Sábado, 27 de dezembro de 2014 - 06h02
Porto Velho e os portovelhenses foram agraciados na noite de terça feira 23, anti-véspera do Natal, com o que podemos classificar como o melhor presente de Papai Noel dos últimos anos.
Graças à compreensão do vereador presidente da Câmara Municipal Alan Queiroz, que entregou à sociedade, completamente restaurado, o prédio que ficou conhecido como da “Antiga Câmara”, localizado na Ladeira Comendador Centeno à rua José Bonifácio. “Minha mãe trabalhou nesse prédio, eu praticamente cresci correndo por suas escadas, por isso não poderia deixar esse pedaço da nossa história ser esquecida” disse Alan.
Muitas pessoas marcaram presença na noite da inauguração entre elas, o vive prefeito e ex vereador Dalton Di Franco, o decano do jornalismo rondoniense Euro Tourinho, o historiador professor Abnael Machado de Lima, professora Yedda Bozarcov, antigos vereadores como Osmar Vilhena, Dr. Itamar além de muitos que de uma maneira ou de outra contribuíram com o desenvolvimento da cidade de Porto Velho e figuras carismáticas como o Cabo Áureo que fez questão de prestar continência na hora da solenidade de inauguração, ao presidente da Câmara Alan Queiroz.
O mestre de cerimônia Anizinho Gorayeb convidou todos os vereadores presentes a se posicionarem a rente dos convidados e o hino de Rondônia foi executado pela orquestra da UNIR
O Presidente da Associação Cultural Rio Madeira escritor William Haverly em seu discurso de agradecimento, lembrou a luta que a ACRM travou, até o Alan ser eleito vereador e presidente da Câmara. “Peguei muito chá de cadeira e cheguei até a ser xingado por assessores do prefeito da legislação anterior, mas não desisti de lutar pela restauração desse patrimônio histórico, eu e todos os membros da diretoria da ACRM e aqui lembro o Juiz de Direito Dr. Berlange, do Antônio Serpa do Amaral – Basinho, do jornalista Zola Xavier entre outros” agradeceu William e ainda desabafou, “Enquanto não conseguiram recursos para investir na restauração desse prédio, nos apresentam e nos envergonham com uma decoração de Natal feita com pneus velhos, não posso concordar com tanta falta de respeito para com a nossa cidade e por isso "chuto o balde”. Discursou o escritor, que na ocasião, apresentou o livro que conta a história política de Porto Velho.
Apesar da solenidade de inauguração ter sido considerada muito longa (aproximadamente duas horas), todos os presentes foram unânimes em elogiar a iniciativa do vereador Alan Queiroz em assumir a responsabilidade pela Câmara Municipal de Porto Velho e restaurar o Prédio, que após ter sido sede da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores e Quartel do Corpo de Bombeiros, agora abriga o “Memorial Vereador Anízio Gorayeb”.
Lenha na Fogueira
Ontem meu amigo escritor, jornalista e atualmente editor do jornal Alto Madeira Lucio Albuquerque me ligou, querendo saber sobre os cinco destaques culturais na minha visão, do ano de 2014.
*********
Minha resposta foi, pela ordem: A inauguração do Teatro Palácio das Artes Rondônia; A inauguração da restauração do Prédio da Ladeira Comendador Centeno que ficou conhecido como “Da Câmara”; A realização do Arraial Flor do Maracujá pela Federon com a anuência do Ministério Público de Rondônia; O Festival de Teatro Amazônia Encena na Rua; E a evolução da Orquestra Villa Lobos.
Assista entrevista de William Haverly Martins, pres. ACLER
no Programa Tempo Real da TV Candelária apresentado por Léo Ladeia
*********
É claro que muitas outras ações culturais merecem destaque em 2014, mas, como ele pediu apenas cinco optamos pela lista acima.
*********
Você viu que colocamos como segundo lugar entre os destaques, a restauração do prédio da Câmara de Vereadores. Poderíamos até ter colocado em primeiro lugar, pois, graças a determinação do vereador Alan Queiroz, a ACRM conseguiu o objetivo maior do seu Regimento Interno que era justamente a restauração do prédio que para a turma do meu tempo ficava na “Ladeira da Prefeitura”.
*********
O discurso do presidente da ACRM William Haverly nos Lembrou as solenidades dos anos cinqüenta e sessenta, quando os oradores faziam sucesso. William escreveu e leu o que muitos gostariam de dizer e não dizem porque não tem a coragem e muitas vezes quando tem coragem, lhes falta a oportunidade. O detalhe foi a eloqüência do William.
*********
Lembrou o orador dos “Chá de Cadeira” que pegou juntamente com a diretoria da Associação que é dirigida por ele, e chegou a ficar irritado ao lembrar-se da decoração de Natal que o prefeito atual mandou fazer na cidade. “Não posso concordar com tanta falta de respeito para com o nosso povo. ‘Chuto o Balde’ pra tamanho descaso”.
*********
O interessante foi que ao seu lado estava o vice prefeito de Porto Velho, que baixou a cabeça como quem diz: “não tenho nada a ver com isso”
********
Os aplausos ecoaram por todo centro histórico de Porto Velho, quando o Cabo Áureo pediu licença e se apresentou ao presidente da Câmara de Vereadores Alan Queiroz obedecendo ao ritual que os militares praticam ao se apresentar aos seus superiores. Aí lembramos do tempo que o Cabo Áureo, fazia a tropa subir a Ladeira Comendador Centeno correndo de costas. Muita gente ficava esperando o pelotão de soldados do 5° BEC só pra ver Cabo Áureo fazê-los subir a ladeira correndo de costas.
********
O Memorial Vereador Anísio Gorayeb foi inaugurado. Agora os moradores de Porto Velho tem a obrigação de colaborar doando peças que representam a nossa história para completar o museu.
********
Museu da Imagem e do Som. Se você tem algum vídeo que pode ser considerado como história de Porto Velho doe ao Memorial, procure a direção da Associação Cultural Rio Madeira. Tem Basinho, Willian, Maciste, Ernesto Melo e muitos outros que fazem parte da diretoria.
********
Você também é responsável pela formação do acervo do nosso Museu da Imagem e do Som. A prelazia dou a primeira mesa de som da Rádio Caiari assim como o primeiro gravador Akay. Falta a sua doação.
*********
Não sei se os vereadores aprovaram Lei que obriga a prefeitura de Porto Velho a destinar orçamento e o financeiro para a manutenção do Memorial Anísio Gorayeb. Se não aprovaram, aprovem, para que o Anísio Gorayeb não se transforme num Memorial Jorge Teixeira que até bem pouco tempo, sofreu com a falta de recursos para sua manutenção.
********
Parabenizamos a Câmara de Vereadores de Porto Velho pela obra!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando