Sexta-feira, 27 de junho de 2014 - 05h04
Na dúvida se o Arraial Flor do Maracujá 2014, vai acontecer ou não, os dirigentes de todos os grupos folclóricos de Porto Velho e Candeias do Jamari filiados à Federon, resolveram realizar a disputa que vai eleger os melhores de 2014, durante o Arraial “Comunidade no Sertão”, que começa na noite desta sexta feira 27, no espaço da Associação do bairro Esperança da Comunidade Zona Leste. “O classificatório de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Comunidade no Sertão é um evento da Federon em parceria com a Fundação Cultural de Porto Velho e o Grupo Teatral Diz Farsa, com o objetivo principal de valorizar as forças vivas e atuantes das manifestações folclóricas do Estado de Rondônia e servir como Concurso Municipal entre os grupos filiados a Federon beneficiados com o Projeto São João 2014 – Folclore no Centenário” disse o presidente da Federon Fernando Rocha.
O festival começa na noite desta sexta feira 27, com as apresentações dos grupos:
Quadrilha Mirim Arrasta Pé de Candeias; Quadrilha Adulta Junina Estrela do Norte e Unidos do Palheiral.
Amanhã sábado 28, se apresentam os grupos, Quadrilha Mirim Rosa Divina; Quadrilha Adulta Nação Caipira e JUABP.
Domingo dia 29, Quadrilha Mirim Matutinhos do Triângulo; Quadrilha Adulta Forte Príncipe; Matutos do Triângulo e Boi Bumbá Manhoso.
Segunda feira dia 30, Quadrilha Mirim Matutinhos da Princesa; Quadrilha Adulta Mocidade Junina e Boi Bumbá Marrozinho.
Em virtude do desfile da Banda do Vai Quem Quer no sábado dia 5 de julho, os grupos programados para aquele dia, só se apresentarão no domingo dia 6, data do encerramento do evento.
Quesitos em Julgamento
Quadrilhas:Originalidade; Animação e Evolução do Grupo; Coreografia e evolução dos Passos; Organização da Apresentação; Casal de Noivos (incluindo cavalheiro e dama de honra); Padre e Sacristão; Juiz e Escrivão; Lampião e Maria Bonita; Marcador; Caçador; Seringueiro; Casal de Velho e Criatividade.
Boi Bumbá:Boi Bumbá (confecção do boi, movimento bailado); Amo do Boi (dramatização e características originais); Tribos Indígenas; Diretor e Batucada; Primeiro Rapaz e Barreira; Primeiro Vaqueiro e Barreira; Pajé; Cunhã Poranga; Sinhazinha da Fazenda; Porta Estandarte; Rainha do Folclore; Rainha da Batucada; Fantasias; Coreografia; Ritual Indígena; Apresentador; Levantador de Toadas.
As apresentações folclóricas começam todos os dias as 20h00.
Lenha na Fogueira
O bicho começa a pegar n o meio folclórico de Porto Velho a partir desta sexta feira, com a abertura do Arraial Comunidade no Sertão.
********
Acontece que os dirigentes dos grupos folclóricos de Porto Velho e Candeias do Jamari resolveram realizar o Festival que vai escolher os melhores grupos de Quadrilhas e Bois Bumbás, que até 2012 acontecia no Arraial Flor do Maracujá, no Arraial Comunidade no Sertão.
********
Nas reuniões das quais participei na sede da Federon, ninguém, acredita na realização do Flor do Maracujá este ano, daí terem optado de comum acordo com a direção da Funcultural de Porto Velho, realizar o concurso no Arraial do Fernandão que começa nesta sexta feira dia 27.
********
É o embrião do Festival Folclórico Municipal que a partir do próximo ano, de acordo com a direção da Federon passa a acontecer.
*******
Segundo o presidente da Federon folclorista Fernando Rocha. “O Flor do Maracujá deve passar a ser realmente o Arraial Estadual, trazendo para apresentações grupos folclóricos de todos os municípios de Rondônia”.
*******
Por outro lado, a Secel promoveu a abertura dos envelopes com as propostas relativas ao Chamamento Público para entidades sem fins lucrativos, interessadas em colocar a estrutura de arquibancada, iluminação, sonorização e camarotes no Arraial Flor do Maracujá.
*********
Quem ganhou a concorrência, foi a Associação dirigida pela ex presidente da Funcultural Jória Lima que está correndo atrás dos dirigentes de grupos folclóricos, pedindo para os mesmos se apresentarem no Flor do Maracujá pelo amor de Deus. “Se não to lascada!”.
********
O interessante é que o governo pode custear despesas de montagem de estrutura para a realização do evento, mas, não pode pagar cachê para os grupos se apresentarem.
********
O Arraial sem as apresentações do grupos folclóricos é fracasso na certa. Basta lembrar que ano passado mesmo com as apresentações do grupos folclóricos, o Flor do Maracujá foi o maior fiasco, só porque não aconteceu a disputa entre os grupos. Virou quermesse.
*******
Minha humilde experiência, diz que se a Jória conseguir pelo menos R$ 500 Mil para os grupos, o Flor do Maracujá acontece com sucesso.
*******
Na base do amor fica difícil conseguir levar algum grupo para se apresentar.
********
Por via das dúvidas e para não ficarem sem saber quem é o campeão do ano, os grupos folclóricos resolveram via Federon e Funcultural, realizar o concurso no Arraial Comunidade no Sertão.
********
Pelo tamanho do espaço (curral de dança), não vamos ver grandes cenários no Comunidade no Sertão, mas, tenho certeza que os grupos farão grandes apresentações.
*******
Por isso, insisto em escrever: A partir de hoje o bicho vai pegar entre os grupos de Quadrilhas e Bois Bumbás.
********
Vamos saber quem tem “Roupa no Quaradouro” e “Com Quantos Paus se Faz Uma Canoa”.
********
Mais uma vez os grupos que encabeçam a rivalidade, são a Radio Farol, JUABP, Girassol das Três Marias e A Roça é Nossa entre as Quadrilhas.
*******
Entre os grupos de Bois Bumbás os favoritos são Az de Ouro, Diamante Negro e Corre Campo.
********
Este ano teremos a estréia do Boi Bumbá Manhoso da Fátima que apesar de não concorrer, dizem, está muito bonito. Se fosse concorrer quem viria tocar era o Marujada do Boi Malhadinho de Guajará Mirim.
********
Ninguém ta sabendo explicar o motivo pelo qual o presidente do Az de Ouro Silfarney Silva está insistindo em divulgar o Parágrafo Único do Regulamento do Arraial Comunidade no Sertão que diz que componentes que se apresentarem por um grupo, seja brincante, coordenador ou dirigente, não pode se apresentar por outro grupo.
*******
Vamos para o Arraial Comunidade no Sertão na rua Guaporé entre a Vieira Caula e a Amazonas na Zona Leste a partir das 20h00 desta sexta feira dia 27!
Show do cantor Lenine fecha Semana Nós Ambiente
No próximo sábado, dia 28, o Parque Circuito em Porto Velho recebe o Show Chão, do cantor Lenine. O evento aberto ao público fecha a II Semana Nós Ambiente (SENA), promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), por meio da Organização Não Governamental (ONG) Ecoporé, vencedora de um chamamento público.
Com o tema "Qual a cidade que queremos?", a SENA teve início no último dia 23. A programação conta com o apoio da Fundação Cultural e está marcada para iniciar a partir das 17:00 horas com o show do cantor regional Caribé, seguida da participação da banda Beradelia prevista para as 18:15, e por fim, fechando a noite, o cantor nacional, Lenine, com uma expectativa de público de 1.500 pessoas.
A escolha da atração, segundo o secretário da Sema, Edjales Benício, se dá por sua atuação em defesa e proteção ao Meio Ambiente. "O cantor traz consigo um histórico de luta. Traçamos um perfil de artistas que apóiam ações do gênero. Militante na área, Lenine tem músicas que falam da Amazônia, em uma linguagem adequada para finalização de um evento deste porte", comentou Edjales.
Já o local foi selecionado em função da recente mudança na qual determinou que a secretaria passaria a administrá-lo. “Esta é uma forma que encontramos de trazer outra proposta ao parque, temos vários projetos para o espaço que precisa ser amplamente divulgado”, concluiu o responsável pela pasta.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando