Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Chorinho e cinema na programação do Sesc


Chorinho e cinema na programação do Sesc - Gente de Opinião

AGENDA

O grupo Choro do Porto vai se apresentar hoje à noite as 20h30 na área de conveniência do Sesc Esplanada, dentro da programação música instrumental do mês de julho. “É a última apresentação musical deste mês”.

Com sete anos de atuação na cidade, o grupo Choro do Porto é especializado em música instrumental, sendo seu nome uma homenagem a Porto Velho.

Iniciou suas atividades em 2001 e desde então o grupo vem atuando em bares e em eventos fechados. Tem origem no gênero chorinho, musica de raiz brasileira, se estendendo aos estilos seresta, maxixe, bossa nova, bolero, samba, baião, música da década de 60, tango, e outros.

Sua formação inicial contava com Mestre Nicodemos (violão de 6 e 7 cordas, arranjador e compositor), Rosemary (flauta transversal), Chiquinho do acordeon, que permanecem até hoje.

 


Chorinho e cinema na programação do Sesc - Gente de OpiniãoCINEMA NA UNIR

As 20h00 no auditório da UNIR Centro o Sesc exibe o filme “Sobreviventes: Filhos da guerra de Canudos” dentro da Mostra de Cinema Faces da Guerra, com a exibição de filmografia que reflete sobre grandes guerras sociais.

O evento é uma realização do Sesc e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia, Fecomércio. 

Serviço

Filme: Sobreviventes: filhos da guerra de Canudos (2004)

Duração: 78 min.

Classificação: livre

Gênero: Documentário 

Sinopse: História de Canudos é, até hoje, um tabu, onde brasileiros lutaram contra brasileiros. No ambiente abandonado e esquecido pelo poder da Nação surgiu um homem chamado Antônio Conselheiro, pregando a união em busca do coletivo. A guerra foi um massacre inevitável. Sobreviventes expõem esta história que o Brasil ainda mantém esquecida.

 




 

O mês de julho está acabando e até agora, não vimos e nem ouvimos, nada oficialmente falando, sobre a realização dos eventos: Duelo na Fronteira e Arraial Flor do Maracujá.

 

*********

O primeiro sob a responsabilidade dos grupos de bois bumbas Flor do Campo e Malhadinho e da prefeitura de Guajará Mirim.

 

********

E o segundo, sob a responsabilidade do governo estadual através da Secretária dos Esportes, da Cultural e do Lazer -  Secel.

 

**********

Porém, os dois sob a dependência e da boa vontade do governo estadual através da Secel.

 

********

E em conseqüência, sem nenhuma perspectiva de receberem qualquer ajuda financeira oriunda do governo de Rondônia.

 

********

 

E aí vem o mal informado e comenta: “Por que esses grupos folclóricos através de suas Associações ou Federação não promovem eventos visando arrecadar fundos para as apresentações nos festivais?”.

 

********

Acontece amigo mal informado, que pelo menos os bois de Guajará Mirim promovem sim vários eventos durante o ano, porém, o que arrecadam não cobre as despesas com a montagem de suas apresentações.

 

********

Por isso recorrem ao governo na tentativa de conseguirem alguma ajuda financeira, coisa que este ano, pelo menos até o fechamento desta coluna, não haviam conseguido.

*********

Por conhecer a garra dos guajaramirenses, o Duelo na Fronteira vai acontecer sim, porém não na data tradicional, ou seja, no final da segunda semana de agosto que este ano vai coincidir com os dias 09, 10, 11.

 

*********

Apesar da polêmica entre os dois bumbas: Um querendo de qualquer maneira realizar na data tradicional e o outro acatando a proposta de mudança para o mês de setembro.

*********

Para acalmar os ânimos dos torcedores dos dois bois da Pérola do Mamoré, pelo menos a Cotação de Preço referente aos Camarotes, Arquibancadas, Sonorização e Iluminação do Duelo na Fronteira está em andamento na Superintendência de Turismo – Setur, pelo menos isso!

 

*********

Quanto a repasse de verba via Secel não tem nada, vezes nada, até porque o governador mandou recado ainda no ano passado que neste ano de 2013, o estado não repassaria subsídios aos bois Flor do Campo e Malhadinho.

 

*********

Assim está a produção do Duelo na Fronteira!

 

********

Quanto ao Flor do Maracujá, as coisas ou o processo deve começar a andar, na próxima semana.

 

*********

Depois do impedimento da Federon em assinar convênio, correram atrás de outra entidade e o resultado, foi que a entidade apresentada também não pode firmar convênio com o governo estadual.

 

*********

Aí tiveram que providenciar outro CNPJ (ficha lima) o que aconteceu na segunda feira passada dia 15,

 

*********

Acontece que o dinheiro do Flor do Maracujá foi conseguido através de emendas de parlamentares e com a troca de entidade e a confusão da Apocalipse, o negócio engriguilhou de vez!

 

********

Como os deputados estão em recesso, complicou mais ainda, pois é preciso que eles assinem o documento transferindo as emendas para a nova entidade apresentada pela Secel.

 

*********

Os grupos já ressabiados com o não pagamento total das apresentações no Flor do Maracujá de 2012.

 

*********

Resolveram em reunião da Federon, que no Flor do Maracujá deste ano, não vai acontecer disputa,

 

**********

Será apenas Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás. Com isso a maioria dos 33 grupos irão se apresentar com as indumentárias usadas ano passado, tudo desbotado. Sem graças.

 

*********

Tudo porque o único dinheiro garantido a sair antes do inicio do Arraial (22 de agosto), é o da prefeitura de Porto Velho.

                                 

*********

Assim sendo, assistimos mais um episódio da novela “Descaso com a cultura popular de Rondônia”.

 


 
 

EDITAL

Prêmio Paraná de Literatura inscrição

A Biblioteca Pública do Paraná lança nesta segunda-feira (29) o Prêmio Paraná de Literatura 2013. Em sua segunda edição, o concurso da Secretaria da Cultura do Paraná vai selecionar livros inéditos de escritores de todo o Brasil, em três categorias que homenageiam importantes nomes da literatura paranaense: Romance (prêmio Manoel Carlos Karam), Contos (prêmio Newton Sampaio) e Poesia (prêmio Helena Kolody). Em 2012, quase 900 obras foram inscritas por autores de todo o país.

O vencedor de cada categoria receberá R$ 40 mil e terá sua obra publicada pela Biblioteca Pública, com tiragem de mil exemplares. Os premiados também terão 100 cópias de seus livros e poderão, mais tarde, reeditar seus trabalhos por outras editoras. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 30 de julho. O edital com as regras e instruções está disponível nos sites bpp.pr.gov.br e seec.pr.gov.br. O resultado será divulgado na primeira quinzena de dezembro.

Em 2012, os vencedores foram Alexandre Vidal Porto, com o romance Sergio Y vai à América); José Roberto Torero, na categoria Conto, com Papis et circensis; e Lila Maia, com As Maçãs de antes, na categoria Poesia. Os três livros foram lançados e distribuídos pelo selo Biblioteca Paraná, que também edita autores paranaenses e resgata títulos relevantes que estejam esgotados ou fora de catálogo.

Vidal Porto e Torero já confirmaram a reedição de suas obras pelas editoras Companhia das Letras e Alfaguara, respectivamente, enquanto Lila Maia promete para breve uma segunda impressão de seu trabalho.

“A publicação dos livros ganhadores também por grandes editoras mostra a força do Prêmio Paraná de Literatura e a seriedade com que os jurados trabalharam na escolha dos vencedores”, afirma Rogério Pereira, diretor da biblioteca e presidente do júri — que em 2012 contou com nomes como José Castello, Luiz Ruffato, Marçal Aquino e Heloisa Buarque de Hollanda, entre outros. “Acomissão julgadora é um dos pilares do prêmio. Por isso, teremos um cuidado muito especial na escolha dos nove integrantes do novo júri”, completa Pereira.

Para o diretor da Biblioteca Pública, a preocupação central da organização do Prêmio Paraná é fortalecê-lo como um dos principais concursos literários do País. Para isso, foram mantidas a premiação em dinheiro apenas para os três primeiros colocados de cada categoria e a exigência de total ineditismo dos livros inscritos. “Os ganhadores com certeza serão reconhecidos como autores de qualidade, pois a disputa será sempre acirrada, levando em consideração o valor expressivo a ser pago. Além disso, um prêmio como este precisa surpreender o meio literário, despertar a curiosidade sobre a obra ganhadora. Daí a opção por trabalhos 100% inéditos”, explica.

SERVIÇO:

Prêmio Paraná de Literatura 2013

Inscrições: de 29 de abril a 30 de julho

Edital e informações: bpp.pr.gov.br e seec.pr.gov.br

     

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)