Quarta-feira, 11 de setembro de 2013 - 05h06
O fotografo Roni Carvalho do Diário da Amazônia cobriu no último final de semana (6 e 7), o carnaval fora de época de Humaitá (AM), promovido pelo bloco Beijo na Boca.
O bloco que está em seu quinto ano, reúne sempre no mês de setembro, centenas de foliões brincando carnaval no circuito da Praça da Rodoviária/Posto Atem/Praça da Rodoviária. Os foliões do município de Porto Velho (RO) segundo a PM do Amazonas depois dos de Humaitá, compareceram em maior número, uma vez que o Beijo na Boca mantém representante na capital rondoniense.
Foram três dias de festa com os foliões portadores do abada do bloco, ou mesmo na pipoca, dançando ao som das bandas: Babado Novo (BA), Gemido de Menina, Groove Bom (PVH) e Levi Alvim (ex cantor da Banda Beijo baiana). Segundo estimativas da policia militar do estado do Amazonas, o público em 2013 bateu todos os recordes dos anos anteriores, pois chegou a mais de 15 mil foliões brincando carnaval. “Desde quinta feira dia 6, os hotéis encerram as reservas por falta de vaga. “Tive que armar minha barraca na praça para poder descansar”, disse o empresário Tarcísio mais conhecido como ceará do restaurante.
A diretoria do bloco Beijo na Boca disse que em 2014 a organização e as atrações serão melhores que as deste ano.
As fotos estão no site www.diariodaamazonia.com.br
Era meu pensamento começar a coluna, escrevendo sobre a Operação Apocalipse, porém ao visitar meu face encontrei a postagem do Geovani Berno que também é conhecido como “Espermatozóide Careca”. Veja o que eu pensei em escrever e o Geovani escreveu:
********
“Cheguei a uma conclusão. A Polícia Civil só prendeu INOCENTES na operação Apocalipse e em seus desdobramentos. Estou besta com a incompetência desta polícia que ao invés de prender assassinos, ladrões e outros tantos meliantes, fica perdendo tempo prendendo gente trabalhadora, honesta e que não fez nada. Gente, estou muito chocado viu? Quem viu/leu o depoimentos dos vereadores presos, dos deputados colocados sob suspeição e de outros que foram presos injustamente (sic), tem a perfeita noção do que estou falando... Tem gente até falando em renunciar ao mandato (algo que não recomendo por precaução), caso provem sua culpabilidade. Tem até profissional da imprensa que jogou sua carreira aos 4 ventos caso provem a culpa de seu assessorado. Isso que é certeza da inocência. Enfim, deixo aqui meu registro emocionado contra esta e outras operações policiais que só prendem pessoas inocentes. Aliás, o Panda e Urso Branco estão lotados de gente inocente”
********
Como disse, era tudo que queria escrever e não foi preciso. Em Rondônia é tudo inocente, até o “Danadão”. O resto é governo.
*******
Por falar nisso, na coluna de ontem, a intenção era comentar sobre os desfiles de 7 de Setembro em Porto Velho.
*******
Primeiro, talvez com receio de levar mais uma calorosa vaia, o governador não marcou presença no palanque oficial e assim, o Grito dos Excluídos foi abafado.
********
Li neste Diário uma matéria dizendo que o Movimento de Fanfarras em Porto Velho estava parado por falta de apoio.
*******
Para minha surpresa após os desfiles das tropas militares, da turma antiga só quem não apresentou fanfarra foi o Carmosina e o Major Guapindaia, os demais desfilaram ao som de suas próprias fanfarras.
*******
O Colégio Castelo Branco que ficou conhecido como Castelão justamente pelas apresentações magníficas de sua fanfarra nos anos 80/90 voltou.
*******
Escutei de longe uma fanfarra fazendo variações durante a passagem pela frente do palanque oficial, e ao chegar mais perto, fiquei surpreso com o Buzuca comandando como nos velhos tempos, a fanfarra do Castelão. Valeu Buzuca!
*******
A fanfarra do Daniel Nery também se apresentou, assim como a do colégio Tancredo Neves.
*******
Outra surpresa foi a apresentação da fanfarra do Instituto de Educação Carmela Dutra. Olha que a última vez que o colégio se apresentou com fanfarra própria, sua denominação era Escola Nornal Carmela Dutra, há muito tempo.
********
O movimento de fanfarra pelo que vi, não está parado o que parou foi a tal de Federação de Fanfarras. Desde quando as desavenças começaram dentro da Federação que as fanfarras começaram a ter dificuldades para se apresentar e até de representar Rondônia nos concursos nacionais.
*******
Ainda temos ótimas fanfarras em atividade, o que falta é organização e aí concordo, mais apoio por parte da Secretaria de Educação – Seduc. Faltam mesmo, as realizações das competições que por muito tempo fizeram com que nossas fanfarras estivessem na mídia nacional.
*******
Em suma: Os desfiles de 7 de Setembro na minha visão, foram mais bem organizados este ano.
*******
Tinha até arquibancada. Só não sei quanto custou!
EVENTO
Conferencia estadual de cultura
Cacoal vai abrigar entre os dias 13 e 15 próximos, a III Conferência Estadual de Cultura, de onde sairão os delegados que representarão o estado de Rondônia na Conferencia Nacional que vai acontecer no mês de novembro em Brasília.
A equipe sob a coordenação da secretária Eluane Martins, Nazaré Silva e Chicão Santos recebe na capital do café os delegados dos municípios que aderiram ao SEC eleitos nas respectivas conferencias municipais, realizadas no primeiro semestre deste ano.
A conferência estadual de cultura tem um caráter mobilizador e propositivo, com estratégias de articulação e cooperação institucional com os demais entes públicos municipais, e desses com a sociedade civil, através dos segmentos culturais, dos povos indígenas e das comunidades tradicionais que dinamizam a participação e o controle social na gestão das políticas públicas de cultura. O tema geral da III Conferencia Estadual de Cultura será:“Uma Política de Estado para a Cultura - Desafios do Sistema Estadual de Cultura, na Organização da Gestão e no Desenvolvimento da Cultura Rondoniense”. A abertura está prevista para acontecer as 20h00 desta sexta feira 13. Os eixos temáticos são:
Eixo I – Implementação do Sistema Nacional de Cultura – Palestrante Francisco Santos Lima
Eixo II – Produção Simbólica e Diversidade Cultural – palestrante Everaldo Lins Santana
Eixo III – Cidadania e Direitos Culturais – palestrante: Pe. Patrick Samuel Batista
EixoIV - Cultura e Desenvolvimento – palestrante Marcelo Pereira.
A equipe da Secel chega a Cacoal nesta quinta feira12, para providenciar a recepção aos delegados municipais que participarão da Conferência.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando