Terça-feira, 21 de dezembro de 2010 - 06h02
O futuro secretário da Secel Francisco Leilson Celestino de Souza Filho (Chicão), visitou na manhã de ontem (20), os diversos setores e gerencias da Secretaria dos Esportes da Cultura e do Lazer – Secel. Informalmente Chicão como gosta de ser chamado o novo secretário de cultura, reuniu os técnicos que atuam na Coordenação dos Pontos de Cultura onde fez questão de ouvir, como funciona o Projeto e o que se pode fazer para melhor ainda mais sua execução. O técnico Joaquim Pedro foi o escolhido para iniciar as explanações, não apenas sobre os Pontos de Cultura, mas, sobre a estrutura da Secel. José Monteiro coordenador dos Pontos de Cultua explicou com maiores detalhes as ações que vêm sendo desenvolvidas pela coordenação. Depois, todos os funcionários que trabalham na coordenação dos Pontos, puderam explanar suas opiniões. Em seguida, a reunião foi com os integrantes da Gerencia de Cultura com a titular Cândrica Madalena – Bebel falando sobre as dificuldades existentes na Gerencia. “Muitas vezes não assumimos os projetos oferecidos pelo MinC porque sentimos que não temos material humano para fazer o acompanhamento”, disse Bebel lembrando ao novo secretário que, uma das primeiras medidas a ser colocada em prática, péla nova gestão é quanto à solicitação junto ao governador para se realizar concurso público para formar o quadro de funcionários da Secel. “Nossa secretaria é carente de mão de obra especializada no segmento cultural”.
De antemão Chicão disse que vai conversar com o governador Confúcio Moura no sentido de manter a equipe da Secel. “Espero contar com todos vocês pelo menos por mais alguns dias” disse Chicão.
Chicão estava acompanhado do empreendedor cultural Oscar Silveira, do advogado Rivaldo Araujo e do vereador de Candeias do Jamari Giuliano Viecile.
Durante o encontro o novo secretário da Secel informou, que o único nome que está certo na nova equipe, é o da Gerente de Esporte que será a Rose Ribeiro atualmente trabalhando na Semed.
A artista plástica e artesã Mirtes Rufino será agraciada com a Medalha Mérito Rondon.
*********
A solenidade de entrega da Medalha vai acontecer nesta quarta feira 22, no auditório da Emater.
*********
Depois da confirmação do Francisco Leilson Celestino de Souza Filho “Gosto de ser chamado de Chicão”.
*******
A preocupação dos militantes culturais é com os cargos do segundo escalão da Secel como Gerencia de Cultura, Gaf. Chefe de Gabinete, Gerente de Esportes e Coordenação dos Pontos de Cultura.
*******
Ontem de manhã, Chicão foi até a Secel e reuniu a equipe da Gerência de Cultura dos Pontos de Cultura e da Gerencia de Esportes.
*********
Com ele estava o empreendedor cultural Oscar Silveira, o advogado Rivaldo Araujo e o vereador de Candeias do Jamari Giuliano Viecile.
********
A conversa com a turma da Secel foi muito proveitosa, inclusive o novo secretário ficou sabendo, que, caso realmente os comissionados sejam exonerados no dia 31 de dezembro, ele vai assumir a secretaria praticamente sem ninguém.
********
Entre tantas especulações a respeito de quem será quem na Secel, Chicão garantiu que de inicio, ficará tudo como está.
*********
Porém, ele já tem o nome da pessoa que vai assumir a Gerencia de Esportes e não pediu segredo.
*********
Trata-se da técnica em desportos Rose Ribeiro que atualmente presta serviço na Semed.
********
O Joaquim Pedro foi o técnico da Secel mais solicitado pelo novo secretário, principalmente sobre o funcionamento dos Pontos de Cultura e estrutura da secretaria. Será que o Kim vai assumir alguma gerência?
********
Com a palavra o Zé Monteiro e Buchada!
********
Hoje tem a confraternização da imprensa, ou melhor, dos sites de Porto Velho.
********
O rega bofe é coordenado pelo Everaldo Fogaça do site O Observador e pelo Rubens Coutinho do site Tudo Rondônia.
********
Por falar em festa, o jantar oferecido à imprensa pelo senador Waldir Raupp e pela deputada Marinha Raupp foi bastante concorrido.
*******
Legal foi a deputado solicitando ao cantor Cazan que cantasse a canção de Roberto Carlos “Como é Grande Meu Amor por Você” e ofereceu para o seu marido Waldir Raupp.
********
Melhor mesmo, foi que durante a interpretação da canção, a deputada segurou a cabeça do senador e tascou um beijo na boca, daqueles de fazer suco.
*******
Aí o parceiro que estava na mesa junto comigo saiu-se com essa: “É amor”!
********
Sobre o passamento do Odair Cordeiro, o jornalista Antônio Alves produziu o seguinte texto:
*********
ENCONTRO MARCADO
********
Uma prosa com Odair Cordeiro era certeza de sair da conversa mais sabedor das coisas. Ele não era unanimidade. Nem a queria. Só a quer os medíocres.
********
Quando cutucado, replicava na bucha, categórico. ”Félas da Puta!” era um dos seus jargões prediletos.
********
Ledor de bons livros, sabia contar causos como ninguém. Entre um gole de cerveja e outro, rechaçava a tirania de Deus. Era um inveterado humanista.
*********
Se hoje cometo a temeridade de escrevinhar em campanhas políticas, a culpa é dele. “Essas tuas mal traçadas linhas podem ser aproveitadas na moagem política. Um dia, quem sabe, você aprende a escrever”, brincava.
********
O Odair é culpado de muito mais coisa. É, por exemplo, culpado da disseminação da leitura ao doar livros a bibliotecas e instituições sociais.
********
Ele tinha uma ideologia para viver, e a viveu intensa e coerentemente. Tínhamos uma reunião agendada para esta sexta-feira, 17/12, Ele faltou ao encontro marcado.
********
Antonio Alves – Porto Velho, 17/12/2010 .
********
Até amanhã!
CINEMA
Rota do Cinema estréia na fronteira
As apresentações da “Rota do Cinema” em sua estréia na Bolívia foram coroadas e batizadas com chuva antes das sessões. A equipe desembarcou em Guyaramerin pela manhã do dia 18/12, e após participar de entrevistas em 5 programas de televisão e rádios locais, a expectativa aumentou entre os habitantes da cidade boliviana. Com a proposta de promover conhecimento e entretenimento através da magia do cinema brasileiro, com objetivo claro de estabelecer e fortalecer novos laços culturais e turísticos com o país vizinho, através da sétima arte, o projeto Rota do Cinema armou a tenda na praça principal de Guayaramerin.
Na abertura oficial o Alcaide Alexsander Guzman agradeceu ao coordenador Carlos Levy e equipe pela parceria cultural. E para o secretário de cultura e turismo Juan Crespo “é gratificante fortalecer esses laços culturais com o Brasil, em especial a Rota do Cinema, porque proporcionam cinema gratuito onde o povo se encontra”. Em Guayaramerin foi na praça principal, onde a população agradeceu marcando presença e prestigiando a iniciativa até o final das exibições, e foi fechada nova parceria para apresentações em 2011.
Bob – O Palhaço da Amazônia foi a grande surpresa ao público presente na abertura de exibição da “Rota do Cinema” na cidade de Guayaramerín/Bolívia. Sensacional apresentação de Bob com show de hip-hop, break, malabares, mágicas e diversas brincadeiras. E o público? Delirava de tanto rir, interagiu e aplaudiu a apresentação de Bob. “Quero dizer que a iniciativa dos organizadores da “Rota do Cinema” em valorizar a gente da região é muito válida além de oportunizar renda a todos que participam desse magnífico projeto”, frisou emocionado Bob ao final de sua apresentação.
Na sequência, deram início as apresentações dos filmes convidados, com as produções regionais e nacionais que vieram abrilhantar as duas noites de exibições, e também foi exibido um documentário boliviano – “Mojos – Precursor de Libertad”. A novidade para o público presente foi assistir aos filmes da “Rota do Cinema” em uma super-tela inflável exclusivamente produzida por “made in Rondônia” montada em plena praça principal na cidade de Guayaramerín, cumprindo assim os objetivos e metas do projeto que são de levar o cinema gratuito até onde o povo está. As apresentações continuam no dia de hoje 21. em Guajará Mirim Brasil, em frente ao Cine Guarani, a partir das 19h00
A promoção das exibições é uma parceria da Associação Curta Amazônia entre a Prefeitura de Guajará Mirim e Governo Autônomo Municipal de Guayaramerin/Beni/Bolívia, com apoio do 3º Distrito Naval Madera, ABD/RO, Maporé, Comitê Binacional Brasil/Bolívia, Itamaraty, Sítio do Chicão, com apoio na divulgação da imprensa rondoniense, “prensa” boliviana jingle televizivo e radial, Jornal O Mamoré, com realização da “Rota do Cinema”.
*O contato de Bob – o palhaço da Amazônia é (69) 9988-0803 – bobcircus@hotmail.com - Fonte: Ascom/ Informações: festival@curtamazonia.com
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando