Segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 - 19h02
O carnaval de Porto Velho começa nesta segunda feira dia 31 de dezembro, com o desfile no final da tarde, do Bloco Mistura Fina. O bloco foi criado há 29 anos pelos técnicos que trabalhavam na construção da Usina Hidrelétrica de Samuel em sua maioria cariocas, que para lembrar as comemorações de final de ano de sua terra natal, criaram o bloco no estilo “Bloco das Piranhas”, que desfilam pelas ruas do Rio de Janeiro até hoje e cuja principal fantasia, é o homem vestido de mulher e a mulher de homem.
No inicio o bloco se concentrava na rua Guanabara entre a D.Pedro II e a Carlos Gomes no bairro São Cristóvão de onde saía rumo a Sete de Setembro, Brasília, Almirante Barroso onde faziam uma parada estratégica, para receberem a adesão dos carnavalescos de Porto Velho que freqüentavam o Bar do Casimiro. Entre esses foliões de Porto Velho destacamos o Bainha (um dos fundadores do bloco), Manelão, Silvio Santos, Oscar Knigthz, Zé Baixinho, Pelado, Careca, Babá, Jair Macaco Chirrado e tantos outros. Com o término da construção da hidrelétrica os idealizadores do bloco, compositor José Leôncio e o diretor de Harmonia da Império do Samba Edinho e mais alguns dirigentes, passaram oficialmente a direção do bloco para o Manelão, Bainha e Oscar e então o cordão passou a sair do Bar do Casimiro. Com o falecimento do Casimiro a turma passou a se reunir no Bar do Antônio Chulé (Joaquim Nabuco com a rua Bolívia), onde permanece até os dias de hoje. Já nos anos 2000 os dirigentes da escola de samba Asfaltão assumiram a coordenação do bloco e então os desfiles passaram a ser mais organizados, inclusive com a oficialização da utilização da Maizena como fantasia obrigatória para todos os foliões.
Hoje os homens já não se fantasiam de mulher, a exceção vai para o Silvio Santos que todos os anos se traveste de uma personagem feminina geralmente destaque da novela em evidencia. Outro grande destaque nos desfiles atuais, são as marchinhas criadas exclusivamente para o bloco que têm como compositores, Altair dos Santos Lopes o Tatá, Trio de Ouro (Bainha, Oscar e Zé Baixinho), Waldison Pinheiro, entre tantos e principalmente a participação das Pastoras do Asfaltão que abrem o desfile interpretando famosas Marchas Rancho.
No governo de Roberto Sobrinho o bloco passou a ser oficialmente a abertura do carnaval do ano que chega, portanto o desfile dessa segunda feira dia 31, é oficialmente a abertura do carnaval de 2013.
O Bloco Mistura Fina dá adeus ao ano “Velho” e boas vindas ao “Ano Novo”. Veja o horário da concentração, a saida do bloco e o percurso, na matéria abaixo.
CONSIDERAÇÕES
Em busca de novas energias
Por Silvia Ferreira Pinheiro (*)
Para fechar o ano com chave de ouro, dando adeus a tudo de ruim que aconteceu em 2012 e abrir os braços para as vitórias que virão em 2013, só indo buscar a boa energia no tradicional Bloco Mistura Fina, que há 29 anos reúne a nata dos músicos da cidade, seja do carnaval com samba, marchinhas e frevos; da boêmia e de todos os segmentos da música e de outras artes, em fim reúne gente de bem da cultura local que cantam e encantam o ano inteiro com sua arte.
Reúnem-se nesta brincadeira homens e mulheres que feito crianças se soltam e tomam banho de alegria com a guerra de talco, trigo e amido de milho.
Só um reforço, não vá ao salão antes de ir ao bloco, pois, ficam todos envolvidos pelo branco que simboliza a Paz. Por isso, o slogan do Bloco é um trecho do samba do Bainha com a turma do Santa Barbara, que diz: “...Venha em Paz, esta é a melhor fantasia, que você pode curtir e sambar....”
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando