Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Caiari – A Dança dos Banzeiros na Festa do Madeira


Oportuno o título do show musical nominado por Paulinho Rodrigues, que sendo caboclo nascido na Maternidade Darcy Vargas (à beira do Madeira), não poderia ser mais expressivo em trazer para os nossos palcos acompanhado da sua Banda Waku’mã, parte de suas composições, emprestando do nosso rio Madeira, o seu primitivo nome. Com tantos desencontros e inaugurações capengas, cancelamento de espetáculos, ausência de leis de incentivo à produção cultural, falta de políticas públicas para o setor etc, é sempre possível enxergar uma luz no fim do túnel. Três dias (12, 13 e 14) de mostra da produção carinhosamente chamada de “beiradeira”, onde os nossos varios diferentes talentos, desfilarão sua arte na primeira edição da Festa do Madeira.Caiari – A Dança dos Banzeiros na Festa do Madeira - Gente de Opinião

Nos pareceu oportunidade única para conhecermos os abnegados produtores locais em sua sina de fazer cultura numa terra onde sobram talentos e, faltam oportunidades. Aos gestores, produtores e patrocinadores desse evento, nos resta agradecer e dizer que periódicos projetos do gênero, são muito bem vindos. O que se vê, é uma grande empresa do setor gerador de energia sustentável, aliada à PMPV, através da Funcultural e outros parceiros, às vésperas da quadra natalina, brindar a população com um evento vitrine, onde vários seguimentos artísticos regionais estiveram e estarão à mostra. Da música à dança, passando pelo imaginário poético e folclórico de Rondônia além, do rock nas suas mais variadas manifestações. No momento em que a nossa Capital alcança o seu centenário, nada mais justo e inteligente, do que mostrar a produção artística local, que também exibirá a nossa saborosa, rica e exótica culinária. O título (Caiari – A Dança dos Banzeiros), que dá nome ao show do portovelhense multifacetado Paulinho Rodrigues, é a mais notável manifestação de compromisso em divulgar a cultura deste lugar. Não seria demasiado dizer que Pulinho com esse título, declara todo o amor para com a nossa terra, as vezes tão aviltada e esquecida, porém, magnífica em produzir talentos. Dentre outros constantes da programação que começou sexta (12), Paulinho Rodrigues e a Banda Waku’mã, estarão se apresentado neste Domingo (14), no espaço multicultural Parque da Cidade a partir das 20h00.

A Festa do Madeira é oportunidade imperdível para jovens de todas as idades, conhecer a nossa cultura e viajar através da arte (sem sair do lugar), por muitos caminhos desse nosso majestoso rio Madeira e, outras paragens do engalanado estado de Rondônia
 

Confira a programação:


13/12 – Sábado


17h - MC F – Dois

18h30 – Madeirada

20h30 - Bado e Banda 

22h - Cia Nara Texeira

22h30 – Nitro

00h30 – Dj


14/12 – Domingo


17h - Existência Verbal

18h30 - Cia Nara Texeira

20h - Waku’mã

20h30 - Estação do Trem

22h - Quilomboclada


Lenha na Fogueira

Apesar da borracharia ou será borracheira, que assola Porto Velho em nome da comemoração do nascimento de Jesus.

********

A turma do carnaval não dorme no ponto. Até porque alegoria é com esse povo mesmo.

********

Hoje 13, o Bloco Mistura Fina promove seu primeiro encontro visando o desfile do 31 de dezembro. A reunião vai acontecer a partir as 14h00 no Bar do Calixto reduto da escola de samba Asfaltão.

********

Por falar nisso, parece que estão querendo acabar com mais essa tradição, ou seja, o reduto do Bloco Mistura Fina. Não vamos confundir o Mistura Fina com nenhuma escola de samba. Apesar do pessoa do Asfaltão ser o responsável pela organização do bloco, não pode e nem deve levar os encontros para outro local.

********

O Bloco Mistura Fina que foi criado pelos técnicos que vieram trabalhar na construção da Hidrelétrica de Samuel cuja maioria era carioca, nasceu num prédio de apartamentos onde aquele povo morava, situada à rua Guanabara entre a Carlos Gomes e a D. Pedro II no bairro São Cristóvão.

********

Dali eles saiam, sempre no dia 31 de dezembro, rumo ao Bar do Casimiro onde encontravam a turma carnavalescas de Porto Velho, entre eles Manelão, Bainha, Silvio Santos, Oscar e tantos outros que se entravam no cordão e desciam no rumo da Carlos Gomes, Presidente Dutra, Sete de Setembro, Joaquim Nabuco até o Casimiro onde geralmente o Deusdete Careca já tinha preparado o Caldo de Carneiro que era degustado por todos.

********

Quando a construção da Hidrelétrica de Samuel terminou e os técnicos entre eles Zé Leôncio e Edinho tiveram que regressar aos seus estados de origem, se reuniram com o Manelão e o Bainha e se não me engano o Oscar e pediram para eles não deixarem o bloco acabar.

********

É bom lembrar que o Bainha ajudou na formação do bloco já que à época era freqüentador assíduo de uma residência na rua Guanabara bem perto do apartamento dos empregados da Odebrecht que trabalhavam na Hidrelétrica de Samuel. Por isso foi o único rondoniense que participou da fundação do Bloco Mistura Fina.

********

Os cariocas foram embora e o Bloco passou a sair do Bar do Casimiro até que seu proprietário faleceu e o Bar Fechou e então:

*********

Então as reuniões passaram para o Bar do Antônio Chulé, local que pelo menos até o ano passado, era aonde a turma se reunia para apresentar as marchinhas e os sambas composto para o carnaval.

********

O Antonio Chulé há muito tampo não gerencia o Bar e mesmo assim, a Coordenação do Bloco sempre deu preferência para se reunir no ambiente, independente de quem está gerenciando.

********

Agora, conforme nota postada nas redes sociais, está marcando a primeira reunião do Bloco para se discutir o desfile do próximo dia 31 deste mês, para o Bar do Calixto.

*******

Nada contra, mas, tradição é tradição. Se o Bar Antonio Chulé continua funcionando na esquina da rua Joaquim Nabuco com a rua Bolívia, não tem porque mudar o local dos ensaios.

*******

Creio que os coordenadores achando que a moçada está habituada com as rodas de samba do Bar do Calixto, marcaram o encontro pra lá.

*******

Com certeza marcarei presença e serei questionado, por ter escrito essa coluna, cobrando a manutenção da tradição.

********

Uma coisa é certa, as nossas tradições estão sendo levadas pelo ralo da falta de respeito. Vamos pelo menos tentar preservar o que nos resta. O Mistura Fina é uma das nossas tradições que precisa ser valorizada e respeitada. Nada contra o Bar do Calixto, mas, a tradição do Mistura é sair do Bar Antonio Chulé!



 

Coxinha apresenta Autarquia do Humor em Porto Velho

Gente de Opinião

O humorista Hiran Delmar o “Coxinha”, apresenta na noite deste sábado 13, em Porto Velho em duas sessões, as 20 e as 22h00, no teatro UNOPAR o espetáculo Autarquia do Humor

Durante o espetáculo o artista exercita toda sua versatilidade, improviso e criatividade fazendo vozes simultâneas com humor na dose certa e sem apelações.

Entre seus personagens se destacam Coxinha, Lampejão e Sabonete, Evandro Mosquito, Bebel do Jereissaite, Seu Silva, Zunim Zoião, Bia Sflait e Prof. Décio Rola ntre os mais de cinqüenta tipos criados pelo humorista.

 Discípulo fiel do humor de Chico Anísio Hiran Delmar faz um trabalho clean, que toda família pode assistir onde o mais importante, é proporcionar boas gargalhadas, usando as situações jocosas do Brasil do dia-a-dia dos ricos personagens que nos cercam.

O Programa Autarquia do Humor é transmitido do Ceará através da TV União para várias cidades brasileiras. Em Rondônia quem transmite o espetáculo é a RedeTV-RO canal 17.

Serviço

Show – Autarquia do Humor

Dia – 13 (sábado)

Hora – 1ª Sessão as 20h00 e 2ª Sessão as 22h00

Local – Teatro da UNOPAR

Contato – (69) 9231-1198.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)