradora o universo popular e busca fundir em seus espetáculos a linguagem circense, o teatro de rua e a música; tem como propósito apresentar-se em espaços abertos e alternativos, visando uma comunicação direta com o público das mais variadas idades.
Atualmente o grupo conta com cinco espetáculos em repertório: Que Palhaçada é essa Aqui? (2015), Era Uma Vez João e Maria... ainda (2016), Cabaré Ruante (2017), Histórias de Contar (2017) e A muy lamentável e cruel história de Píramo e Tisbe (2018), além da breve cena Mulher-Cotidiano (2019).
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando