Quinta-feira, 13 de janeiro de 2011 - 08h35
Visando seu desfile que vai acontecer na noite de domingo seis de março, na passarela do samba “Edson Fróes”, a escola de samba Asfaltão através do seu departamento de comunicação, apresenta a agenda de atividades que vão acontecer a partir do dia 14 deste mês de janeiro até o dia 11 de fevereiro, quando a escola promove o “Baile de Mascaras”.
A escola que tem como mascote um “Tigre de Bengala”, começa suas atividades com o Encontro com a Comunidade, Brincantes e Simpatizantes, que vai acontecer na “Tenda do Tigre” com inicio no dias 14 sábado que vem a partir das 18h00. O encontro volta a acontecer nos dias 21 e 29 de janeiro; sendo que no dia 29 o inicio das atividades será a partir das 13h00.
Ensaios
Os ensaios estão marcados para começar a partir do dia 1º de fevereiro na Rua Jacy Paraná entre a Brasília e Getúlio Vargas na Tenda do Tigre. “Independente do inicio dos ensaios, convocamos os batuqueiros para marcarem presença nos encontros que passam a acontecer a partir deste sábado”, disse o Mestre bateria Adilson Knight.
Outra grande promoção da escola de samba, será a realização do “Baile de Mascaras” que vai acontecer no dia 11 de fevereiro em local ainda não definido. O convite/mesa para quatro pessoas já pode ser adquirido ao preço de R$ 40. “Vamos movimentar a cidade realizando os melhores ensaios”, disse o presidente Reginaldo Makumba.
A escola de samba Acadêmicos do Armário Grande convida os sambistas de Porto Velho e em especial os residentes nos conjuntos habitacionais Mamoré, Guaporé e Rio Candeias para o primeiro ensaio que vai acontecer a partir das 20h00 de hoje na praça do Conjunto Rio Candeias.
********
A Armário Grande foi a última escola a escolher o hino para o próximo carnaval, mas, deu a volta por cima e sai na frente em relação aos ensaios.
*******
Pelo menos até ontem, nenhuma escola havia marcado ensaio para este mês de janeiro.
********
A programação da escola Asfaltão diz que os ensaios só começam no dia 1º d fevereiro
********
Por falar nisso, a direção da Casa da Cultura divulgou que as inscrições dos artistas plásticos que quiserem expor suas obras na Casa estão abertas até fevereiro.
*******
Na realidade o atual diretor da Ivan Marrocos que está lá desde o inicio da administração do Jucelis na Secel, não cuida de outra coisa a não ser promover exposição de artes plásticas.
********
Parece até que a Casa da Cultura é Galeria de Artes Plásticas, quando na realidade, deveria ser uma casa apta a reunir trabalhos de todos os segmentos culturais.
********
Temos conhecimento que algumas entidades privadas até colaboram mandando recuperar alguma coisa que esteja danificada na Casa caso queira utilizar suas dependências para expor obras de artistas de outros estados.
*******
Como foi o caso daquela exposição da Caixa Econômica.
********
A Casa da Cultura Ivan Marrocos é dotada de vários espaços que bem poderiam ser utilizados por grupos de teatro, de música, de artesanato, de bonequeiros, etc.
*******
Mas, fica apenas com as exposições de artes plásticas.
*******
Aquele quintal bem poderia ser transformado num ambiente para realização de encontros de poetas, show musicais, enfim.
*********
É preciso mais dinamismo. O marasmo não pode ser a tônica da Casa da Cultura.
*******
Voltando ao carnaval.
*******
Tem muita gente duvidando do desfile da escola de samba Acadêmicos do São João Batista.
********
O Cibalena segundo o “Split” já entregou o “barco” ao Rogério e mesmo assim, ninguém sabe quando começam os ensaios e nem mesmo quem será o mestre bateria da escola e o carnavalesco.
*******
Pelo menos tem uma coisa muito boa na escola azul e branco. É o samba do Mávilo Melo.
*******
Esse é de primeira qualidade. Espero que não fique apenas no CD da Fesec.
*******
Esse filme, de brincante assumir a direção da escola eu já vi na Pobres do Caiari.
*******
Os meninos insistiram em assumir a escola tirando a presidência do Aparício Carvalho e desde então, a escola nunca mais desfilou.
********
Uma coisa é entender de desfile de escola de samba
*******
Outra coisa é saber administrar uma escola de samba.
********
Ontem pela manhã, o presidente da Iaripuna Tatá e o presidente da Fesec Ariel Argobe estiveram visitando o trecho da avenida Rio de Janeiro onde se pretende realizar os desfiles das escolas de samba nos dias 6 e 7 de fevereiro.
********
O Ariel quer que o palanque oficial seja montado em frente a sede do Clube da OAB.
********
Tatá não está muito de acordo. “Mas como foram às escolas que escolheram o local, paciência”, diz o presidente.
********
E a grana! Tá pra sair.
FESTEJO
São Sebastião no outra lado do rio
O tradicional festejo em homenagem a São Sebastião, na comunidade do mesmo nome, margem esquerda do rio Madeira, em frente à cidade de Porto Velho, é um dos atrativos da Agenda Cultural desta semana, na capital rondoniense. Até o próximo dia 20, quando ocorre o ápice da festa, haverá novena todas as noites. De acordo com a vice-presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Berenice Simão, a prefeitura acompanha todos os festejos tradicionais, principalmente os mais antigos nas localidades às margens do rio Madeira.
A Agenda Cultural também trás mudanças no então Projeto Música Instrumental para Todos, que em 2011 passa a se chamar Projeto Música Instrumental "Acordes na Praça". Antes, o projeto era realizado somente na praça Getúlio Vargas, mas neste ano será levado às outras praças, principalmente as mais distantes da região central da cidade.
Programação
• Quinta feira (13/01) – Quinta Musical – música ao vivo com intérpretes locais, a partir das 19 horas, no Mercado Cultural.
• Sexta feira (14/01) – A Fina Flor do Samba – show de compositores e intérpretes do samba de Porto velho e convidados, a partir das 19h30min, no Mercado Cultural.
• Sábado (15/01) – Tarde de Encontro – Encontro de artistas para expressarem seus trabalhos e roda de samba, a partir das 13h30min, no Mercado Cultural.
• Sábado (15/01) – Projeto Música Instrumental "Acordes na Praça" – Com intérpretes locais, professores e músicos, amantes da música instrumental, na Praça Pirâmide, Avenida Jatuarana, zona Sul, a partir das 19 horas.
• Sábado (15/01) – Feira do Porto – Comidas típicas, exposição e comércio de artesanatos, a partir das 19 horas, na praça Aluizio Ferreira.
• Domingo (16/01) – Atividade religiosa na Igreja de Santo Antônio, a partir das 10 horas, na comunidade do mesmo nome, onde iniciou a cidade de Porto Velho. O local é propício para contemplar as belezas do rio Madeira e tirar fotografias.
• Domingo (16/01) – Feira do Porto – comidas típicas, exposição e comércio de artesanatos, a partir das 19 horas, na praça Aluizio Ferreira.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando