Terça-feira, 17 de janeiro de 2017 - 05h01
Depois de mais de dois anos, Porto Velho voltará a ter, no carnaval deste ano, o Baile Municipal. A informação é do presidente da Fundação Cultural de Porto Velho, museólogo Antônio Ocampo Fernandes. Tradicionalmente, o evento (com local e data ainda a se definirem) marca a abertura do período momesco.
No dia 25 de fevereiro (sábado), o prefeito Hildon Chaves entregará simbolicamente a chave da cidade de Porto Velho ao rei momo Tiago Gonçalves de Moraes. A entrega será feita momentos antes do desfile da Banda do Vai Quem Quer, maior manifestação popular do carnaval de rua há mais de 30 anos.
Viva ao rei
Tiago não é estreante no posto. Ele foi eleito seguidamente em 2011, 2012 e 2013, voltando agora. “Tiagão 9”, como é conhecido, estará em todos os eventos oficiais do carnaval, incluindo o Baile Municipal e a Banda do Vai Quem Quer. (Texto e foto Comdecom)
Lenha na Fogueira
A sede administrativa da Superintendência Estadual de Turismo (SETUR) agora está instalada no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.
*********
As novas instalações garantirão ao público um melhor atendimento neste período, já que o Prédio do Relógio passa por reparos técnicos e, brevemente, será reaberto à visitação pública.
********
O novo endereço da Setur - Avenida Farquar, 2986, bairro Pedrinhas, no Palácio Rio Madeira, no 2º andar curvo 1, Edifício Rio Cautário, telefone (69) 3216 5973.
********
Por falar em turismo, o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves, recebeu em seu gabinete na tarde da última sexta feira 13, integrantes da Associação dos Ferroviários, que solicitaram melhorias para o complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
********
Coube ao vice-presidente da entidade, George Teles de Menezes, o “Carioca”, elencar os pedidos. Ele solicitou a retirada das casas construídas nos fundos do complexo da EFMM, limpeza geral, mais vigilantes para evitar a depredação do patrimônio, câmeras de monitoramento, retirada dos ambulantes da calçada da Farquar e também a preservação do complexo histórico de Santo Antônio, dentre outras ações.
*******
Hildo Chaves informou sobre a operação limpeza teve início na manhã de ontem 16, com retirada de entulhos do local, inclusive com o apoio do governo do estado, que vai ceder dez caminhões caçamba para auxiliar na retirada dos entulhos. “Isso já faz parte do nosso plano de ação. É um trabalho emergencial, o mínimo necessário para mudar a realidade do local nesse início de gestão”, declarou o prefeito.
*******
O prefeito também disse que sua gestão tem interesse em trabalhar em parceria com a Associação dos Ferroviários na defesa e preservação do patrimônio Histórico. “Vamos verificar com a Procuradoria Geral do Município (PGM) quais as possibilidades que temos para firmarmos essa parceria”, afirmou.
********
Louvável a decisão do prefeito em atender as reivindicações dos ferroviários. Mais louvável ainda foi que ele não se posicionou a respeito da volta da circulação do Trem até Santo Antônio, como sonham os ferroviários da Associação.
********
Até porque, creio eu, esse percurso só voltará a acontecer caso seja feita a contenção do desbarrancamento das margens do Rio Madeira no trecho entre a ENARO e Santo Antônio.
********
Principalmente no perímetro entre o Triângulo e o Plano Inclinado. Pra quem não sabe, o “Plano Inclinado” é onde está o Dique em frente aos galpões 1 e 2, local de onde sai o Barquinho do passeio turístico.
*******
Se não impedirem que o BANZEIRO provocado pela abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio alcance o barranco, não adianta tentar construir nada naquele trecho que vai tudo por água abaixo.
*******
A contenção a qual estou me referindo, foi promessa de campanha do governador Confúcio Moura, que já entrou em seu segundo ano do segundo mandato e não moveu uma palha no sentido de conter o desbarrancamento da frente da cidade de Porto Velho.
*******
Como agora o governo estadual e o municipal resolveram dividir as tarefas, o que é muito bom para a cidade, quem sabe convençam os dirigentes da Santo Antônio Energia a cumprir com essa parte da contrapartida.
*******
Se meu amigo Bispo presidente da Associação dos Ferroviários e seu Vice Carioca deixassem de sonhar com a volta total do percurso do Trem de Porto Velho a Guajará Mirim e passarem a lutar pela contenção do BANZEIRO do Madeira provocado pela Usina, lucrariam muito mais, pois, preservariam o que ainda resta da lendária Estrada de Ferro, inclusive, com a permanência de seus galpões.
********
O BANZEIRO é tão forte, que nem os peixes conseguem subir para desovar!
Setur Orienta prestadores de serviço sobre Cadastur
A Superintendência Estadual de Turismo (Setur) orienta as pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva de turismo no estado que efetuem seu cadastro no Cadastur, o sistema do Ministério do Turismo, mantido em convênio com a Setur, que garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista.
O cadastro é obrigatório para alguns setores, como agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos. E é facultativo a outros: restaurantes, cafeterias, bares e similares, empreendimentos de equipamentos de entretenimento e lazer, empreendimentos de apoio à pesca desportiva, locadoras de veículos para turistas e prestadores especializados em segmentos turísticos.
Para o superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar, o Cadastur é uma ferramenta importante para o turista que deseja vir a Rondônia e também para o turismo interno, pois através do banco de dados no site do governo federal ele encontra as empresas e segmentos regulares que cada cidade oferece.
Ele ressalta, ainda, que este ano a Setur realizará abordagens fiscalizatórias aos prestadores de serviços com objetivo de garantir a segurança de visitantes e da população, bem como orientar sobre a importância do cadastramento dos serviços oferecidos aos turistas em toda a região.
O cadastro é gratuito pelo site www.cadastur.turismo.gov.br, o formulário eletrônico deve ser preenchido corretamente e em seguida entregue juntamente com o termo de responsabilidade, o contrato social, CNPJ, RG e CPF na sede da Setur, no Palácio Rio Madeira, módulo Rio Cautário, Avenida Farquar, 2986, bairro Pedrinhas, no 2º andar curvo 1.
Dentre os benefícios de estar cadastrado estão: participação em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; acesso a financiamento através de bancos oficiais; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo; apoio para participar de programas e projetos do Governo Federal; apoio a participação e promoção em feiras e eventos nacionais e internacionais. (AI)
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando