Sábado, 21 de fevereiro de 2015 - 05h19
Em reunião que aconteceu na manhã de ontem sexta feira dia 20, no Ministério Publico de Rondônia com a presença de representante da Policia Militar, Sesdec, Funcultural, bloco Galo da Meia Noite e representante do Carná Leste.
A pauta era para atender a solicitação do bloco Galo da Meia Noite, Bloco Leva Eu e Carná Leste que solicitaram o adiamento de seus desfiles do carnaval tradicional para outra data que foi decidida na referida reunião.
A primeira pauta discutiu a solicitação do bloco Galo da Meia Noite que gostaria de desfilar no dia 11 de abril. Após ouvir as explanações do representante da Policia Militar que sugeriu que o bloco desfilasse dentro da programação do Carnaval Fora de Época, juntamente com o bloco Leva Eu e o Carná Leste. Aceita a sugestão pela diretoria do Galo da Meia Noite, o calendário do que passou a ser denominado “Carnaval Fora de Época 2015”, ficou da seguinte maneira:
Dia 20 de março – Desfile do bloco Leva Eu no circuito da Zona Sul (Rua Jatuarana).
Dia 21 de março – Desfile do bloco Galo da Meia Noite no circuito Caiari.
Dia 22 de março – Carná Lestes com a participação de blocos da Zona Leste na Mamoré no sentido Alexandre Guimarães/José Vieira Caula.
Esse carnal Fora de Época também contempla os desfiles das escolas de samba nos dias 27 e 28 de março. “A programação das escolas de samba não foi discutida na reunião por já estar definida”, disse o presidente da Funcultural Marcos Nobre Júnior.
Hoje tem bloco na avenida
A programação do carnaval tradicional deste ano termina na noite deste sábado com os desfiles dos blocos Axé Folia Mix que tem concentração marcada para iniciar as 21h00 e o desfile para as 23h00 pelo circuito Caiari.
E o bloco Tô de Folga integrado por Policiais Militares que trabalharam durante o carnaval. A concentração começa as 21h00 e o desfile começa as 00h00 pelo circuito Caiari – Pinheiro Machado, Joaquim Nabuco, Carlos Gomes e Presidente Dutra.
Lenha na Fogueira
Apesar de hoje ainda acontecer os desfiles dos blocos Axé Folia Mix e Tô de Folga pelo circuito Caiari a partir das 21h00. O que está pegando de verdade é a decisão tomada na manhã de ontem sexta feira 20, em reunião que aconteceu no MPRO.
*********
Ali ficou acordado que Porto Velho contará com a realização do Carnaval Fora de Época oficial e que esse carnaval vai acontecer no mês de março com os desfiles dos blocos Leva Eu dia 20; Galo da Meia Noite dia 21 e Carná Leste dia 22.
********
O Carnaval Fora de época de Porto Velho termina com os desfiles das escolas de samba filiadas à FESEC nos dias 27 e 28 de março na avenida dos Imigrantes.
********
Então meus amigos, não tem mais choro e nem ranger de dentes. Teremos Carnaval no mês de março em plena “Quaresma”. Os tempos estão mudados.
*********
Não to querendo dizer com isso (os tempos estão mudados) que sou contra a realização desse carnaval, muito pelo contrário, sou a favor, pois é durante sua realização que as escolas de samba vão desfilar.
**********
Talvez sem querer a prefeitura de Porto Velho, vai realizar o verdadeiro carnaval cultural com o Fora de Época, é só prestar atenção.
*********
Vão se apresentar no período do Carnaval Fora de Época o Galo da Meia Noite um dos blocos mais tradicionais de Porto Velho cujo repertório e recheado de marchinhas e samba enredo.
*********
O CarnaLeste que é o carnaval onde desfilam os blocos da Zona Leste de Porto Velho e que segundo fomos informados contará este ano com o desfile de alguns grupos de quadrilha junina além das escolas de samba Acadêmicos da Zona Leste e do bloco Carná Regue.
********
E mais os desfiles das escolas de samba que é nada maias nada menos que cultura pura.
********
É como já disse, sem querer, o Carnaval Fora de Época pode ser considerado o verdadeiro carnaval cultural de Porto Velho.
*********
Às vezes a gente fica puto da vida com a interferência do MPRO nos eventos culturais e de lazer, porém, isso é fruto de muita euforia de nossa parte, temos que reconhecer que se não fosse a interferência dos nossos Promotores e Procuradores, muita coisa não aconteceria em Porto Velho e no estado de Rondônia como um todo. Não é a toa que o nosso Ministério Público é considerado como dos melhores do Brasil.
*********
Graças ao MPRO o Galo da Meia Noite conseguiu uma data para prestar conta aos seus foliões.
*********
Graças ao MPRO o CarnáLeste vai acontecer este ano com todo o apoio dos órgãos de segurança do estado e do município.
********
Graças ao MPRO o Flor do Maracujá o maior evento folclórico de Rondônia vai voltar a ser realizado no mês de junho. Agora sob a direção da FEDERON.
*********
As vezes não concordamos com determinadas decisões tomadas pelos membros do MPRO, mas, aqui damos a mão à palmatória concordando que se não fosse eles (os Promotores), muita coisa não aconteceria.
*********
Não é só o MPRO o MPF também está agindo muito bem em Rondônia. Vejam:
*********
A unidade do Ministério Público Federal (MPF) em Ji-Paraná (RO) recomendou que o prefeito de Alvorada do Oeste (RO) coloque o Teatro Municipal em efetivo funcionamento no prazo de 120 dias. O Teatro, que foi construído com recursos federais no valor de 500 mil reais, foi inaugurado em dezembro de 2013, mas, poucos meses depois, já estava em desuso.
**********
O prefeito terá 90 dias para a conclusão de todas as medidas reparatórias e 120 dias para que coloque em pleno funcionamento o Teatro Municipal de Alvorada do Oeste. Caso o prefeito não acate as medidas recomendadas pelo MPF, o órgão poderá adotar providências administrativas e judiciais.
Banda Vai Quem Quer agradece colaboradores
No ultimo sábado (14), a passagem do maior bloco de carnaval de rua da Região Norte, a Banda do Vai Quem Quer, animou os foliões de Porto Velho. Foram mais de 100 mil pessoas que prestigiaram o desfile da “Banda” que passou pelas ruas e avenidas do Centro Histórico da capital rondoniense.
Diante do reconhecimento público, mantendo a tradição de décadas, do que já está sendo considerado patrimônio cultural imaterial de Porto Velho, a presidente Siça Andrade em nome da diretoria, vem de público agradecer todos que direta ou indiretamente contribuíram para realização do desfile deste ano de 2015, em especial a imprensa, que esteve presente e sempre contribuiu na divulgação dos eventos da “Banda”. Ela também externou os agradecimentos aos patrocinadores, e a todos os órgãos estaduais e municipais que colaboraram para a realização do evento. “Sem a participação de cada um de vocês com certeza nosso desfile não seria possível. Quero ainda agradecer mais uma vez, toda nossa equipe, que trabalhou durante esses meses que antecederam o desfile”, declarou a presidente.
Para a Siça o resultado positivo do desfile foi um trabalho de equipe, somando a colaboração dos patrocinadores, e de todos os órgãos envolvidos, assim como a Semtran, Semusb, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, e todos os demais que contribuíram.
O agradecimento especial vai para os foliões que saíram de suas casas para brincar o carnaval com alegria, segurança e paz. “Agradeço a todos, pois o sucesso da “banda” se dá principalmente pelo trabalho, dedicação e pela colaboração de cada um de vocês”, agradeceu a presidente. Fonte - Helen Esteves.
.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando