Terça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Casa da Cultura Ivan Marrocos tem novo administrador + Galo da Meia está de volta ao carnaval de Porto Velho


Casa da Cultura Ivan Marrocos tem novo administrador + Galo da Meia está de volta ao carnaval de Porto Velho - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

O bla bla bla no meio cultural, é a exoneração da Margot Paiva da direção da Casa da Cultura Ivan Marrocos.

**********

E o bla bla bla, mais sussurrado pelos espaços Forte Príncipe, Madeira Mamoré, Quintal da Carambola e GAL é sobre, quem é esse Pedro Braz que vai assumir o lugar da Margot?

**********

Do Parque dos Tanques futura “Cidade da Cultura”, até os porões do antigo palácio Presidente Vargas hoje Museu da Memória Rondoniense e já atingindo as novas dependências do Mercado Cultural, tá todo mundo querendo saber que é esse Pedro Braz.

**********

É como diz o Beto Cezar na letra de um de seus samba: “É chororô, é chororô, é chororô”... Se é o Pedrinho que estou pensando, a Casa da Cultura vai estar em boas mãos. O jovem apesar de não ser muito ligado às artes plásticas tem bastante experiência como assessor. Na realidade, o Pedrinho que acho que é quem vai assumir a Casa da Cultura, por algum tempo, foi assessor do gabinete da então Secretaria de Cultura – SECEL

**********

Como esse Pedro Braz ao qual estou me referindo, é muito bem articulado no meio politico, deve realmente ser quem vai assumir a Ivan Marrocos.

**********

O que está faltando, é a assessoria de comunicação da FUNCER divulgar o curriculum do novo Administrador da Casa Ivan Marrocos, só isso e o mistério acaba.

**********

Pode até acabar para nós da imprensa, agora. Pelo que conheço dos artistas plásticos de Rondônia o “pau” vai quebrar, pelo Pedrinho não ser da setorial das Artes Plásticas.

***********

Meus amigos artistas plásticos, sempre pensaram que a Casa da Cultura é apenas Galeria de Artes, quando na verdade, apenas o espaço Galeria Afonso Ligório é considerado como Galeria de Artes os demais espaços são multimídia.

**********

A Casa da Cultura sempre pendeu para o lado da arte que seu administrador admira ou curte mais. Exemplo:

**********

Quando o Carlinhos Maracanã era o administrador, o que rolava com maior frequência, eram as rodas de samba. O Projeto Cinco e Meia cansou de ser apresentado no quintal da Casa.

**********

A Casa era muito mais movimentada, pois os movimentos artísticos ali realizados iam desde lançamento de obras literárias, a rodas de conversa com muita poesia. Nos finais de semana, a turma da Confraria “Os Pobres do Caiari” tomavam conta do quintal e o famoso café varava a madrugada, com muito samba e conversa jogada fora.

**********

Aí veio a Margot cumprindo determinação de cima e parou com tudo. Transformou a Casa da Cultura em Galeria de Arte Plásticas e deu nova cara ao prédio que hoje está todo imponente, como cartão postal do primeiro conjunto habitacional do Brasil que é o bairro Caiari.

*********

É cada um com o seu cada um, vamos esperar qual será a balada do Pedrinho a frente da Casa. Na área cultural Pedrinho gosta mesmo é de música das boas. Quem sabe as apresentações musicais, os saraus voltem a acontecer na Ivan Marrocos.

**********

Nem só de Arte Plástica vive a Ivan Marrocos, aliás, é preciso esclarecer que Arte Plástica não é cultura popular, é cultura elitizada.

**********

Como será que a nossa querida Rita Queiroz a maior incentivadora da criação da Galeria de Artes Afonso Ligório vai reagir. Foi ela que batalhou junto aos deputados estaduais, à criação da Lei criando a hoje GAL.

***********

João Zoghobi, Geraldo Cruz, José Messias, Luciano Pinheiro, Joeser, Mikelito, Vasconcelos, Flávio Dutka e tantos outros artistas plásticos que expõe suas obras na Casa da Cultura, irão reagir à nomeação do Pedro Braz como administrador da Ivan Marrocos?

***********

Os fofoqueiros de plantão andaram comentando (indevidamente), que a exoneração da Magot foi em virtude dela ter cedido à Casa da Cultura para a Banda promover o lançamento de suas Camisetas.

**********

A presidente da Banda Siça Andrade – Sicília preocupada ligou na manhã de ontem 27, para a presidente da FUNCER a bacharel em direito Simone Catarina para saber da verdade e foi informada que o evento da Banda não tinha nada a ver com a exoneração da Margot.

***********

É coisa de governo!


Casa da Cultura Ivan Marrocos tem novo administrador + Galo da Meia está de volta ao carnaval de Porto Velho - Gente de Opinião

Casa da Cultura Ivan Marrocos tem novo administrador

 

Na manhã de segunda  feira dia 27, o mundo cultural do estado de Rondônia foi surpreendido com a notícia de que o governo do estado, havia exonerado a artistas plástica Margot Paiva da direção da Casa da Cultura Ivan Marrocos.

Margot assumiu a Ivan Marrocos no governo de Confúcio Moura, continuou na direção durante o governo de Daniel Pereira e até segunda feira passada, fazia parte do quadro de CDS do governo Marcos Rocha. “Talvez eu tenha sido a única gestora desta Casa que sobreviveu por três governos”, disse Margot assim que tomou conhecimento na manhã de ontem 27,  de sua exoneração na sala da presidente da Funcer Mônica no CPA.

Durante o tempo que passou a frente da Ivan Marrocos Margot conseguiu transformar a Galeria Afonso Ligório realmente em Galeria de Arte e até abreviou o nome para GAL; Conseguiu a tão sonhada reforma do prédio entre outras ações. Muito exigente sobre a utilização dos vários espaços da Casa Margot administrou sempre no limite. “Não podia abrir para qualquer evento, pois assim estaria descaracterizando o verdadeiro objetivo de sua existência que é a divulgação da arte seja ela regional, nacional e até internacional. Aqui foram realizados vários lançamentos de livros e criamos o calendário de exposição de artes plásticas, o que nos permitia sempre contar com exposição na GAL e nos demais espaços”, disse Margot.

NOVO ADMINISTRADOR

Apesar de ainda não ter sido anunciada oficialmente ou pelo menos divulgada na imprensa em geral, a exoneração da Margot Paiva nossa equipe tomou conhecimento de que o novo administrador da Casa da Cultura Ivan Marrocos será o Pedro Bráz.

Nada mais foi dito sobre a pessoa de Pedro Bráz o que nos deixa sem poder analisar sua nomeação uma vez que não tivemos acesso ao seu curriculum. De qualquer maneira, se for o Pedrinho que estamos pensando que é a Casa vai estar em boas mãos. Seja bem vindo Pedro Bráz.


Casa da Cultura Ivan Marrocos tem novo administrador + Galo da Meia está de volta ao carnaval de Porto Velho - Gente de Opinião

Galo da Meia está de volta ao carnaval de Porto Velho

 

Depois de dois anos sem se apresentar no carnaval de rua de Porto Velho, o Bloco Galo da Meia Noite está de volta.

Agora sob a direção do promoter e carnavalesco Aldo Lery o bloco, considerado como segundo maior de Porto Velho em foliões (só perde pra Banda), já tem programação para o carnaval 2020.

Segundo Edson Caula um dos fundadores do cordão, o Galo volta sob a direção do Aldo que deverá cumprir a vacância do mandato presidencial do saudoso Benjamim Mourão. “O Aldo assume com o compromisso inicial de cumprir o restantante do mandato do Mourão, depois disso, vamos sentar para decidir como vai ficar a administração do bloco” disse Caula.

Aldo Lery há muito tempo milita no carnaval de Porto Velho, foi da escola de samba Os Pobres do Caiari e junto com o Tony criou a escola de samba Boto Verde e Rosa, atualmente é o Presidente de Honra da Escola de Samba Acadêmicos do São João Batista e no ano passado, colaborou com o Bloco Leva Eu. “A experiência do Aldo nos respalda dizer que o Galo da Meia Noite está em boas mãos”, disse Edson Caula.

A Banda já contratada para levar pelo circuito Pinheiro Machado no dia 20 de fevereiro, é a Piolho de Cobra que já está ensaiando as marchinhas do bloco para mostrar que a tradição será mantida.

HISTÓRIA

 

O bloco carnavalesco Galo da Meia Noite nasceu praticamente como bloco de sujo no carnaval de 1993. A carnavalescas Magna Maria uma pernambucana da gema, que antes de vir para Porto Velho participava da diretoria do famoso bloco "Galo da Madrugada" em Recife, convenceu a galera que frequentava o "Bar do 100... Pescoço" no bairro Caiari, a criar um bloco no estilo do bloco pernambucano. Assim nasceu o "Galo da Madrugada", isso mesmo, o hoje Galo da Meia Noite nasceu com o nome do bloco de Recife. Acontece que o nosso “Galo da Madrugada”, apesar do nome, desfilava apenas com instrumentos tocando samba, não tinha nada de frevo pernambucano, até porque, seus integrantes eram remanescente do bloco de enredo "Mocidade do Caiari". Em novembro do mesmo ano, por sugestão da dona Zilá e da Suely o nome foi trocado, para "Galo da Meia Noite" e, em virtude do carnaval da praça, promovido desde 1989 pela Projeson na praça das Caixas D’água; do desfile da Banda do Vai Quem Quer que acontece no sábado e dos desfiles das escolas de samba Pobres do Caiari, Diplomatas do Samba e Castanheira que polemizavam a cidade, a alternativa encontrada pelos foliões do Galo da Meia Noite foi desfilar na quinta feira.

O desfile do Galo da Meia Noite consta do calendário do carnaval oficial 2020, distribuído pela prefeitura de Porto Velho, via Funcultural. Será na quinta feira dia 20 de fevereiro. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)