Terça-feira, 16 de agosto de 2016 - 07h10
Lenha na Fogueira
Foi positivo para o estado de Rondônia a realização do 2° Concurso Nacional de Noivos Juninos da Confebraq realizado no último sábado em Porto Velho pela Federon.
*********
O representante da Confederação Nacional saiu elogiando a organização e a recepção dispensada pelos “Anjos” das quadrilhas locais aos casais de noivos que vieram participar do evento.
*********
Pena que os quadrilheiros não prestigiaram como deveriam, a promoção da Federon. Para quem está acostumado a presença de público nos eventos realizados pelos grupos de quadrilhas, sempre com casa lotada. O público que compareceu ao Sindsef na noite do último sábado foi ridículo.
*********
Foi tão pouca gente que quase que o Fernandão acaba com os pouquinhos cabelos que ainda restam em sua cabeça. “Não admito que os quadrilheiros façam uma desfeita dessas no primeiro evento nacional que realizamos. Vou falar com o Severino pra descontar os 10% que a Federon tem direito, no repasse do Flor do Maracujá, para eles (os grupos) aprenderem a respeitar os eventos da entidade mãe que é a Federon”, desabafou Fernandão.
********
É claro que o Severino não vai descontar nada de ninguém, até porque não pode. Agora, que foi falta de consideração dos grupos para com a Federon foi.
*********
Por parte da direção da Federon faltou mais jogo de cintura, por exemplo, era só aceitar que os grupos pagassem depois, as mesas e a bebida consumida, aí sim a tesouraria poderia descontar quando fosse fazer o repasse dos subsídios do Flor do Maracujá.
*********
Não é fácil não, a turma saiu do Flor do Maracujá com dívida até o pescoço e o pior, até agora (pelo menos até ontem), não haviam recebido nenhum tostão por ter dançado no Flor do Maracujá. Esse dinheiro já era para estar na conta dos grupos faz tempo.
*********
Talvez por isso, a frequência dos quadrilheiros no Concurso Nacional de Noivos foi pequena. Ta faltando mesmo é dinheiro. O ingresso era R$ 10 mangos sem falar na bebida. Um grupo de quadrilha em média conta com 30 pares (sessenta pessoas) a R$ 10 = 600 pilas.
**********
De qualquer maneira o representante da Confebraq elogiou a organização a estrutura e a recepção dispensada aos casais de noivos dos estados que prestigiaram a festa.
**********
No final venceu o casal que teve o maior apoio do governo do seu estado, no caso Roraima. O governo de Roraima investe realmente nos grupos de quadrilhas que representam o estado. O casal que veio a Porto Velho e ganhou o título de melhor do Brasil, contou inclusive com equipe de apoio tudo por conta do governo de Roraima.
*********
Rondônia foi representado no Concurso Nacional de Rainha da Diversidade que aconteceu no Rio de Janeiro no último sábado 13 e foi o maior bafafá para conseguir embarcar nossa representante. E ela ficou em quinto lugar.
*********
Até que o governo estadual através da Casa Civil colaborou com a Federon na realização do Concurso Nacional de Noivos, pois liberou a estadia dos casais no Rondon Palace Hotel, menos mal.
*********
Mesmo assim, nenhum representante do governo no caso da Sejucel compareceu ao Sindsef. A coordenação de Cultura da Superintendência, acho, nem sabia que sábado dia 13, aconteceria em Porto Velho um evento nacional no segmento Cultura Popular.
*********
Aliás, durante as 12 noites do Arraial Flor do Maracujá nenhum membro da Coordenação de Cultura da Sejucel marcou presença no Arraial. Quem estava lá toda noite era a Bebel e o superintendente Ilmar também prestigiou nossa maior festa folclórica. O pessoal que deveria estar lá, porque ganha pra isso, não compareceu de jeito maneira.
*********
Abre o olho Tôta!
Casal de Noivos de Roraima o melhor do Brasil
No camarim do Sindsef o nervosismo era latente no semblante dos 10 casais de noivos que aguardavam o inicio do 2 Concurso Nacional de Noivos Juninos promovido pela Confederação Brasileira de Quadrilhas – Confebraq e Coordenado pela Federação de Grupo Folclóricos de Rondônia – Federon no último sábado 13.
Os “anjos” de cada casal, também estavam ansiosos, afinal de contas, o nome do seu grupo de uma maneira ou de outra, era o responsável pelo sucesso da participação do casal no Festival. Antes de iniciar o Concurso Nacional a Federon apresentou alguns itens dos Bois Bumbás campeões da 35 Mostra do Flor do Maracujá. A primeira atração da noite foi a Geovana Balby Sinhazinha do boi mirim Mancha Negra que foi bastante aplaudida, em seguida, a melhor Cunhã Poranga e o melhor Pajé do Flor do Maracujá 2016 Letícia Pardo e Cleiton Lopes do boi campeão Corre Campo fizeram magnífica apresentação e foram aplaudidos calorosamente pelos noivos dos estados presentes.
O Concurso Nacional de Noivos Juninos começou com o casal Carlos e Élida da quadrilha A Roça é Nossa o primeiro representante de Rondônia seguido do Casal do Amazonas Thales e Kelly; Dyego e Nathana de Roraima, Júnior e Nádia do Ceará, Fabio e Rayana de Tocantins, Gustavo e Monalisa de Mato Grosso, Aécio e Hingrid de Goiás, Paulo Henrique e Joicelene do Rio de Janeiro; Leandro e Tiene da Paraíba e Nielson e Mayara da quadrilha Girassol das Três Maria de Rondônia. Cada casal tinha entre 2 e 4 minutos para se apresentar aos jurados.
No final, a classificação ficou da seguinte maneira: 1° lugar o casal Dyego e Nathana de Roraima; 2° lugar Paulo Henrique e Joicelene do Rio de Janeiro e em 3° lugar o casal Nielson e Mayara de Rondônia. O detalhe foi que os três ganharam dos jurados 200 pontos o que obrigou a direção da Federon e a Coordenação do júri seguir o Regulamento da Confebraq no quesito Desempate.
A Federon está de parabéns pela organização do evento. “Quero aqui agradecer a todos que não mediram esforço para que o Concurso fosse coberto de êxito e ao mesmo tempo, lamentar a falta de uma maior participação dos nossos quadrilheiros. Isso aqui era pra estar lotado” lamentou o presidente licenciado da Federon Fernando Rocha. “Gostaria aqui de deixar meus parabéns a equipe da Federon pela organização e recepção e atenção para com nós os visitantes. Como representante da Confebraq saio daqui extremamente feliz pelo nível da estrutura padrão Nacional” disse Thiago Henrique também presidente da FequajuGo.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando