Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Carnaval: Bloco To na Night desfila no Guajará Folia


 Carnaval: Bloco To na Night desfila no Guajará Folia  - Gente de Opinião

CARNAVAL: Bloco To na Night desfila no Guajará Folia

Desde a noite da última quinta feira 11, Guajará Mirim vive em clima de folia com a realização de mais uma edição do seu Carnaval Fora de Época “Guajará Folia”, promovido pela equipe Tô Na Night. A abertura da festa aconteceu na com a apresentação do grupo de dançarinos e dançarinas do boi bumbá Malhadinho uma das atrações do Festival Folclórico Duelo na Fronteira. Ontem 12, o carnaval começou pra valer com os foliões do bloco “Tô na Night” comandado pelo Ricardinho desfilando pela principal avenida de Guajara Mirim.

Nos últimos anos o Guajará Folia levou para as avenidas de Guajará Mirim, mas de 15 mil pessoas, com a participação de um dos fenômenos da música baiana, a Cantora Cátia Guimma. Para 2013, espera-se elevar esse recorde para mais de 20 mil pessoas advindas de todas as partes do Estado de Rondônia.

O Bloco To Na Night é considerando uns dos melhores blocos de carnaval do Estado de Rondônia. Sempre trazendo as melhores bandas da Capital e uma atração da Bahia a capital do Axé music. Alem de toda estrutura montada com qualidade, necessária para um bloco de ponta, seja em trio elétrico, carro de apoio, as melhores bandas, abadas e camarotes adequados para este tipo de evento.

“Não é demais afirmar que o setor cultural e turístico do nosso município vem crescendo com o carnaval fora de época” disse Ricardinho

ESTRUTURA DO EVENTO 2013

O evento acontece na avenida principal de Guajará Mirim, com aproximadamente 20 mil pessoas.

Animação Groove Bom, DJ Pirata, Delirão e DJ Deivisson.

E ainda o Trio VW , que é um dos mais novos e moderno Trio Elétrico do Estado. Com equipamentos de ultima Geração que permitem uma perfeita qualidade de som na avenida.

Mais de 100 profissionais são envolvidos direto e indiretamente, para realização deste mega evento.

O Guajará Folia termina na noite de hoje 13.


O que está acontecendo com a Funcultural de Porto Velho?

 

************

Tem alguma coisa que não está dando certo. Basta analisarmos as ultimas tentativas de realização de qualquer ação, para vermos que tem algo no ar que não é urubu e nem avião. Pode até ser “avião”!

 

********

Se não vejamos!

 

*********

Primeiro reuniram com o pessoal que realiza shows musicais no Mercado Cultural e prometeram que os Projetos ali desenvolvidos, em breve passariam a receber subsídios da prefeitura.

 

********

Depois divulgaram a realização do Seminário sobre Carnaval com a presença de carnavalescos de renome nacional, que viriam a Porto Velho palestrar e ministrar oficinas aos dirigentes das nossas escolas de samba.

 

********

Divulgaram a realização do Caldeirão Musical que serviria para arrecadar fundos para os Projetos que são apresentados no Mercado Cultural.

 

*********

Para encurtar a conversa. Os únicos eventos que deram certo até agora na Funcultural foram:

 

********

O Arrastão de São João que colocou na avenida Farquar praticamente todos os grupos folclóricos de Porto Velho desfilando, foi realmente uma festa muito bonita.

 

********

E a Conferencia Municipal de Cultura. Assim mesmo, na Conferencia aconteceu aquele quiproquó com os índios Karitianas.

 

*********

Agora quem está na iminência de não acontecer é o Arraial Municipal “Arrasta Pé no Madeira”.

 

*********

A pergunta que não quer calar é: Por que as falhas nos eventos programados pela Funcultural?

 

********

No nosso humilde entendimento, o que falta é planejamento. Tá na hora de parar com o ôba ôba! Tá na hora de discutir mais com a equipe, a viabilidade dos eventos.

 

*********

Como é que se programa um evento do tipo “Caldeirão Musical”, num ambiente visivelmente sem estrutura, sem condições de segurança algumas, prestes a desabar como é o caso do Clube onde a festa estava marcada para acontecer e graças ao Corpo de Bombeiros não aconteceu!

 

********

A festa bem poderia ter acontecido em frente ao Mercado Cultural inclusive com cobrança de ingresso, era só fechar a rua e pronto. Aí vem o puxa saco e diz: A rua é pública, por isso não se pode cobrar ingresso! Então proíbe os blocos carnavalesco de venderem abada...

 

*********

O Seminário do Carnaval não aconteceu também por falta de conversa entre a Funcultural e a Procuradoria do Município. Acontece que as normas da PGM dizem que a prefeitura não pode pagar por serviços, antes que estes sejam realizados. No caso os palestrantes exigiam parte do cachê adiantado e como a Funcultural não tem recursos para sanar dívidas desse porte, os carnavalescos de Porto Velho ficaram a ver navios mais uma vez!

 

*********

Agora estamos vivendo o drama da realização do Arraial Municipal “Arrasta Pé do Madeira”.

 

********

Por sinal ótima idéia. Porém, parece que mais uma vez a PGM não está querendo dar parecer favorável.

*********

Louvamos a iniciativa da presidente Jória em realizar o Arraial Municipal, porém, é necessário planejar melhor as ações da Fundação.

 

********

Não quero passar idéia negativa a respeito do Arraial Municipal, porém, dificilmente o evento vai iniciar na data marcada, ou seja, 26 de julho.

 

*******

Sabem por que? Além da má vontade dos Procuradores Municipais, a entidade apresentada estava impedida de firmar convênio, isso quer dizer, que é preciso começar tudo de novo, com o CNPJ de outra entidade o que já está sendo providenciado.

 

*******

Acontece que faltam apenas 13 dias, para a data marcada

 

********

Se o processo correr na velocidade da luz!

 

********

Mesmo assim, a grana não sairá antes do dia 1° de agosto! Daí!


Carnaval: Bloco To na Night desfila no Guajará Folia  - Gente de Opinião

LEI: Obras apreendidas serão doadas a museus

A presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.840/2013, que dispõe sobre a destinação de bens de valor cultural, artístico ou histórico apreendidos pela Receita Federal, cedidos à União como pagamento de dívidas ou que tenham sido abandonados aos museus brasileiros. O texto aprovado foi publicado no Diário Oficial da União na última terça-feira (9).

A Lei 12.840/2013 é fruto do PLC 97/2011, que foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal no mês passado. Com origem na Câmara dos Deputados, a proposta foi apresentada à Câmara pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) e relatada no Senado pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

Com a sanção presidencial, a guarda e a administração de bens deste tipo poderão ser concedidas a museus federais, estaduais ou municipais. A Lei também admite a possibilidade de entrega de bens a museus privados, desde que não tenham fins lucrativos e integrem o Sistema Brasileiro de Museus.

Conforme estabelecido pelo texto, que já está em vigor, o Ministério da Cultura será notificado sempre que houver bens deste tipo em disponibilidade. Havendo interesse, o MinC providenciará sua transferência às entidades às quais os bens forem destinados.

O Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus será ouvido previamente sobre a conveniência de se destinar o bem aos museus. Caso se trate de bens tombados em âmbito federal, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) deverá pronunciar-se quanto à destinação dos bens aos museus.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)