Quinta-feira, 18 de setembro de 2014 - 05h15
ASSISTA REPORTAGEM DA TV CANDELÁRIA
Pensamento Giratório terá a homenageada Angel Vianna
Pensamento Giratório é o espaço do Festival Palco Giratório para discussão das produções e processos criativos desenvolvidos por grupos de todo o Brasil. A participação da platéia nesse debate é importante porque a partir desse intercâmbio entre público e artistas é possível entender como surgem os projetos artísticos e nessa troca de impressões surgem idéias para novos desafios nas artes cênicas. Este ano a homenageada, Angel Vianna é convidada a participar do debate que será realizado nesta quinta-feira (18) na Casa de Cultura Ivan Marrocos a partir das 15h. Todos podem contribuir nesse processo artístico.
Angel Vianna é bailarina e reconhecida por ser uma das pioneiras da dança contemporânea no Brasil. Suas coreografias vão além do tradicionalismo e buscam expressar a harmonia de corpo e mente, transformando o ato de dançar.
“Cegos” na Avenida Sete de Setembro
A intervenção urbana “Cegos” continua percorrendo as ruas de Porto Velho e chamando a atenção das pessoas. Terça feira 16, a marcha dos executivos cobertos de argila foi realizada na Av. 7 de Setembro, zona comercial na área central de Porto Velho. O trajeto teve início na Av. Joaquim Nabuco e o encerramento foi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
“Cegos” dá margem a várias interpretações e a ansiedade da população é grande para saber o real significado da performance. A autônoma Rose Flores mora em Rondônia há quarenta anos e diz que gostou porque chama a atenção para situações de negligência. Ela fala sobre a impressão que teve. “Eu acredito que todos nós estamos com a boca tapada, calada, porque há muitas situações desagradáveis, constrangedoras e nós não podemos fazer nada, nós temos que cruzar os braços, porque até então não tem iniciativa, a iniciativa tem que ser dos jovens”.
Robson Luiz não pode ver, mas a partir do toque em um dos integrantes do grupo sentiu e falou sobre a impressão que teve. “Eu senti que é interessante, porque eles estão numa situação como nós estamos, sem ver o que acontece ao redor, mas sentindo e observando pela audição e praticamente imobilizado, engessado de argila e às vezes como nos sentimos perante a sociedade.
Programação
Data: 18/09
Pensamento Giratório com Angel Viana (RJ)
Local:Casa de Cultura Ivan Marrocos – Av. Carlos Gomes - Centro
Hora: 15h às 17h
Data: 18/09
Espetáculo: Aquilo Que Meu Olhar Guardou para Você (Teatro adulto)
Grupo: Magiluth (PE)
Local:Teatro 1 Sesc - Av. Pres. Dutra 4175 – Porto Velho/RO
Hora:20h
Duração:60 minutos
Classificação:16 anos
A programação do Palco Giratório continua até o dia 28 de setembro, com entrada gratuita. A retirada de ingressos tem início uma hora antes do espetáculo.
Lenha na Fogueira
Depois da divulgação da última pesquisa eleitoral realizada pelo IBOPE, os candidatos majoritários estão roendo até casca de calo seco.
********
Acontece que assim como em qualquer disputa, apenas um fica satisfeito com o resultado, na política não é deferente. Apesar de que, pelo menos em Rondônia, o Instituto já ter errado ou se confundido algumas vezes, é bom colocar a barba de molho, vai que dessa vez a pesquisa esteja certa!
********
O representante de um candidato se apressou em dizer que na sua primeira eleição o IBOPE também o colocava praticamente sem condições de ganhar e o resultado, foi que ele foi eleito no primeiro turno.
********
O mesmo instituto também dizia que o prefeito de Porto Velho seria outro e não o atual!
*******
Não quero dizer que os números divulgados recentemente não estão corretos, apenas estou lembrando que em outras eleições, o instituto famoso se enganou. Isso não quer dizer que dessa vez aconteceu o mesmo. Espero que não!
*******
Já que entramos no assunto! Se o Brasil como diz o Zé Simão, é o país da piada pronta! Rondônia é o estado, se não vejamos:
********
Tem um candidato que ocupa o horário eleitoral dizendo que foi autor da lei contra o nepotismo e coisa e tal. A dita lei pelo menos em Porto Velho não funciona, é só ver o quadro de secretários municipais. Porém, o dito candidato insiste em dizer que foi o autor da Lei!
*******
Só que ele faz campanha falando sobre isso, e usa o mesmo expediente, ou seja, o nepotismo para pedir voto ao colocar todos da sua família em seu programa eleitoral. Será que se aproveitar do programa eleitoral para colocar toda a família fazendo campanha não é nepotismo? Com a palavra o catedrático nesse tipo de assunto Robson Oliveira.
*******
Outro coloca como slogan da campanha; “Vou fazer por Rondônia e pela minha família”. Vejam, não é pela família rondoniense é pela família dele! A outra se apressa e diz: “Vai que cola”.
********
Dentre os candidatos ao governo de Rondônia com exceção do Padre Ton nenhum outro, fala sobre seus projetos para a cultura.
*******
Parece até que a cultura não tem nada a ver com a formação do nosso povo e preservação do patrimônio histórico e dos nossos costumes.
********
Quero lembrar que os candidatos a presidência da república têm projetos para cultura nacional em seus programas de governo. Os três que estão liderando as pesquisas, tem se reunido com os artistas para saber dos problemas que afligem a categoria.
********
Esquecem que só no segmento cultura popular em Porto Velho existem mais de 100 grupos contando com os filiados a Federon e os grupos de dança que se apresentam em vários eventos e em especial participam do Festival da Associação São Tiago Maior.
********
Levando-se em conta que cada grupo folclórico congrega aproximadamente 200 pessoas diretamente e que essas pessoas têm família, é só fazer as contas para saber quantos votos cada grupo vale.
*******
Têm mais, esses grupos participam de apresentações em Arrais que acontecem em todas as Zonas de Porto Velho, ou seja, Norte, Sul e Leste (essa última com três eventos) cada arraial dura 10 noites e em cada noite concentra em média 10 Mil pessoas e que os locutores (pelo menos este ano), falavam horrores sobre a falta de apoio oficial etc...
*******
Esse povo que é formador nato de opinião pode até não eleger candidato majoritário, mas, seu voto vai fazer falta na hora de fechar o mapa da apuração.
*******
Tão esquecendo que Porto Velho é o nosso maior colégio eleitoral!
Tim Lopes e narcotráfico numa obra de Percival de Souza
Um dos maiores jornalistas investigativos do Brasil, Percival de Souza, nos apresenta o livro Narcoditadura, que traz detalhes do caso Tim Lopes e de como o narcotráfico cria governos paralelos para coagir e alcançar seus objetivos.
Um primoroso trabalho jornalístico e investigativo para mostrar a dura realidade da narcotráfico no Brasil. Percival foi atrás de um assunto que poucos conhecem a fundo e como resultado trouxe um livro capaz de chocar o leitor e o fazer refletir.
Percival de Souza é um dos maiores e mais reconhecidos jornalistas brasileiros, tendo se especializado em assuntos criminais e de segurança pública. Trabalhou em importantes jornais do país, incluindo o extinto Jornal da Tarde, do qual foi um dos fundadores. Escritor com quase 20 livros publicados, e ganhador de quatro prêmios Esso de Jornalismo, escreveu Eu, Cabo Anselmo e Autópsia do medo, dentre outros de igual sucesso e importância. Atualmente é um dos apresentadores da rede Record de TV.
Depois de pouco mais de uma década, a história de Tim Lopes, narrada pelo também jornalista investigativo Percival de Souza no livro Narcoditadura, permanece atual uma vez que pouca coisa mudou no cenário catastrófico e dramático em que se encontra a segurança no Brasil. No novo lançamento da Editora Planeta, conheça um pouco mais sobre a realidade escondida nas ruas e cidades do nosso país.
O jornalista Tim Lopes foi sequestrado, torturado, morto e seu corpo queimado por traficantes quando fazia uma reportagem investigativa sobre o tráfico de drogas no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, em 2002. Esse crime, de grande repercussão na imprensa falada e escrita, ganhou especial destaque em jornais, revistas, sites e, também, no rádio, não só no Brasil como também em outros países.
Serviço
Narcoditadura
Percival de Souza
Editora Planeta
ISBN: 978-85-422-0386-8
Não ficção / brochura / 16x23 / 224 páginas
R$ 29,90
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando