Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Carnavalescos aprovam nomes dos julgadores


 Carnavalescos aprovam nomes dos julgadores - Gente de Opinião

A Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia – Fesec reuniu a imprensa e convidados, na noite da última segunda feira 29 de fevereiro, na Casa da Cultura Ivan Marrocos para anunciar a programação dos desfiles das escolas de samba que acontecerão no Parque dos Tanques nos dias 4 e 5 deste mês. Além da imprensa estava presente o superintendente da Sejucel Rodnei Paes e representações de todas as escolas de samba.

Carnavalescos aprovam nomes dos julgadores - Gente de Opinião

O presidente da Fesec Hudson Mamede abriu a solenidade agradecendo a presença de todos em especial as televisões que estão dando toda cobertura as nossas escolas de samba. “segundo os carnavalescos mais antigos, jamais se viu tanta divulgação dos desfiles das escolas de samba, como o que os canais de televisão de Porto Velho estão fazendo este ano”, disse Mamedes. A palavra foi dada ao superintendente Rodnei Paes que explicou os problemas que culminaram com a transferência dos desfiles. “Tudo foi feito dentro dos prazos exigidos pela Lei, porém a empresa que venceu a Licitação apesar de num primeiro momento ter confirmado sua participação na montagem da estrutura, praticamente em cima do prazo que lhe foi dado para começar o serviço, comunicou que não iria mais realizar a montagem da estrutura, o que provocou toda a polêmica. Vamos cumprir a Lei e aplicar a punição devida a essa empresa que pode ficar sem participar de qualquer licitação coordenada pelo governo do estado de Rondônia por até cinco anos”, disse Rodnei

Nome dos Jurados

O momento mais esperados pelos dirigentes das escolas de samba, chegou, quando o cerimonial passou a palavra ao Presidente da Comissão de Jurados da Fesec, jornalista José Monteiro. Monteiro confessou que com a mudança dos dias dos desfiles, perdeu alguns nomes que estavam como titulares na lista de jurados, mas, que já havia convocados os reservas e assim, completou com folga a lista dos 18 julgadores que estarão atuando, tanto na sexta como no sábado.

Veja abaixo o nome de quem vai avaliar cada um dos 18 quesitos em julgamento, durantes os desfiles das escolas de samba do Grupo de Acesso na sexta feira dia 4 e as escolas de samba do Grupo Especial sábado dia 5:

Julgadores

Enredo – Antonio Ocampo Fernandes e Edson Caula

Comissão de Frente - Sueli Rodrigues e Chicão Santos

Evolução – Elinaldo Oliveira e Judilson Dias

Mestre Sala e P. Bandeira – Solange Ferreira e Ariane Tonon

Bateria – Cleverson da Silva Merces e Wanderley Nunes

Harmonia – José Carlos Lobo e Lucia Menezes (Neguinha)

Samba Enredo – Paulinho Rodrigues e Ronildo Carvalho

Alegorias e Adereços – Gilberto Silva Santos e Luciano Pinheiro

Fantasia – Agelica Carvalho e Jader Moreira Pinto.

Gente de Opinião

 

Lenha na Fogueira

Quando criamos a Lenha na Fogueira o objetivo era que cada agremiação tivesse um Zekatraca disposto a escrever em defesa da sua entidade e até fizesse gozação ou fofoca com sua equipe.

*******

Por vários anos isso aconteceu. Alguns devem lembrar que no domingo após o carnaval, publicávamos o nome de todos os colaboradores.

*******

Naquele tempo as protagonistas eram as escolas de samba Os Diplomatas, Pobres do Caiari e Castanheira, depois veio a Boto Verde e Rosa. As fofocas tomavam conta das rodas de samba e dos botequins freqüentados pelos sambistas. Foi assim que o Zekatraca se transformou a na coluna mais lida do jornalismo impresso de Rondônia. Naquele tempo não tinha Internet e em conseqüência não existiam as chamadas redes sociais.

*******

No tempo do Duelo na Fronteira contávamos com o Zekatraca azul e o Zekatraca vermelho que nos enviavam as fofocas dos barracões dos bois de Guajará Mirim, Malhadinho e Flor do Campo.

*******

Essa coisa gostosa e sadia está de volta agora, graças à amiga Luciana Oliveira que se nomeou Zekatraca defensora da escola de samba Asfaltão. Acompanhe a estréia dela como tal aí embaixo. Ô bichinha fofoqueira essa Luciana:

********

A passarela está quase pronta pro desfile das Escolas de Samba no próximo final de semana. Nos barracões o clima de disputa começa a ficar bom. Aquela fase em que um disse que outro disse que...

********
Então, já que tem quem fale pela São João Batista, vou falar do Asfaltão. 

********
Ao contrário da Escola que vai homenagear o senador Gurgacz e a família, a Escola que tem a proteção de Santa Bárbara estaria pronta pra desfilar a uma semana.

********

Na azul e branco, (dizem) ainda falta brincantes pra compor as alas e (dizem) que estão até remunerando.

*********

Não fosse apaixonada pelo Asfaltão, estaria na fila. 
Tão tirando onda, porque (dizem) que dinheiro não falta na São João e que até o mestre sala e a porta bandeira vieram de fora. 

********
No barracão do Asfaltão, tudo é feito aqui, por gente daqui. Não tem grana sobrando, mas tem voluntários em fila. 
E...

********
Nem só dinheiro garante a vitória de uma Escola de Samba. Não tirem o ovo do cu da galinha.

********

O senador desfilar ladeado por uma ruma de passistas, sinceramente, pode parecer uma cebola numa salada de frutas.

********

Duvido que Acir saiba sambar! Tô tirando onda também! Tenho amigos em várias escolas e gosto realmente desse acirramento natural e do disse-me-disse de véspera.

********

Vale a pena prestigiar o desfile gente! O Asfaltão tá pronto. Espia! 

********
Só posso dizer que o enredo da escola de samba Acadêmicos do São João Batista cujo samba é de minha autoria, não tem nada a ver com o Senador Acir Gurgacz. Vamos contar a história dos pioneiros empreendedores Assis e Nair que são os pais de Acir, porém não existe nada sobre a pessoa do Senador no enredo. A fofoca da Luciana é pura UTOPIA.

********

A escola que me escolheu como diretor de harmonia, não está contratando ninguém para desfilar em suas alas, ou como destaque de alegoria ou chão. Não pagamos puxador de samba, mestre bateria e nem mestre sala e porta bandeira.

********

Pelo que sei, a única escola que está remunerando ritmista, é a Império do Samba do Mirim que é do Grupo de Acesso. Como eles são ligadíssimos à Diplomatas do Samba pergunta pro Fabiano sobre esse assunto Luciana!

********

Severino Castro da quadrilha Rádio Farol garante que nos quesitos Comissão de Frente e Porta Bandeira só vai dar Diplomatas do Samba. Acontece que os integrantes dessas alas são da sua quadrilha.

Gente de Opinião

 

Não sei se é sonho, Utopia ou ilusão... vou cumprir minha missão

Na noite desta segunda feira (29/02), a Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas – FESEC, abriu o período de desfile das Escolas de samba de Porto Velho que acontecerão neste próximo final de semana.

Na oportunidade, também apresentou Jose Monteiro, coordenador do corpo de Jurados para este desfile. Monteiro frisou que aceitou este convite com o sentimento de imparcialidade, necessário para um processo como este. Com este mesmo espírito, procurou escolher um corpo de jurados com perfil e olhar imparcial.

Nossa agremiação parabeniza a Fesec Porto Velho, na pessoa do Presidente Hudson Mamedes e deseja Sucesso a esta grande festa, ou melhor, a este grande teatro a céu aberto que é o desfile de uma Escola de Samba.

Que todas as Escolas apresentem o que há de melhor para nossa população.

A Família Asfaltão, junto com suas coirmãs, fará uma linda festa.

Sucesso e muito Axé para todas nós.

Que impere a Harmonia, a Alegria e como diz o um trecho do nosso samba: “...o Amor, o Bem e a Paz!!!”

A Diretoria

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)