Quarta-feira, 28 de maio de 2014 - 05h09
O prefeito Mauro Nazif sancionou na semana passada, o Projeto de Lei Complementar 2.164, de 19 de maio de 2014, de autoria da vereadora Ellis Regina, que delimita a área de concentração de foliões e blocos carnavalescos do chamado Circuito Cultural Zona Sul formado principalmente pelas agremiações Furacão da Zona Sul e Jatuarana Sul.
A Lei que foi aprovada no ano passado pela Câmara Municipal “Dispõe sobre alteração do § 11 do Artigo 2º- A da Lei nº 2858, de 22 de dezembro de 2009, e dá outras providências. Na prática a nova Lei adéqua a Lei de 2009, também de autoria da vereadora, que criou o Circuito Cultural da Zona Sul e acaba com um gargalo, por falta de
legislação, em relação aos locais de concentração das agremiações.
Pela Lei sancionada na semana passada, a concentração dos blocos carnavalescos Furacão da Zona Sul e Jatuarana Sul poderão se concentrar em frente ao campo Florestão, entre as ruas Daniel Neri e Monte Azul e desfile pelas ruas Jatuarana até a confluência com rua Sucupira. O projeto de Lei tramitou nas comissões da Câmara com o número 3.044/2013.
“Os blocos já se concentravam e desfilavam por esse circuito, mas enfrentavam muitas dificuldades para obter autorização do poder público. A situação agora está pacificada e o Prefeito entendeu a reivindicação que as agremiações fizeram uma luta da qual estou participando desde 2009”, comentou a vereadora. O Carnaval da Zona Sul de Porto Velho é hoje um dos maiores da cidade.
Lenha na Fogueira
Na semana passada, estivemos acompanhando a 3ª Rondônia Rural Show que aconteceu em Ji Paraná no Parque Hermínio Victorelli.
********
Um evento que não tem comercialização de bebida alcoólica mas, que segundo os empresários, vende mais que qualquer feira agropecuária.
********
Ali podemos constatar o potencial da agroindústria do estado de Rondônia assim como a produção da chamada agricultura familiar.
*********
Podemos ver de perto, o quanto a juventude do nosso estado, está focada nesse segmento empresarial e profissional. Dezenas de jovens alunos das várias escolas de técnicas agrícolas, lotaram durante os quatro dias da Feira, as salas onde foram ministradas palestras.
*********
Vi que Rondônia tem futuro garantido, pois a juventude que mora no campo (e não é pouca), está cada vez mais focada em se especializar no segmento agrícola.
*********
Os números publicados na edição de ontem deste Diário da Amazônia, comprovam o que escrevemos nessa coluna.
*********
Tivemos a oportunidade de participar de um debate na Rádio Globo Rondônia, com o Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário sobre, o que deve ser feito para levar mais público à Rondônia Rural Show .
*********
O Delegado do MDA sugeriu que nas próximas edições, os coordenadores coloquem atrações culturais, que pode ser; Capoeira, apresentações de músicos e cantores, peças teatrais, humor e outros show culturais.
********
Só que essas atrações devem contemplar apenas artistas de Rondônia. Que cada município leve pelo menos uma atração cultural.
********
Concordamos com a sugestão do delegado do MDA e ainda sugerimos que o município de Porto Velho leve para a próxima Rondônia Rural Show, grupos folclóricos de dança de quadrilha e boi bumbá. A seleção seria, os campões do Flor do Maracujá representariam Porto Velho no evento.
********
O show da Rondônia Rural, versão 2014 aconteceu apenas na área dos negócios. Esperamos que na 4ª Rondônia Rural Show a coordenação coloque apresentações culturais, aí o show ficará completo. Faltou a participação da SECEL no evento!
**********
As festividades folclóricas em Porto Velho começam nesta sexta feira dia 30, com a abertura do Arraial Flor de Cacto.
********
Domingo tem o Arrastão de São João com todos os grupos desfilando pela avenida Farquar, a partir das quatro horas da tarde.
**********
Fazia tempo que a as festas juninas não aconteciam pra valar no mês de Junho. Este ano graças ao apoio da prefeitura municipal via Funcultural, vai ser o maior “piseiro’ durante todo o mês. Será o maior São João do Norte!
**********
Hoje é dia de sair do chão, colocar o corpo em movimento, não ficar parado, pelo menos durante 15 minutos.
*********
É o dia do desafio e Porto Velho estará enfrentando a cidade de Nova Iguaçu, município do estado do Rio de Janeiro
********
A coordenação do evento em Porto Velho, pretende mobilizar cerca de 300 mil pessoas, durante o dia de hoje, se mexendo de alguma forma.
**********
A competição é coordenada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em parceria com a prefeitura. “Em Porto Velho, o evento será aberto às 8h00, com um “aulão”, em frente ao Palácio Tancredo Neves”, sede da prefeitura.
*********
O Dia do Desafio é uma competição entre cidades que busca mobilizar o maior número de pessoas para a prática de esportes e atividades físicas. É uma campanha mundial de incentivo à vida.
*********
Vamos praticar exercio no dia do desafio cambada!
João Gomes Moreira apresenta Relações de Gênero
O escritor João Gomes Moreira, membro efetivo da Academia de Letras de Rondônia, ACLER, está com nova produção literária, “Relações de Gênero – Intercâmbio de ativos e afetivos”, um trabalho de pesquisa que, conforme o autor, levou cinco anos para ser concluído.
João Gomes Moreira explicou seu novo trabalho: “Este estudo investigou as relações de gêneros partindo do século XIV, destacando-se o papel central do trabalho na determinação do tipo de vida cotidiana. Suas influências sobre o pensamento e ação dos pares. O sistema de trocas materiais e subjetivas; e o binômio prazer/poder na divisão social do trabalho interno”.
O livro em como base “a literatura sobre as relações anteriores, analisando dados referentes as interações familiares (da tradicional à contemporânea), o histórico de lutas do movimento feminista e de sua contraparte ---o movimento masculinista. Cinco categorias de codificação emergiram desta análise: liderança; comunicação; economia; trabalho e lazer; e, o tipo de pensamento sobre a política das relações de gênero”.
“Relações de Gênero - Intercâmbio de ativos e afetivos (XIV-XXI)” diz o autor, “conclui, considerando que se observa, com os dados levantados, que as relações de gêneros estão sob o impacto do novo paradigma relacional. A harmonia intergêneros passa pelo viés da compreensão da dinâmica das configurações vinculares dos grupos familiares e a busca de um diálogo aberto, positivo, assertivo e transparente”.
O livro, disse João Moreira, “é derivado da monografia de conclusão de curso de formação em Psicanálise Clínica: “Relações de Gênero ou relações degeneradas?”.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando