Sábado, 17 de novembro de 2012 - 06h38
Entre os dias 16 e 21 de novembro o Sesc Rondônia vai sediar um dos maiores festivais de cinema da América do Sul, a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. A abertura do festival ocorreu na noite de ontem 16.
Durante seis dias o Audicine do Sesc Esplanada vai exibir gratuitamente para toda a população, 37 filmes brasileiros e estrangeiros que compõem a Mostra de Cinema em todo o Brasil. O evento é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Ministério da Cultura e ocorre até dezembro em todas as capitais brasileiras.
A técnica em cinema do Sesc, Michele Saraiva, disse que o objetivo da Mostra é refletir, através da exibição de filmes, sobre os direitos fundamentais do cidadão e suas diversidades e, fundamentalmente, debater sobre a questão dos direitos humanos. "O festival tem o intuito de popularizar as exibições de filmes para alcançar, principalmente, os cidadãos que não têm acesso às salas de cinema", acrescenta.
A Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é o fruto de uma parceria entre a Cinemateca Brasileira com o patrocínio da Petrobrás e apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e dos governos locais.
Este ano a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul homenageia o cineasta brasileiro Eduardo Coutinho, considerado um dos mais importantes documentaristas da atualidade.
Programação de hoje
13h - Disque Quilombola - David Reeks (Brasil.
Vestido de Laerte - Claudia Priscilla, Pedro Marques (Brasil.
A Galinha que Burlou o Sistema - Quico Meirelles (Brasil.
O Veneno Está na Mesa - Silvio Tendler (Brasil, 50 min.,
15h - Porcos Raivosos - Isabel Penoni, Leonardo Sette (Brasil.
O Cadeado - Leon Sampaio (Brasil).
Dez Vezes Venceremos - Cristian Jure (Argentina, 75 min.
17h - Juanita - Andrea Ferraz (Brasil.
O Dia que Durou 21 Anos - Camilo Tavares (Brasil.
19h - (Sessão seguida de debate com Sandra Silvestre, juiza da Vara de Execuções Penais da comarca de Porto Velho).
A Fábrica - Aly Muritiba (Brasil, 16 min.Hoje - Tata Amaral (Brasil.
As escolas de samba de Porto Velho já escolheram seus sambas enredos para o carnaval de 2013.
Entre as sete escolas de samba que estarão se apresentando na Passarela do Samba “Edson Fróes”, no carnaval de 2013, apenas a Império do Samba ainda não divulgou o tema e em consequência não apresentou o samba.
*********
Entre quarta feira dia 14 e quinta feira dia 15, as escolas Asfaltão, Unidos da Rádio Farol, Diplomatas do Samba e Acadêmicos da Zona Leste promoveram a escolha e lançamento de seus sambas.
********
Agora o time da Fesec está praticamente completo: A Rádio Farol vai falar sobre os Griôs da África; a Diplomatas vai contar a História dos Números; A Acadêmicos do Armário Grande “Nossa Terras Tem Mais Cores, Nossa Vida Mais Amores”; a São João Batista apresenta um Mosaico sobre a história de Porto Velho, a escola Asfaltão “No País do Futebol Crak Nem Pensar” e a Acadêmicos da Zona Leste conta a História da Cerveja, o Combustível da Alegria. Falta apenas o Mirim da Império divulgar o tema do carnaval da escola do Areal.
***********
Agora, em se falando de disputa de samba enredo, as Pastoras se transformaram no maior calo seco do famoso “Trio de Ouro”. Aliás, o termo ou “apelido” Trio de Ouro na verdade, era como os sambistas chamavam os compositores Silvio M. Santos, Bainha e Babá. Não porque compunham jutos, mas, porque sempre ganhavam os concurso de samba enredo de suas escolas. O trio formado pelo Bainha, Oscar e Zé Baixinho pode até ser alcunhado como de “Ouro’ mas, apenas da escola de samba Asfaltão.
*********
Esse negócio surgiu logo depois que o Tatá produziu o show “Trinca de Reis”, protagonizado pelo Bainha, Ernesto e Silvio Santos. Não estamos aqui querendo tirar o mérito dos parceiros Bainha, Oscar e Zé Baixinho é apenas para esclarecer como as coisas acontece ou aconteceram.
*********
Aliás, o comentário no Ypiranga logo após a divulgação do resultado, dando a vitória ao samba das Pastoras era de que “Agora é trio de Bronze”, pois não ganha uma das Pastoras.
*********
Brincadeiras a parte, os sambas das parcerias “Fina Batucada”, “Trio de Ouro” e das “Pastoras”, estavam e estão bons, Qualquer um dos três que fosse escolhido a escola Asfaltão estaria bem servida.
*********
Os meninos da Fina Batucada estão batendo na porta, muito em breve estarão com samba na avenida por alguma escola de samba. A preferida deles é a Asfaltão.
*********
Já o Trio Bainha, Oscar e Zé Baixinho não esquenta a cabeça, porque sabe que terão outra chance no carnaval de 2014 e aí quem sabe, no ano da copa do mundo, eles não voltem a emplacar mais um samba enredo na Asfaltão. Faz algum tempo que o trio só está batendo palmas.
*********
Enquanto isso na OAB a maioria esperava ou iludiram o Beto Cezar logo após as apresentações dos sambas, de que o samba do Maracanã que fora interpretado por ele Beto Cezar tinha sido o melhor.
********
Pode até ter sido a melhor interpretação, mas, para os jurados, o melhor samba foi o do “velho” Ernesto Melo que após alguns anos fora do carnaval de escola de samba, volta prestigiado pela mais nova agremiação de samba a Acadêmicos da Zona Leste.
**********
Não fica com raiva não Beto Cezar, concorrer com o Ernesto Melo é difícil, perder pra ele deve ser encarado como honra, pois se trata de uma dos nossos melhores compositores de samba enredo. Para você fazer ideia do potencial do Ernesto Melo como compositor de samba enredo, o Silvio Santos confessou a este colunista, que ganhar do Ernesto uma disputa de samba enredo, é difícil!
**********
O certo é que temos bons sambas para o próximo carnaval. Jair Monteiro e Carlinhos Maracanã são os autores do samba da Diplomatas.
**********
Silvio Santos e Silvinho fizeram o samba da Acadêmicos do Armário Grande.
*********
O Carlinhos Maracanã também fez o samba da Acadêmicos do São João Batista – Depois deve aparecer no crédito do CD o nome o Pai Beto, Banana, Buzuca e Rogério.
*********
O Paulinho Cachaça é o autor do samba da escola de samba Unidos da Rádio Farol e o Ernesto Melo o autor do samba da Acadêmicos da Zona Leste.
*********
A gravação do CD com os sambas das escolas de samba filiadas à Fesec já começou no estúdio Verde. Cantareli diretor da Fesec disse que a Federação pretende lançar o CD no máximo até o dia 15 de dezembro. Vai ser presente de Natal.
**********
O cinema volta a tomar conta de Porto Velho com o “Festival Cinema e Direitos Humanos”, que começou ontem e vai até a próxima quarta feira dia 21, com exibições de filmes a tarde e a noite no Audicine do Sesc Esplanada. A entrada é franca.
*********
Vou colorir essa avenida, com as cores da imaginação... Verso do samba da Armário Grande.
CARNAVAL
Pastoras no Asfaltão e Ernesto na Z. Leste
As escolas Unidos da Rádio Farol e Diplomatas do Samba também apresentaram seus sambas
As escolas de samba Asfaltão e Acadêmicos da Zona Leste selecionaram nos dias 14 e 15 seus hinos para os desfiles carnavalescos de 2013.
A festa do Asfaltão aconteceu na noite de quarta feira 14, no Clube Ypiranga e contou com quatro parcerias disputando qual mereceria ver seu samba cantado nos desfiles da atual campeã do carnaval de escolas de samba de Porto Velho. O tema de autoria do carnavalesco Oswaldo Pitaluga versa sobre “No Pais do Futebol Crak nem Pensar”. Após acirrada disputa, as Pastoras pelo segundo ano consecutivo sagraram-se vencedores do concurso, elas receberam dos jurados 261 pontos contra 251 do segundo colocado de autoria do Trio de Ouro.
Com o refrão: “Sou Pura Raça na luta contra o mal/Trago alegria.../Pra brincar o carnaval”, as pastoras levantaram a plateia que lotou parcialmente as dependências do clube mais antigo de Rondônia.
Enquanto isso na sede do Clube dos Advogados – OAB, na tarde do dia 15, outros quatro sambas concorreram ao direito de representar a escola de samba Acadêmicos da Zona Leste nos desfiles carnavalescos do próximo ano. Com o tema: “A Zona Leste Fabrica o Combustível da Alegria” os compositores Ernesto Melo, Carlinhos Maracanã, Cristóvão Nascimento e Rafael Saideira, tentaram ganhar a simpatia dos jurados o que aconteceu apenas com o samba do Ernesto Melo que será cantado na avenida, pela comunidade que abriga o maior número de bairros de Porto Velho. “Sou Zona Leste, eu sou/Sou dono do bar/A nossa festa, meu bem/ Já vai começar”, cantou Ernesto Melo levantando o público presente na OAB.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando