Quinta-feira, 23 de dezembro de 2010 - 06h32
O instrumentistas Carlos Guery apresenta na noite desta quinta feira 23, durante a Seresta Cultural que acontece no Mercado Cultural a partir das 20h00, o DVD “emociones sin palabras” gravado ao vivo no teatro Banzeiros no mês de novembro passado. Boliviano de nascimento e rondoniense de coração, Carlos Guery mora a vários anos em Porto Velho e já é bastante conhecido do público rondoniense. O DVD é recheado de canções conhecidas do grande público, que fazem parte do repertório de cantores famosos como Roberto Carlos, Bienvenido Granda e tantos outros.
Ontem 22 de dezembro, o estado de Rondônia completou 28 anos de criação.
********
E não colocaram nem mesmo uma nota oficial lembrando tão importante data.
********
Aí leio a coluna “Sem Papas na Língua” do Carlos Sperença e encontro uma nota dizendo que:
********
“Como a data Magna de Rondônia foi transferida, por iniciativa do deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) de 22 de dezembro para 4 de Janeiro, hoje não será feriado, tampouco haverá solenidades festivas. Tudo ficou para o 4º de janeiro, quando os rondonienses vão festejar mais um aniversário de emancipação do estado”.
*******
Na realidade, a iniciativa não foi bem do deputado em apreço.
*******
Acontece que o político apelidado pelo próprio Sperança como “Raposão” não tendo o que fazer, conseguiu convencer o então governador Ivo Cassol a transferir a festa de aniversário do estado que vinha acontecendo até então, no dia 4 de janeiro data da instalação, para o dia 22 de dezembro data da criação do estado.
*******
Até aí tudo bem! Acontece que esse colunista à época protestou através dessa coluna e então, foi convidado para uma reunião que aconteceu no gabinete do Secretário da Secel no prédio do relógio e lá estavam o Chefe do Cerimonial do governo estadual Paulo de Tarso e outras autoridades que questionaram, por que eu era contra a transferência da data de 4 de janeiro para o 22 de dezembro.
********
Primeiro disse que não era contra a data de 22 de dezembro coisa nenhuma, na realidade, o que eu havia contestado era a falta de visão empresarial da assessoria do governo.
********
Perguntei se o governo havia consultado a Fecomercio, Sindloja e Associação Comercial sobre se eles concordariam em pagar horas extras aos seus empregados, pois segundo a proposta do “Raposão” o dia 22 de dezembro passaria a ser feriado.
*******
Então seria feriado no dia 22, antevéspera de Natal.
*******
Fiz os “caras” verem, que o prejuízo seria enorme caso insistissem em transferir a data da festa.
*******
Só sei que depois daquela reunião, nada, mais foi feito a não ser, a divulgação de que oficialmente a festa de aniversário do estado de Rondônia passaria a acontecer no dia 22 de dezembro e não mais no dia 4 de janeiro.
*******
Naquele ano (2008) no dia 22 de dezembro nada aconteceu nem mesmo foi decretado Ponto Facultativo e também não aconteceu nada no dia 4 de janeiro de 2009.
*******
Na tentativa de salvar a pátria da mancada, “Raposão” mais uma vez, convenceu o governador que solicitasse a um deputado da base aliada, que apresentasse um Projeto de Lei, transformando o dia 4 de janeiro como sendo o dia oficial das comemorações da criação do estado de Rondônia. O deputado escolhido foi o acima citado.
*******
A falta de sensibilidade para com as datas importantes do nosso Estado é tão latente, que ontem dia 22, o governo estadual promoveu a solenidade de entrega da Comenda “Medalha do Mérito Rondon” e não associou o ato a data da criação do nosso estado.
*******
Agora vamos festejar o 4 de janeiro data da instalação do estado de Rondônia com feriado e tudo.
********
Não sei se vai dar tempo do novo governador preparar alguma festa.
********
Porém, tenho uma sugestão, não para o governo que vai assumir no próximo dia 1º, mas, a partir da próxima eleição para governador estadual.
********
Que a festa da posse passe a ser, sempre no dia 4 de janeiro.
********
Assim faremos apenas uma festa e uma só despesa.
*******
As aberrações foram criadas para serem corrigidas!
CULTURA
Ana de Holanda assume MinC
Filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda e irmã do cantor Chico Buarque, Ana Maria Buarque de Hollanda foi escolhida pela presidente eleita, Dilma Rousseff, para comandar o Ministério da Cultura. Ela trabalhou no Centro Cultural São Paulo, da Secretaria Municipal de São Paulo, de 1982 a 1985, e chefiou o setor de música do órgão. Foi também Secretária de Cultura do Município de Osasco, entre 1986 e 1988, e diretora do Centro de Música da Funarte, entre 2003 e 2007. Nascida em 12 de agosto de 1948, no Rio de Janeiro, estreou nos palcos aos 16 anos, acompanhando o irmão Chico Buarque, como integrante do quarteto As Quatro Mais, no show “Primeira Audição”. Em sua carreira, além de três discos próprios, tem participações em discos de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Toquinho e Miúcha. Como atriz, participou de vários espetáculos, entre eles “O Reino Deste Mundo”, dirigido por Amir Haddad. Escreveu, em parceria com a dramaturga Consuelo de Castro, a peça “Paixões Provisórias” e em 1993 participou do musical “Nunca Te Vi, Sempre Te Amei”
NATAL
Zezinho Maranhão - Buquê de Natal
O disco é o que existe de melhor em se tratando de canções natalinas
O compósito e cantor Zezinho Maranhão está com um ótimo trabalho em CD recheado de canções natalinas.
O disco apresenta 14 canções cujos versos exaltam o nascimento do Menino Jesus. A idéia da gravação de um CD com músicas natalinas foi uma sugestão da esposa do cantor poetisa Alice Maria Poltronieri e de seu irmão professor Chiquinho (Dicap). Os arranjos foram feitos pelo maestro Mauro Araujo, Zezinho ainda contou com o apoio do coro CIRflor/CECLU integrado por Zezinho, Alice, Gina, Alina, Juan, Chiquinho, Leidinha, Jorginho, Hané, Sol Fernanda, Noa, Clarinda e Benjamim com participação especial da Leidinha na música Canto dos Povos.
O CD Buquê de Natal – Canções Natalinas com certeza é uma dos melhores presentes que se pode ofertar a um amigo, pela qualidade das músicas e da produção. Tivemos a oportunidade de ouvi-lo e ficamos encantados com tanta música bonita produzida pelo Zezinho Maranhão e seus parceiros. Destacamos entre tantas as canções: Pai Nosso (Canção de todas as cores), Bem, blem, blem; Natal dos filhos; Visão infantil; Canto dos povos entre outras.
No encarte Zezinho Maranhão faz a seguinte dedicatória: “Este é o Buquê de Natal, que mais que um produto, é um serviço devocional ao Mestre Salvador, oferecemos à Senhora Mãe de todas as Mães e de todos os filhos, fonte de bonança que por graça de Deus e obra do Divino Espírito Santos gerou o Vosso Filho e Nosso Senhor Jesus Cristo, Redentor e Salvador.
Estendo também às mães desses autores maravilhosos que compuseram as faixas deste trabalho que com amor tornou-se doce e leve fazê-lo, São elas: Mamãe Maria Madalena, a mãe especial, Dona Maria José Poltronieri, à dona Ema, dona Júlia, dona Sônia, dona Alice, dona Joana e dona Maria do Rosário. Aqui na terra a Mãe dos filhos da Missão, Madrinha Peregrina e em memória à mãezinha Chiquinha Clarinha, nossas ternas e eternas mães de nossa família. Bivó Alina, avó mãezinha Maria Francisca que também é Alina o meu amor e reverência a todas elas amorosas governadoras e servas.
Nas últimas décadas nenhum artistas compositor e cantor, apresentou um trabalho tão bem produzido e com músicas tão bem elaboradas como o nosso querido Zezinho Maranhão. Quer dar um ótimo presente de natal ligue para: 9283-8179 e solicite o CD “Buquê de Natal”.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando