Domingo, 4 de fevereiro de 2018 - 13h16
O carnaval de rua de Porto Velho coordenado pela Funcultural, apresenta neste domingo 04, os desfiles dos blocos “Pirarucu do Madeira” e Furacão da Zona Sul.
O carnaval tradicional será por conta do desfile do Pirarucu do Madeira que este ano, vai lembrar através de estandartes, agremiações carnavalescas que se apresentaram no carnaval de rua de Porto Velho, desde os anos de 1920 até 1970. Luciana Oliveira e Segismundo têm como propósito, nos desfiles do Pirarucu, trazer de volta, os carnavais de antigamente colocando “bonecos” representando seus realizadores. Este ano será a vez de recordar blocos como o Da Dona Jóia, Oxerevause, Rei da Selva, Professor Inácio entre outros.
A concentração começa as 15 horas, na rua Pinheiro Machado em frente ao Complexo Deroche Peque Franco no bairro Caiari e o desfile está marcado para começar as 17 horas, com a Banda “Pirarucu Escamado” tocando apenas marchinhas, frevos e samba enredo. No Pirarucu do Madeira não tem venda de abadá.
Furacão da Zona Sul
Considerado um dos maiores blocos de Porto Velho o Furacão da Zona Sul vai desfilar na noite deste domingo dia 4, saindo da frente do campo Florestão na rua Jatuarana, as 20 horas.
O Furacão tem banda própria cuja cantora principal, é a espetacular Edineide Souza. As atrações da noite de hoje são Allan Veck; Ítalo Carvalho; DJ Ricardo Júnior. Grupo Furacão Dance, Bom de Sambar e ela Edineide Souza.
O desfile começa em frente ao campo Florestão e vai até o CEDEl do Cohab. Furacão da Zona Sul é hoje.
Lenha na Fogueira
Com a banda “Pirarucu Escamado” tocando os frevos pernambucanos clássicos e as marchinhas tradicionais do carnaval brasileiro e as marchinhas dos blocos de Porto Velho, o bloco Pirarucu do Madeira desfila pelas ruas do centro de Porto Velho, na tarde/noite de hoje.
********
Segismundo e Luciana trabalharam nos últimos dias, a confecção dos estandartes dos blocos antigos de Porto Velho que serão homenageados ou lembrados no desfile que começa as 17 horas e tem tudo para varar a madrugada.
*******
Ano passado o desfile terminou no Mercado Cultural e com certeza, este ano, só não vai até o Mercado porque lá, não vai acontecer na noite de hoje, nenhuma programação carnavalesca, com isso, o Pirarucu vai terminar seu desfile do jeito que começou, ou seja, na rua Pinheiro Machado com a Presidente Dutra.
*******
Não existe nenhum bloco melhor para as famílias brincarem carnaval do que no Pirarucu. Quando falo família, estou me referindo a pai, mãe, filhos, netos, sobrinhos enfim, até bebezinho. É o carnaval mais democrático de Rondônia e em especial de Porto Velho, apesar das posições políticas da Luciana. No bloco é só alegria!
*******
Os músicos da Banda Pirarucu Escamado vão tocando no chão, que dizer, não tem nada de trio elétrico e mais, não precisa pagar nada, pois o bloco não vende abadá, bebida só nos ambulantes ou então quem quiser que leve seu isopor. É tudo espontâneo no desfile do Pirarucu do Madeira.
*******
Estarei lá com certeza, Teve um ano que até carreguei o Boneco da Dona Marise. Este ano, em virtude de tratamento de saúde vou com mais calma. Pirarucu do Madeira é o carnaval mais autêntico de Porto Velho. Te espero lá morena gostosa!
*******
Outro evento que com certeza, vai reunir muitos foliões, é o desfile do bloco Furacão da Zona Sul que está marcado para começar as 20 horas, saindo de frente do campo Florestão na rua Jatuarana. A banda que puxa os foliões, é muita animada. Na realidade, os blocos da Jatuarana são todos animados. Vai lá conferir o carnaval da Zona Sul hoje a noite.
********
Por falar em carnaval. Os desfiles das escolas de samba, por sugestão da direção da Sejucel, só vai acontecer no dia 24 deste mês. O problema, foi justamente burocrático, pois o governo via Supel, tem que dar um prazo, após a abertura das propostas da licitação e anunciar a vencedora, para as empresas concorrentes que se acharem prejudicadas, recorrer e até impugnar a Licitação.
********
Como medida de precaução da direção da Sejucel, para não ser pega de surpresa convocou a direção da Federação das Escolas de Samba e sugeriu que os desfiles só fossem no dia 24, pois, caso alguma empresa entre com recurso, dará tempo para se resolver o problema.
********
Não precisamos nos preocupar muito, até porque a grana das escolas de samba só foi depositada na última quinta feira e com adiamento dos desfiles, as agremiações ganham mais uma semana para trabalhar seus enredos o que garante mais qualidade.
*******
É frusteantes para os carnavalescos, mais uma vez, ter que desfilar, vamos dizer, fora de época, ou após os dias do carnaval tradicional. Por outro lado, faz muito tempo que em Porto Velho, as escolas de samba não desfilam durante os dias tradicionais do carnaval, ou seja, sábado, domingo, segunda ou terça-feira.
*******
O último desfile que foi em 2016 aconteceu após quase um mês da data correta e mesmo assim o público prestigiou os desfiles. Este ano até que vai ser quase no período correto. Apenas com uma semana de adiamento.
*******
Esse negócio das escolas de samba desfilarem fora da época do carnaval tradicional, só vai acabar em Porto Velho, quando a CIDADE DA CULTURA estiver pronta. Isso deve ser lá para o ano de 2020. Falta pouco!
Costa Marques escolhe Rainha do Carnaval
Costa Marques a princesinha do Vale do Guaporé tem tradição na realização de desfile carnavalescos de escolas de samba e blocos. Com o apoio do prefeito Mirandão o promoter Cliuson Torres realizou no Night Club dia 27 de janeiro, o concurso que elegeu a Rainha do Carnaval e suas princesas.
Costa Marques se destaca como sendo um dos municípios que vai realizar festas carnavalescas com desfile de escolas de samba e blocos. “Graças ao prefeito Mirandão e o deputado Lebrão”, disse Cliuson.
A Rainha eleita do Carnaval de Costa Marques foi a jovem sambista Natacha Rodrigues de Ramalho e a Musa Brenda Azevedo.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando