Quarta-feira, 17 de agosto de 2016 - 22h11
O Festival Latino Americano de Cinema Ambiental (Cineamazônia) é um dos festivais convidados a acompanhar o 18º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que acontece na cidade de Goiás Velho (GO). O convite possibilita um encontro histórico, pois pela primeira vez estarão reunidos os quatro festivais de cinema ambiental de língua portuguesa do mundo. Além do Cineamazônia, Filmabiente e Cineco (este último de Portugal) também participarão do 18º Fica, realizado nos dias 16 a 23 de agosto.
Uma das organizadoras do Cineamazônia, Fernanda Kopanakis destaca a importância do convite e da reunião de outros organizadores no 18º FICA, o mais antigo festival de cinema ambiental do país. “É uma oportunidade única que temos de estarmos juntos e discutirmos o conteúdo audiovisual, principalmente a questão do cinema ambiental”, diz Fernanda.
“Essa reunião é muito significativa para nós, porque nos inspiramos no projeto do Fica para que pudéssemos criar o único festival de cinema de temática ambiental da Amazônia”, ressalta Jurandir Costa, organizador do Cineamazônia.
Assim como o Fica, o Cineamazônia também integra a maior rede mundial de festivais de cinema ambiental, o Green Film Network.
Cineamazônia
O Festival Cineamazônia surgiu há 14 anos com o objetivo central de fazer a junção entre a sétima arte e o meio ambiente, divulgando e promovendo a mensagem pela sustentabilidade, o respeito a natureza e a tradição dos povos que dela dependem.
Cineamazonia, 14ª edição, tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Apoio Cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da SEMA.
Lenha na Fogueira
A partir de amanhã dia 19, os moradores e visitantes da cidade de Porto Velho, poderão saborear o prato oficial da cidade “Pirarucu Rondon”.
********
De acordo com o superintendente da Setur Julio Olivar os restaurantes se inscreveram e participaram do curso que qualificou seus Chesf a preparar o prato oficial da cidade.
*********
Bacarat Restaurante, Barracão do Ray, Caravela do Madeira, Casa do Tambaqui, Emporium Restaurante e Choperia, Hotel Porto Madeira, Jarude, Lanches 15 – Rio Madeira, Moqueca Capixaba, Peixinn Restaurante, Recanto do Tambaqui, Remanso do Tucunaré, Restaurante Canguru I, Restaurante Canguru II, T-Bone, Steak e Burger, Texas Grill Tom Marrom Restaurante, e Uno Beef.
*********
Acho louvável essa iniciativa da Fecomércio/Senac em parceria com o governo estadual através da Setur, afinal de contas, Rondônia é o maior produtor de Pirarucu em cativeiro e em conseqüência, seus criadores precisam comercializar a produção.
*********
Por falar em comida típica, amanhã começa os festejos relativos à Semana do Folclore. De acordo com a direção da Federon a data será comemorada no Arraial Comunidade no Sertão também conhecido como Arraial do Fernandão.
********
A comemoração relativa à Semana do Folclore tem apresentações de grupos folclóricos de quadrilhas e bois bumbas de amanhã 19, até o dia 28.
********
Esse evento conta com o apoio da Assembléia Legislativa-ALE através de emendas dos deputados Léo Moraes, Boabard e Dr. Neidson além do presidente Maurão de Carvalho. Tem apoio também do governo estadual através da Sejucel e municipal através da Funcultural. A realização é da Federon em parceria com a Associação dos Moradores do Bairro.
********
Esperamos que depois do Arraial do Fernando Rocha o movimento folclórico de Porto Velho dê uma parada, afinal de contas ninguém é de ferro pra passar o ano dançando “Pé de Côco” e toada de bumbá.
********
Até porque o foco a partir de agora, passa a ser o Festival Duelo na Fronteira que vai acontecer (fora de época) em Guajará Mirim no mês de outubro com a participação dos bois Flor do Campo e Malhadinho.
********
Por falar nisso o governador esteve na Pérola do Mamoré e fez entrega aos dirigentes dos dois bois, do vídeo documentário produzido durante o Festival do ano passado.
********
Porém, muito antes do Fefopem vamos apreciar a “Parada de 7 de Setembro” e agora com as fanfarras dos colégios voltando com força total. Com certeza nos desfiles do dia da independência os Regentes das Fanfarras vão querer mostrar o melhor de suas bandas, pois o festival vai acontecer em novembro.
********
Esse negócio de Fanfarra já foi um dos mais acirrados festivais de Porto Velho. A turma se esmerava inclusive nas indumentárias para se apresentar. As apresentações geralmente aconteciam no estádio Aluízio Ferreira. Agora que a Seduc patrocinou os instrumentos das principais Fanfarras, com certeza, o festival deste ano vai reunir muita gente.
********
Sugiro que o festival seja realizado na Cidade da Cultura, ou seja, no Parque dos Tanques.
********
Amanhã 19, Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba vai reunir no Mercado Cultural sambistas de Porto Velho e Manaus em comemoração ao aniversário do “velho” Ernesto.
********
O mês de agosto é ótimo para o samba local, dois astros do ritmo, fazem aniversário, Waldemir Pinheiro da Silva - Bainha e Ernesto Melo. A festa pela passagem dos 78 anos do Bainha aconteceu sábado passado na AEC e reuniu muitos sambistas.
*********
A festa do Ernesto será amanhã no Mercado Cultural com a participação de sambista de Porto Velho e Manaus. Vai ser o encontro realmente da Fina Flor do Samba. Te programa sambista!
Dia mundial da fotografia em Porto Velho
Amanhã dia 19, é conhecido como o Dia Mundial da Fotografia, essa arte que encanta e a cada dia ganha mais espaço em nossas vidas. Em Porto Velho a data será celebrada com a retomada do projeto "A Fotografia na Praça", projeto criado em 2006 pelo fotógrafo Walteir Costa com o intuito de reunir fotógrafos amadores e profissionais para reflexão e roda de conversa sobre a fotografia.
A programação será realizada na Praça das Três Caixas D´água das 9h às 17h com a realização de fotovaral e roda de conversa com a participação do fotógrafo Walteir Costa falando sobre "Fotografia e Comunicação Visual" e do fotógrafo Leonardo Valério que abordará o assunto "Fotografando com o celular".
Fotovaral
A exposição irá reunir trabalhos com temas diversificados e todos os interessados podem mostrar seu olhar através das lentes. Para participar é só levar uma foto em tamanho máximo de 20x30cm em paspatur preto alguns minutos antes do evento.
Homenagem
O evento tem como proposta também homenagear alguns pioneiros de nossa região com o objetivo de identificar e oferecer visibilidade ao trabalho de fotógrafos que vêm contribuindo com a sua prática ao contrato sócio cultural local, caso do fotógrafo Eujácio Rocha, também conhecidos como Jackson, que se dedica a registrar belezas naturais como o pôr do sol no Rio Madeira, onde aproveita a oportunidade para oferecer seus serviços como fotógrafo.
A realização deste projeto é uma parceria entre Instituto Dana Merril de Imagem Produção e Pesquisa - IDIPP e Agenda Porto Velho com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo - Semdestur.
Serviço
A Fotografia na Praça
Data: 19/08/2016
Horário: 9h às 17h
Entrada gratuita
Local: Praça das Três Caixas D´Água
Endereço: Av. Carlos Gomes com Rogério Weber.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando