Domingo, 19 de janeiro de 2014 - 05h08
A Corte de Sua Majestade Rei Momo
Há muito tempo, a figura do Rei Momo aparece comandando o carnaval, não só no Brasil, mas, nos países onde a brincadeira acontece.
Na Roma antiga, o mais belo soldado era designado para representar a deusa Momo, apesar de Momo ser mulher, no carnaval, ocasião em que era coroado Rei. Durante os três dias da festividade, o soldado era tratado como a mais alta autoridade local. Encerrada as comemorações, o “Rei Momo” era sacrificado no altar de Saturno.
Rei Momo no Brasil
Em 1910 o palhaço negro Benjamim de Oliveira personificou o Rei Momo, pela primeira vez no Rio de Janeiro. A figura atual do Rei Momo surgiu em 1933, quando Edgar Pilar Drumond, cronista carnavalesco juntamente com o jornalista Vasco Lima e outros do jornal A Noite, criaram um boneco de papelão a que chamaram Rei Momo I e Único. Em 1934, o jornal decidiu passar o rei para carne e osso, sendo consenso que devia ser alguém alegre, bonacheirão, bem falante e com cara de glutão.
A Corte do Rei em Porto Velho
Entre tantos Reis Momos que reinaram no carnaval de Porto Velho, destacamos Emil Gorayeb, Mourão Paulo, Manelão e José Ferreira.
Destes os mais carismáticos foram Emil Gorayeb que dominou os carnavais da década de 1950 e inicio dos anos sessenta. E o Manelão que reinou nos carnavais de 1978/79 e 1980. Mourão Paulo – Mourãozinho também foi um Rei muito animado e o José Ferreira foi o último Rei que realmente sabia comandar a folia.
No carnaval deste ano (2014), o Ruymar Pereira volta a assumir o trono que em 2012 teve como dono o folião Thiagão. De acordo com a presidente da Funcultural Jória Lima, a Corte do Rei este ano homenageará figuras emblemáticas do carnaval de Porto Velho nos cem anos de existência do município, assim vamos ver na Corte personagens representando Manelão, Zekatraca, Marise Castiel, Juruna, Leônidas, e tantos outros. É claro que os integrantes tradicionais da Corte como Pierrot, Colombina, Arauto, Bobo da Corte e a Rainha do Carnaval e suas Princesas mais a figura exclusiva do carnaval de Porto Velho Maria da Chave estarão presentes.
Lenha na Fogueira
A única escola de samba que está ensaiando de verdade é a Acadêmicos do São João Batista. O presidente Pai Beto estruturou a agremiação com aparelhagem de primeira linha e a comunidade dos bairros Tucumanzal, Vila Tupi, Boa Esperança, Eletronorte e é claro, São João Batista está prestigiando os ensaios.
*********
Banana Split, Valcir do Cavaco, Silfarney e a diretoria de harmonia, comandam o esquenta a partir de toda terça feira na sede da azul e branco.
********
Quem passa na BR – 364 sentido Guajará Mirim a noite a partir das 20h00, escuta o rufar dos tambores, pois a sede fica na rua da Beira da Rodovia.
********
O samba de autoria do Mávilo Melo, Valci do Cavaco, Banana e Pai Beto está sendo considerado um dos melhores deste carnaval e a turma já está com a letra na ponta da língua.
********
Enquanto isso, o samba da escola Asfaltão pelo menos até quinta feira, não havia sido gravado. Esse atraso pode fazer com que o CD da Fesec não seja apresentado no dia 1° quando todas as escolas estarão se apresentando na praça Aluizio Ferreira justamente cantando os sambas de 2014.
********
Dizem que a diretoria do Asfaltão está com receio de autorizar a gravação sem que o autor Tavernard esteja presente. Tavernard está em férias no Nordeste e só chega esta semana.
********
Isso é que é consideração e respeito para com o autor da obra. Em outras agremiações o “pobre” do compositor não ganha nem a camisa da harmonia para desfilar na escola.
********
Por falar em escola de samba o presidente da Fesec, não gostou da coluna onde colocamos que as escolas de samba de Rolim de Moura e Costa Marques fazem jus ao repasse que o governo do estado vai fazer a Federação através da Associação Arco Iris. Não tem jeito Cabeleira, caso essas escolas sejam realmente filiadas à Fesec têm que participar do rateio, é de justiça!
********
Enquanto isso os presidentes de alguns blocos de trio estão preocupados. Veja o que eles postaram no face:
********
Presidentes preocupados com Carnaval da capital. Domingos Tavares presidente do Bloco Porto Fla Urubuzada; Bruno Arruda Presidente do Bloco Murupi; Andrei Presidente do Bloco Jatuarana Sul; Feitosa Presidente do Bloco To de Folga; Sidney Presidente do Carnaleste.
*********
Reuniram-se para discutir os caminhos a ser tomado para carnaval do capital na Zona sul, Leste, Norte, Oeste e Centro.
**********
Até o momento não fomos chamado para falar sobre o famoso TAC que nunca foi cumprindo pelas nossas autoridades MP; PM; Bombeiros; Semtran; Secel; Fulcultural e Blocos de carnaval.
*********
A Uniblocos até o momento também não chamou os blocos para resolver o que tem que fazer para o melhora do nosso carnaval. “Meus amigos temos que mos unir porque senão vai ser difícil fazer cultura. arte. Carnaval em Porto Velho”.
********
Obs: Grades de proteção e Banheiro químico tem que ser de responsabilidade do poder público. Prefeitura e Governo. ”A união faz a força” pelo carnaval da capital.
********
O negócio aliviou um pouco com o anúncio da presidente da Funcultural dizendo que a prefeitura de Porto Velho vai disponibilizar aos Blocos R$ 200 Mil.
********
Essa grana deve ser rateada entre mais de 30 blocos filiados à Uniblocos. Faz as conta ao Domingos da Urubuzada ver quanto vai dá pra pagar pelo menos o “pipoqueiro”.
*********
Não é fácil colocar um bloco de trio elétrico na rua. As despesas com segurança, grades, cordeiros e banheiros químicos leva quase todo o apurado com a venda das camisetas. O Rei mandou cair dentro da folia. E Lá Vou Eu!
Vai quem Quer seleciona Musas
A presidente da Banda do Vai Quem Quer Siça Andrade, através da coordenação do Coquetel de Lançamento das Camisetas, reuniu com a coordenadora geral Ana Célia Santos e selecionou na últimas quinta feira as jovens modelos que estarão apresentando à imprensa a Camiseta da Banda do Vai Quem Quer para o carnaval deste ano. “Seguinda a tradição criada pelo meu pai Manelão o tema da Banda 2014 só será conhecido no dia 21 de fevereiro quando as meninas vão apresentar as camisetas no tradcional coquetel oferecido à imprensa”, disse Siça.
Quanto ao baile o Boom da Banda Siça alerta aos foliões que os convites estão sendo bastante solicitados e os inteessado devem procurar a sede da Banda a rua Joaquim Nabuco para adquiri o seu, para não ficar de fora de uma dos melhores bailes carnavalesco de Porto Velho. O Boom da Banda vai acontecer no dia 14 de fevereiro na Talismã 21.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando