Sábado, 25 de julho de 2015 - 05h33
A penúltima noite do festival Amazônia Encena na Rua que está acontecendo na praça das Caixas D’água em Porto Velho apresenta na noite deste sábado os espetáculo: “O Circo Sem Teto da Lona Furada dos Bufões” do grupo Dona Zefinha (CE); “O Mistério do Fundo do Pote ou de Como Nasceu a Fome” com o grupo O Imaginário (RO); “Mitos e Lendas” com a Cia de Dança Yaporanga (RO) e “Deus e o Diabo na Terra de Miséria com o Grupo Oigalê do Rio Grande do Sul. O Amazônia Encena na Rua começa sempre as 19h30 na praça das Caixas D’água.
A noite da última quinta feira apresentou dois espetáculo voltados para o público infantil. Chapeuzinho Vermelhô do grupo Os Profiçççionis (SP) que encantou a gurizada e o espetáculo Exemplos de Bastião do grupo Mamulengo Sem Fronteira (DF) os bonecos se apresentam ao ritmo do forró executado por um trio de forró Pé de Serra.
As apresentações da segunda noite do Festival coordenado pela Fecomércio via Sesc, encerrou com o espetáculo da Companhia Visse e Versa de Ação Cênica de Rio Branco (AC) que apresentou o espetáculo “As Mulheres de Moliére”.
Lenha na Fogueira
A Karina Betencourt, assessora do Itaú Cultural informa: De 27 a 29 (segunda-feira a quarta-feira próximas), o escritor Marcelino Freire estará em Porto Velho para realizar a oficina “Quebras”, um projeto com o incentivo do Rumos Itaú Cultural 2014-2015, que tem como objetivo garimpar escritores e artistas fora do eixo Rio-Sul.
********
Serão saraus, aulas de criação literária e rodas de leituras de autores regionais, todas gratuitas no Tapiri – O Imaginário, conduzidas pelo próprio Marcelino. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail:todasasquebras@gmail.com.
********
O “Quebras” já passou por 13 capitais do interior do Brasil – Porto Velho é o 14º destino, o último será Rio Branco. A jornada do “Quebras” pelo Brasil pode ser acompanhada pelo site www.quebras.com.br e, ainda neste ano, pelo livro que será lançado como resultado de toda essa aventura.
********
Junto de Marcelino, participa desta cruzada literária Jorge Filholini, autor do blog http://livreopiniao.com.br.
********
Mais um evento “Fora do Eixo” que chega a Porto Velho capital do CAOS cultural.
********
Por falar em cultura. A Casa da Cultura Ivan Marrocos está abrigando algumas oficinas do Festival Amazônia Encena na Rua. Além servir de camarim dos atores e atrizes que se apreentam todas as noites na praça das Caixas D’água.
********
Ainda sobre a Ivan Marrocos, a Confraria Pobres do Caiari está completando Um Ano de atividade e festeja neste domingo com o tradicional Café da Manhã que vai se transformar em almoço e se o Léo e a Madalena se invocarem vira roda de samba após mais uma vitória do Vasco da Gama. Desta vez sobre o Palmeira. Tudo isso domingo.
********
Lembrando que hoje tem o Projeto Carambola no quintal da Casa da Cultura a partir das 18h00.
********
Com certeza a “Morena da Cultura” e agora a nova personagem “A Dondoca da Cultura”, marcarão presença no Café/Almoço em comemoração ao primeiro ano de existência da Confraria Caiari.
********
Tudo começou quando o Chagas Neto criou a página no face book saudosismo portovelhense e entregou pro Dero Neto administrar. O tempo passou a o João Paulo das Virgens passou a dominar o face e o Dero ajudou a criar a confraria Pobres do Caiari que agora está completando Um Ano de muito café com tapioca, açaí, mungunzá, bolo de macaxeira e muita cerveja. Parabéns cambada!
********
Como estava dizendo, com certeza a “Dondoca da Cultura” juntamente com a “Morena da Cultura” e seus fies escudeiros marcarão presença.
********
Por favor, não me pergunte os nomes da “Morena da Cultura” e da “Dondoca da Cultura” que não revelo nem se for por um bocado de “Contos de Réis”.
********
Outros personagens estão surgindo, uns ficarão no anonimato até que alguém descubra sua verdadeira identidade, agora, uns não tem jeito como é o caso do BODE da Cultura. Deu Bode mermão!
*******
Por falar em Bode da Cultura, o bicho ta pegando mesmo é lá no distrito de Nazaré no baixo Madeira onde desde ontem ta rolando a maior festa folclórica sob o comando da turma do “Minhas Raízes”. Chicão ta por lá dando seus pitacos. Cuidado pra não poluir a cultura do beradão!
********
Na cultura beradeira empinamos PAPAGAIO e Não Pipa! Como querem algumas repórteres da TV Rondônia!
********
Hoje tem dança folclórica no Festival Amazônia Encena na Rua. A Cia Yaporanga apresenta a partir das 21h00 o espetáculo Mitos e Lendas da Amazônia.
********
Vamos a praça das Caixas D’água aplaudir a Cristina Lima dançar ela é a noiva do fotografo do Diário da Amazônia Roni Carvalho!
Harmonia Celeste
no Palácio das Artes
A Fundação de Serviços da Assembléia de Deus – Fundad apresenta neste sábado 25 as 20h00, no Teatro Palácio das Artes Rondônia, Concerto Musical “Celebration” com a orquestra Harmonia Celeste sob a regência do maestro Mario Sidney da Silva e produção de Josué Teté. Cerca de 70 músicos vão participar da apresentação que deve durar de 50 a 60 minutos.
A Fundad com a vontade de participar ativamente da cultura do estado de Rondônia apresenta alternativas para a comunidade apreciar a música instrumental por meio da orquestra, que apresentará uma variedade de estilos musicais à comunidade. “Sabemos que poucas pessoas têm acesso aos bens culturais devido à falta de políticas públicas integradas para a cultura no estado de Rondônia suficientes para atender todas as classes sociais. Diante disso, o momento de entretenimento será também de reconhecimento dos direitos culturais como necessidade básica e direito dos cidadãos, como dita o artigo 215 da constituição brasileira” disse o responsável pela Fundad Lael Ézer da Silva.
Segundo o maestro Mario Sidney o repertório que será apresentado na noite deste sábado 25, ao público que prestigiar o Concerto vai contar com as seguintes obras: 01 - Highligts From Exodus vencedora do Oscar no ano de 1960; 02 – The Old Runggel. 03 – Tema do Filme Príncipe do Egito; 04 – A Alma; 05 – Anciente Of Day; 06 - Lamentos; 07 – Whe Theree King; 08 – Coração Despedaçado; 09 – Celebration of American Spirituais e 10 – A Porta. Informações através do telefone 9217-7868.
Serviço
Concerto Musical Celebration
Local – Teatro Palácio das Artes Rondônia - Av. Pres. Dutra, 4183 – Olaria
Dia: 25/07
Hora - 20h00
Entrada Franca - Retirada dos ingressos 9 às 11 horas da manhã e 17 horas na portaria do teatro
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando