Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Cinco e Meia e Acordes na Praça no Mocambo


SHOW MUSICAL

Programação vai reunir grandes nomes
da música regional na praça São José

O bairro Mocambo, berço da boêmia de Rondônia, será palco nesta sexta-feira de uma festa cultural, com a apresentação de grandes nomes da música regional. O grupo “Choro entre Amigos” vai iniciar a programação, às 20h. Em seguida Heitor Almeida apresentará o festejado show “Eternamente Cartola”. O evento será finalizado com o som contagiante da Banda Sambolero, sob o comando de Orismilde. A programação também inclui a mostra de artesanato “Feira do Sol”, a partir das 16h, na praça São José, e pratos regionais, como vatapá, galinha picante e tacacá.

A tarde-noite cultural desta sexta no Mocambo é uma realização dos projetos Cinco e Meia e Acordes na Praça, com patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e apoio da Fundação Municipal de Cultura Iaripuna e da Associação de Moradores e Amigos do Mocambo. Presidente da entidade, Géri Anderson, lembra que o Mocambo é um reduto da cultura porto-velhense. “Quando a cidade de Porto Velho ia do Triângulo até o Km 1, os boêmios se divertiam no Mocambo”, lembra Géri.

CHORO

O grupo Choro entre Amigos que se apresenta no Mocambo será formado por Nicodemus (violão sete cordas), Válber (pandeiro), Válber (cavaquinho e bandolim), Paulo Humberto (flauta) e Nélson (clarinete). A participação de músicos talentosos, que já dominam seus instrumentos, promete uma grande apresentação musical.

O show “Eternamente Cartola” produzido e apresentado por Heitor Almeida foi criado em 2009 e incluído no Movimento Gente da Mesma Floresta, sendo considerado um dos melhores trabalhos apresentados recentemente na região Norte. O trabalho terá a participação de Heitor Almeida (voz e percussão), Bosco (saxofone), Nei (cavaco), Júnior Lopes (bateria) e Ênio (surdo, voz e violão). O grande compositor Cartola, que dá nome ao trabalho, dispensa comentários.

REDUTO

Formado por antigas famílias de Porto Velho, o bairro Mocambo abriga descendentes de trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Soldados da Borracha e outros nordestinos que se transferiram para a Amazônia na primeira metade do Século XX. O bairro abriga poetas, músicos, artesãos e artistas plásticos. Criado há seis anos, o bloco de carnaval de rua “Até que a Noite Vire Dia”, formado no Mocambo, já é considerado o terceiro maior da cidade e no Carnaval de 2011 reuniu 30 mil pessoas.

De acordo com Géri Anderson, a presença do Cinco e Meia no ninho da Coruja, no bairro Areal, há duas semanas, inspirou a idéia de convidar o projeto a também se apresentar no Mocambo. O convite foi prontamente aceito pelo secretário Estadual de Cultural, Francisco Leilson - Chicão, e o Bubu, produtor do Cinco e Meia. “A nossa comunidade tem poucas oportunidades de lazer, por isso esperamos a presença de todos nesta festa da cultura, que inclui grandes nomes da música e das artes de Porto Velho”, diz o líder comunitário.


SERVIÇO

Projeto Cinco e Meia no bairro Mocambo
Apresentações – Grupo Choro entre Amigos, Show “Eternamente Cartola” e banda Sambolero
Local – Praça São José, bairro Mocambo
Horario - 20h – Programação musical. (Ana Aranda – AI
)


Cinco e Meia e Acordes na Praça no Mocambo - Gente de OpiniãoÉ tempo de confraternização! É Natal!

**************
A cidade já esta praticamente toda decorada com motivos natalinos, graças à primeira dama de Porto Velho Lucilene Peixoto.

*********
Praticamente todas as praças e logradouros públicos estão decorados com enfeites e personagens natalinos.

********
Papai Noel, Duendes, Renas e mais um bocado de bicho, podem ser apreciados do Cai N’água ao Ronaldo Aragão.

********
Dentro de poucos dias começam as apresentações das cantatas de natal uma promoção também da prefeitura de Porto Velho.

*********
Uma coisa que nos chama atenção, é quanto à festa da virada.

*********
Praticamente em todas as capitais brasileiras, é comum os governos promoverem grandes festas de réveillon aonde a população vai se divertir e até agradecer por mais um ano.

*********
Em Porto Velho ninguém se preocupa em proporcionar aos seus moradores, pelo menos uma queima digna de fogos.

*********
Quando fazem, não é pensando no povo, é pensando na campanha política que acontece a cada dois anos.

*********Cinco e Meia e Acordes na Praça no Mocambo - Gente de Opinião
Assim foi o último réveillon oferecido pelo governo estadual a população da capital de Rondônia e de praticamente de todo o estado na virada de 2009 para 2010

*********
Quando trouxeram uma banda “mixuruca”, interditaram a Avenida Sete com a Farquar e gastaram a maior grana com a montagem da estrutura, para que o povo assistisse a tal banda “Dejavu” (nesse caso a grafia é essa mesmo) e mais uma dupla que ninguém sabia se era sertaneja ou forrozeira.

*********
A ilusão foi tanta, que um dos integrantes da dupla, se animou pensando que aquele povo era seu fã e se candidatou a deputado (não sei se foi estadual ou federal). Só sei que o cabra levou à maior “peia” do eleitorado, que graças a Deus não quis saber de gastar seu voto.

*********
Foi então que empolgados e tenho certeza, no afã de conseguir mais recursos para a campanha que se aproximava, o então governo do estado, saiu com a troupe do réveillon fazendo festa por tudo quanto foi município do interior de Rondônia.

*********

Criaram o réveillon fora de época em Rondônia.

*********
Foi em virtude dessa falta do que fazer, que as escolas de samba ficaram sem receber subsídios no carnaval de 2010.

*********
Pois a justiça puniu os promotores dos réveillons fora de época invocando a Lei que diz, que em ano eleitora é proibido fazer repasse financeiro para promoção de eventos ou de festas que não façam parte do calendário oficial, nacional ou estadual.

*********
Diante da ação impetrada pelo PT, o governo aproveitou e disse aos carnavalescos que era proibido firmar convênio com a Federação das Escolas de Samba porque 2.010 era ano eleitoral.

**********
O resultado é que tem escola de samba devendo seus fornecedores até hoje.

*********
O mesmo aconteceu com os grupos folclóricos que naquele ano participaram do Flor do Maracujá.

********
Aí o negócio foi pior, pois a primeira dama estadual de então, prometeu e eu estava na reunião, que conseguiria junto a empresas que atuam em Porto Velho os recursos para os grupos folclóricos. O que até hoje não ocorreu.

*********
No decorrer do disse-me-disse o secretário da Secel de então confessou a esse colunista, que o governador só não havia autorizado o repasse para a Federon (Leia-se grupos folclóricos) para não dar motivo para a direção da Fesec entrar com recurso exigindo o repasse das escolas de samba.

*********
Provando que a Lei não proibia e nem proíbe o repasse de subsídio oficial em ano eleitoral, quando os recursos são destinados para festas tradicionais como é o caso do carnaval e do festival folclórico.

*********Cinco e Meia e Acordes na Praça no Mocambo - Gente de Opinião
Esse assunto veio à lembrança, porque 2012 é ano eleitoral e a turma das escolas de samba e dos grupos folclóricos já está se perguntando: Será que o prefeito vai autorizar o repasse dos subsídios para as escolas de samba?

*********
Segundo o presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes o Tatá, vai sim! Inclusive já está em andamento o processo que autoriza o repasse de cinqüenta por cento do valor solicitado pela Fesec no mês dezembro

*********
Quanto ao repasse do governo estadual, o processo não deu um passo. Do jeito que o Ariel entregou, está lá, num canto esperando quem tem coragem de solicitar ao governador autorização para dar andamento.

**********
Sem o autorizo do governador nada pode ser feito e nem repassado.

*********
Termopilamente
falando. O negócio ta “federal”!

 
 



 

SESC

Recital Villa-Lobos e Mostra de Dança

Entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro, o Sesc Rondônia realiza no Teatro 1 da unidade Esplanada em Porto Velho o “15º Recital Anual dos alunos, professores e convidados da Escola de Música Villa-Lobos de Porto Velho” e a “V Mostra Sesc de Dança”. O ingresso pode ser trocado por 2 Kg de alimentos não perecíveis, na portaria do Sesc Esplanada ou no Teatro 1 até minutos antes do inicio das apresentações.


Programação 

Data: 26/11/11

Local: Teatro 1

Horário: 20h30

Entrada: 2 kg de alimentos não perecíveis

 

GRUPO ÂNIMA

Iniciou de forma despretensiosa há aproximadamente dez anos, agregando as potencialidades individuais no propósito de promover atividades musicais essencialmente beneficentes. Para o grupo, a vivência de situações envolvendo a música possibilita transcender a dura realidade para praticar o bem através da linguagem da arte.

Formação do grupo: Raquel Lírio – Soprano; Alexandre Fonseca – Barítono; Marco Dalla'cqua – Tenor; Bira Lourenço – Percussionista; João César Silveira – Violonista; Alex Almeida – Tecladista Violonista; Joelson do Santos – Saxofonista e Clarinetista


Data: 27, 28, 29, 30/11/11 e 01/12/11

Local: Teatro 1

Entrada: 2 kg de alimentos não perecíveis

 

V MOSTRA SESC DE DANÇA


Horário: 19h

Data: 27/11/2011

Classificação: Livre

Participação Especial: Alunos das turmas Baby Ballet,

Ballet Básico I e II, Ballet Pontalell.

Espetáculo “O CIRCO”

Estilo: Ballet

 

Data: 28/11/2011

Classificação: 12 anos

Horário: 20h30

Espetáculo: “A meia Luz”

Grupo: Cia de Danças Nara Teixeira

Estilo: Dança de Salão Contemporânea.

 

Datas: 29 e 30 de novembro

Horário: 8h as 12h

Carga Horária: 8hs

Ministrado: CDA – Corpo de Dança do Amazonas

Local: SESC Esplanada

Oficina de Expressão Corporal

Faixa etária: 14 anos

Vagas: 20

Público- Alvo: Bailarinos e Atores

 

Data: 29/11/2011

Classificação: 12 Anos

Horário: 20h30

Espetáculo: Oré

Grupo: CDA – Corpo de Dança do Amazonas

Estilo: Dança Contemporânea

 

Data: 30/11/2011

Classificação: 12 Anos

Horário: 20h30

Espetáculo: Mundo da Razão Presente

Grupo: CDA – Corpo de Dança do Amazonas

Estilo: Dança Contemporânea 

Data: 01/12/2011

Espetáculo: Milongas

Grupo: CDA – Corpo de Dança do Amazonas

Estilo: Dança Contemporânea

Classificação: 12 Anos

Local: Quadra Coberta do SESC

Horário: 20h30

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)