Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Cinema: Eloi participa de bate-papo no Sesc Esplanada


Para encerrar a programação do Audicine no mês de novembro, o Sesc traz para Rondônia nesta quinta (22) e sexta-feira (23) o cineasta, roteirista e diretor brasileiro Eloi Pires Ferreira para participar da sessão especial comentada de suas duas grandes produções: “O Sal da Terra” e “Curitiba Zero Grau”. As exibições vão ocorrer no Audicine da unidade do Sesc Esplanada, em Porto Velho, a partir das 20h. As sessões serão acompanhadas pelo cineasta seguido de um bate-papo. A entrada é gratuita.

No sábado (24), das 9h às 18h, Eloi Ferreira vai ministrar uma oficina de Direção Cinematográfica também com inscrição gratuita no Sesc. As inscrições podem ser realizadas na Coordenação de Cultura do Sesc.

Eloi Pires Ferreira é curitibano, formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Puc-PR), já dirigiu mais de 200 produções audiovisuais entre documentários, educativos e institucionais. Eloi teve seu primeiro contato com a atividade cinematográfica ainda quando estudante, como pesquisador da Cinemateca da Fundação Cultural de Curitiba, em 1976. Atua desde 1984 como realizador na área audiovisual. Entre 1986 e 1991 foi coordenador da produtora Vídeomar, em Curitiba. Já ministrou diversos cursos sobre produção em Cinema e Vídeo.

Em 1985 criou a produtora Labo Comunicação – atualmente Camarada Filmes - empresa que, além de desenvolver e apoiar projetos culturais, também atua nas áreas educativa e institucional.

Atualmente, está difundindo o longa-metragem Curitiba Zero Grau, uma produção da Tigre Filmes em associação com a Camarada Filmes, do qual é diretor, vencedor do Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo do Paraná 2008.




Assim como a decoração natalina do Palácio Rio Madeira, tudo indica que o show com Seu Jorge que foi trocado pelo da Gabi Amaranto não vai mais acontecer. Seria ridículo, o governo dizendo que não tem dinheiro pra pagar o 13º, contratando show caríssimo para inaugurar o Palácio. Amanhã falo mais sobre esse assunto.

**********
O público compareceu em massa na última terça feira 20, no Mercado Cultural para prestigiar a Jam Bera com a chancela do Festejo BeradeRO em comemoração aos 20 anos da Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé.

************
Amanhã dia 23 e depois de amanhã dia 24, acontecem às intervenções artísticas, com uma programação de artes integradas. O evento faz parte do Circuito Amazônico de Festivais, que conecta festivais de perfis distintos que mostram a diversidade cultural da região Amazônica em seus diversos contextos e cenários.

***********
Por falar em programação: No dia 7 de dezembro o compositor de samba Adalto Magalha vai se apresentar em dois ambientes em Porto Velho: Fina Flor do Samba no Mercado Cultural e no Só Bamba na escola de samba Asfaltão.

*********
A turma ta pegando carona numa programação que vai acontecer em Rio Branco - Acre no dia 8 de dezembro e como Antônio Neto é o porta voz do compositor carioca, conseguiu que ele pernoitassem em Porto Velho no dia 7 para se apresentar nos dois eventos. Valeu!Cinema: Eloi participa de bate-papo no Sesc Esplanada - Gente de Opinião

*********
Outro compositor e cantor que vem do Rio de Janeiro se apresentar em Porto Velho justamente no dia 8 de dezembro, é Carlos Cola, o produtor dos cantores portovelhenses Maria Clara e Beto Cezar.

*********
O show do Carlos Cola vai acontecer no restaurante Boutique Gelada. Para não ficar apenas escutando a voz do compositor, do meio da rua, o fã deve reservar convite desde já com a direção da Boutique Gelada ali na avenida Rio Madeira, em frente ao Porto Velho Shopping.

********

Meu amigo Silvestre presidente da ACCUNERAA, não gostou nada do que escrevi a respeito da Marcha Zumbi que em vez de ser realizada no dia da Consciência Negra 20 de novembro, vai acontecer sob sua coordenação no dia 2 de dezembro dia consagrado ao samba.

***********
Antes de qualquer comentário de minha parte, vamos ao e-mail do Silvestre Antônio:

*********
Meu querido se você não percebeu a marcha é contra a intolerância religiosa e é organizada pela comunidade de terreiros, todos podem participar inclusive o movimento negro.

*********
Em Porto Velho têm várias lideranças do movimento negro como: Carlinhos Maracanã, Ana Maria, professor Chiquinho, Bubu Jonhson e tantos outros que devem estar preparando alguma coisa relativa ao dia da consciência negra. a ACCUNERAA é uma entidade que milita no movimento religioso e é por este motivo que a marcha é contra a intolerância religiosa.

***********
Quanto aos cânticossó poderiam ser mesmo relativos aos terreiros, pois até onde eu lembro a marcha para Jesus só se cantam canções relativas ao cristianismo eu não vejo ninguém reclamando ou escrevendo notas em jornais, inclusive você.

***********
E a marcha leva o nome de Zumbi porque para nós de terreiros todos os dias são dias de nossos ancestrais e Zumbi é um deles.

***********
Antes de você escrever qualquer nota ao nosso respeito deveria conhecer o nosso trabalho, pois trabalhamos o ano todo em prol do povo de terreiro e da comunidade negra de estado e do brasil, dia 20 é só mais dia de trabalho.

**********
Nós o povo de terreiros estamos fazendo nossa parte, pergunte ao movimento negro que você tanto defende o que eles estão fazendo.
***********

O que me preocupa, não são os gritos dos inocentes. Mas o silêncio dos poderosos.
************
Silvestre Antônio. - Coordenador do Coletivo de Entidades Negras em Rondônia–CEN - Presidente do Centro de Cultura Negra e Religiosidade Afro Amazonica–ACCUNERAA - fones: (69) 3222-8972 / 3222-2248 / 9964-6303.

***********
Tudo bem louvo a iniciativa das entidades presididas e coordenadas pelo Silvestre, porém somente agora fiquei sabendo que a Marcha é contra a intolerância religiosa e não pela passagem do Dia da Consciência Negra. Isto aconteceu de minha parte porque o cartaz de divulgação assim insinua.
Veja o cartaz abaixo

 

Cinema: Eloi participa de bate-papo no Sesc Esplanada - Gente de Opinião


**********
Aqui dou a mão à palmatória e pelo desculpas aos amigos da comunidade dos Terreiros – AXÉ!

**********
Bem feito quem mandou se meter no que não é chamado ou convidado. Aliás, convidado fui agora e com certeza estarei em cima do trio cantando alguns pontos com o Silvestre e a turma da ACCUNERAA. Salve Jorge!

**********


FESTCINEAMAZÔNIA: Espetáculo circense nos distritos de Porto Velho 

Além das exibições de filmes o Circo de um homem só de João Lima é uma das atrações da edição itineranteCinema: Eloi participa de bate-papo no Sesc Esplanada - Gente de Opinião

Um palhaço malabarista, equilibrista, mágico entre outras facetas é o personagem do artista João Lima que se apresenta nos 13 distritos de Porto Velho com o Festival Latino Americano de Cinema e Video Ambiental – Festcineamazônia Itinerante, durante os próximos 20 dias.

O “Circo de um homem só’ é o espetáculo solo de palhaço, criado e realizado pelo ator e diretor João Lima, fruto de suas pesquisas e da busca incessante no aperfeiçoamento da sua técnica na arte circense.A peça foi criadapara ser apresentada em espaço cênico variados, como rua, teatro, praças, auditórios entre outros, esse espetáculo já participou de diversos festivais e projetos.

O espetáculo é sobre um palhaço que chega para fazer, sozinho, um espetáculo de circo completo. No decorrer da apresentação, ele executa números de mágicas, malabares, equilibrismo, entre outros. Mas é na habilidade duvidosa na execução dos números e no carisma que está o tom cômico e cativante do espetáculo. 

O festival faz parte da Rede de Cines Itinerantes da América Latina e Caribe, que tem como missão contribuir para adversidade cultural e o fortalecimento da identidade nacional a partir da difusão de audiovisual em locais que não contam com salas de cinema. Tem como objetivo criar e fomentar uma cultura de cinema, ajudar na formação de público mais consciente e com mais pluralidade de pensamento, promover o contato com a arte, não somente como espaço de recreação, se não como uma plataforma para promover valores, compartilhar culturas, tradições e expandir fronteiras.

O Festcineamazônia Itinerante 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual e Parceria Institucional da Fundação Banco do Brasil.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)