Terça-feira, 27 de março de 2012 - 07h20
O cantor Baaribu Nonato vai lançar no próximo dia 31, às 21 horas no Café Madeira, em Porto Velho, o CD “Mistura”. O novo trabalho contém 20 canções, com temáticas universais e crônicas do cotidiano rondoniense. 100% (cem por cento) acústico, contempla também um arranjo particular e bem criativo do hino de Rondônia ( Céus de Rondônia), cuja motivação e ânimo para a gravação, nasceu da manifestação do público, que ao ouvir o arranjo ao longo dos últimos 8 anos, solicitou que fizéssemos um registro.
Em seu bojo, o CD “Mistura”, reúne também três canções instrumentais, sendo dois chorinhos e uma salsa-samba fusão rítmica que juntamente com a letra retratam a mistura do povo brasileiro e suas diferentes culturas, que estão originando a nova população do Estado de Rondônia.
Trajetória - O músico conhecido artisticamente por Baaribu, onde atua como cantor, compositor, intérprete e instrumentista e ainda, foi o fundador do “SIM” - Sindicato dos Músicos de Rondônia. Baaribu participou de diversos projetos na área musical em Rondônia como: O Projeto cinco e meia, Mostra Livre de MPB/SESC/RO, 5ª Cultural do BASA e em duas edições do Festival Aberto de Música – FAM realizado no SESC/RO ganhou prêmios como melhor compositor e melhor intérprete. E é hoje um dos músicos mais conceituados de Rondônia.
Em 1993 gravou o seu primeiro disco um LP intitulado “Baaribu” e em 2002 o CD “Regressão”. Possui várias composições gravadas por outros artistas entre eles Augusto Silveira, Bado, Davi Júnior e Nilson Chaves. Também possui composições gravadas no Festival aberto de Música – FAM/SESC e CD Fogás. Baaribu há mais de 20 anos realiza shows do estilo (MPB) Música Popular Brasileira em espaços culturais e outros alternativos na cidade Porto Velho, bem como em outros municípios. Em 2004 representou o Estado de Rondônia, no Seminário Cultural da Amazônia realizado em Belém do Pará e no Fórum Cultural Mundial no Anhembi em São Paulo, por ter uma característica universal em seu trabalho, acessibiliza a outras regiões de Rondônia através de suas poesias e de suas musicas.
Baaribu disse que pretende realizar em Porto Velho, um show de lançamento com o intuito de divulgar o seu trabalho e uma sequência de shows nas principais cidades do Estado de Rondônia. “Pretendemos ainda oferecer nas escolas municipais e/ou estaduais workshop sobre a cultura musical, voltados ao público jovem com a intenção de formar público e despertar o interesse dos jovens pela música popular local e brasileira.
Serviço
Evento: Lançamento do CD Baaribu “Mistura”
Onde: Café Madeira
Quando: dia 31 de março, às 21 horas
Contatos para adquirir o convite: (69)3222-3371/9971-9657/69-8406-0604
Os grupos folclóricos de Porto Velho em especial os de dança de quadrilha junina, em sua maioria, já estão ensaiando.
**********
Podemos citar entre os que já estão treinando as coreografias que serão apresentadas durante a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que vai acontecer durante o Areal Flor do Maracujá o campeoníssimo, “Os Caipiras do Rádio Farol” que é comandado pelo professor Severino Castro.
**********
Tanto a Quadrilha Rádio Farol adulta como a mirim já estão se reunindo. A adulta ensaia sempre a partir das 23h00 na quadra do colégio Castelo Branco e a mirim ensaia aos finais de semana na praça do Conjunto Ipase.
*********
Segundo Severino a coordenação do grupo está enfrentando um problema que pode ser considerado hilário, pois logo nos primeiros ensaios apareceram mais de 80 pares.
*********
Vale salientar que no Flor do Maracujá só podem dançar no máximo 50 pares. A direção da Rádio Farol anda pensando em criar a Rádio Farol II para poder atender a demanda.
*********
Outro grupo que já está se movimentando é o Arrasta Pé de Candeias que este ano vai contar a história do Milho no Flor do Maracujá.
*********
A campeã a Roça é Nossa do Fernando Rocha também já está em atividade.
*********
A JUABP do João Big e da Cyane está cantando e dançando na quadra do colégio Jesus Bulamarques no Areal da Floresta.
*********
Enquanto isso, em Guajará Mirim a turma do Malhadinho postou no face book, uma foto com todos da nova diretoria do bumbá azul e branco e na foto não está nem o Peta e nem o Cleiton.
*********
Tá o Silvio o Léo e a Edileuza e mais um bocado de gente é a nova direção do Malhadinho
*********
O destaque vai para o levantador de toadas Tany Melhem que volta a cantar nas apresentações do boi azul de Guajará Mirim.
**********
O K- Bral volta a confeccionai os cenários enfim, a dúvida paira em quem será o pajé. Será que o Cleiton vai continuar sendo o responsável pelas “pajelanças” no Malhadinho.
**********
Tão falando que o Régis Lopes pode ir para o boi do Léo e o Cleiton para o boi vermelho. São especulações dos bastidores.
*********
Vamos deixar os bois de Guajará Mirim que só dança no mês de agosto, para falar dos bois bumbás de Porto Velho.
*********
Corre Campo, Diamante Negro, Az de Ouro, Vencedor, Marronzinho e Tira Teima.
**********
Aliás, no próximo domingo dia 1º de abril os dirigentes desses grupos folclóricos mais os grupos de quadrilhas vão passar o dia discutindo o Regulamento do Flor do Maracujá deste ano e o Regimento Interno da Federação de Grupos Folclóricos que deve passar a ser obedecido a partir do Arraial 2012.
*********
O presidente Fernando Rocha da Federon já conversou com o secretário da Secel Chicão e conseguiu oficializar o encontro dos grupos folclóricos
*********
Alguns itens do Regulamento da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás devem ser revisados e até eliminados.
********
Será um dia inteiro de discussão no Colégio Jesus Bulamarques.
********
Pelo lado dos bumbás o Silfarney do Az de Ouro está arregimentando os dirigentes para que os Bois tenham mais espaço durante o Arraial.
**********
Alguns personagens dos bois passarão a ser julgados pelos jurados, e outros podem até deixar de ser.
*********
É intenção de alguns integrantes dos Bois transformarem alguns quesitos, em quesito de avaliação que é aquele que tem que estar na arena de apresentação mas, não será julgado e sim avaliado por uma comissão especial.
*********
Outro ponto polêmico é do critério de apresentações. Atualmente o Regulamento diz que as apresentações têm que obedecer a classificação do ano anterior, ou seja, o último colocado se apresenta no primeiro dia e o campeão no último dia do arraial.
*********
Acontece que os últimos colocados que são os grupos considerados pequenos, estão sendo privilegiado com a transmissão dos canais de televisão que jogam as imagens do Flor do Maracujá para o Brasil e o mundo.
*********
Enquanto grandes grupos ficam de fora dessas transmissões, porque os canais de televisão só transmitem o evento nos finais de semana, ou seja, sexta e sábado.
*********
A idéia é colocar os grandes grupos nos dois finais de semana e os demais no meio da semana. Particularmente concordamos com esse modelo.
*********
Tudo isso será discutido domingo que vem no grande encontro dos grupos folclóricos de Porto Velho.
********
Outro assunto que tomará parte do tempo dos participantes será a realização em Porto Velho do Festival Nacional de Dança d Quadrilha.
*********
O governo estadual através da Secel garantiu o apoio. Segundo Fernando Rocha presidente da Federon o que falta é a Confederação informar quais os grupos participante e quantos serão para se começar a providenciar a estadia em Porto Velho.
*********
Sugerimos aos integrantes da Federon e dos grupos folclóricos como um todo, que durante a reunião de domingo seja criada uma comissão para tratar do Festival Nacional inclusive da criação da logomarca de divulgação do evento.
*********
Quem sabe, depois desse encontro, o Arraial Flor do Maracujá considerado um dos maiores Arrais Folclóricos da Região Norte, passe a ser divulgado no site da Secel e não apenas o Duelo da Fronteira.
ARTESANATO
Secel promove feira na Madeira Mamoré
Para homenagear os artesãos de Rondônia cujo dia nacional é 19 de março, o governo estadual através da coordenação do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB que em Rondônia tem a frente à funcionária da Secel Wéllida Sodré vai promover no pátio da Estrada de Ferro Madeira Mamoré nos dias 29, 30 e 31 deste mês e 1º de abril, a feira “O Artesanato é Cem”. “A pluralidade é o elemento que mais caracteriza a cultura rondoniense e o artesanato expressa muito bem estes elementos. São tradições, técnicas, metodologias e histórias que inspiram os artesãos de todo o Estado para confeccionar peças que retratam as raízes do povo de Rondônia” disse o secretário da Secel Francisco Leilson
Wéllida Sodré, coordenadora do PAB em Rondônia e uma das organizadoras do evento, que recentemente fez o cadastro dos artesãos em todo o Estado ressaltou que os artesãos de Rondônia apresentam trabalhos de muita qualidade e que as políticas públicas para o artesanato já são uma realidade no Estado,
Serão 4 dias de feira, com a presença de mais de 80 artesãos da capital e do interior do Estado que irão expor e comercializar trabalhos em madeira, sementes, cerâmica, cipó, barbante, tecido entre outros, mostrando o que artesanato local tem de melhor.
O produtor cultural Denis Carvalho, que também está à frente da organização, destacou que a população vai encontrar uma excelente estrutura no evento, “Além do artesanato teremos também paredão de escala e rapel, oferecido pela Amazônia Adventure, e no sábado e domingo shows com bandas locais. Sem contar com segurança proporcionada pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros”, afirmou.
A semana do artesanato acontece de 29 de março à 1º de abril no complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, de 14h às 22h, conta também com o apoio da Sedam, Seduc, Seas, Plano Futuro, Emater, Semdestur, Fundação Iaripuna e Sebrae.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando