Quinta-feira, 14 de setembro de 2017 - 05h05
Costa Marques cidade que fica as margens do rio Guaporé ha aproximadamente 750 km de Porto Velho, de hoje quinta feira dia 14, até domingo dia 17, recebe turistas de todo o estado de Rondônia, de Mato Grosso e cidades bolivianas, para o Festival de Praia cuja principal atração será o Concurso que vai eleger a Musa do Festival 2017.
Segundo o promoter Cliuson Torres, o prefeito Mirandão e sua equipe, estima em mais de 20 mil pessoas participando do festival, que vai acontecer na Praia de Curralinho. “Toda a estrutura já está montada, inclusive a ponte que liga a terra firme a ilha onde está localizada a praia de Curralinho está totalmente pronta e liberada pelos Bombeiros”, disse Cliuson Torres.
A prefeitura confirma as atrações que estarão participando do Festival 2017: “Haverá vários atrativos, como bandas locais, danças, zumba, noite cultural, esportes, desfiles, estacionamento, lazer para as crianças, artesanato, bandas regionais e o concurso Musa do Festival de Praia de Costa Marques 2017. Estão confirmadas as apresentações artísticas, como Márcio Santoro, Karla Meira & Gabriela, Pollyana Velten e Banda Zelu Show. No sábado, penúltimo dia do festival, haverá a apresentação principal e que é a sensação do momento, Júnior Magalhães.
A prefeitura aposta no potencial turístico que representa o Festival “Esse festival deverá movimentar a cidade com a presença de centenas de pessoas, que estarão participando dos quatro dias de muita diversão, brincadeira, apresentação musical e muita organização para que o festival ocorra na sua maior normalidade, com grande preocupação com a segurança do público que estará presente no evento, inclusive o estacionamento será também de responsabilidade da prefeitura, diferentemente do que ocorreu no ano passado, que era sob a tutela de particular”.
O jornalista Dr. Ronan Almeida de Araújo, distribuiu o seguinte: A cidade de Costa Marques tem as melhores praias em Rondônia, visto que o Rio Guaporé que margeia a cidade é de água cristalina e visual lindíssimo, com natureza exuberante, inclusive com construção do Forte Príncipe da Beira, que atrai turistas do Brasil inteiro com interesse de conhecer esse monumento histórico existente há décadas no distrito do mesmo nome.
Este ano além da coordenação da prefeitura de Costa Marques o festival conta com o apoio cultural dos deputados estaduais Laerte Gomes e Lebrão, da Sejucel e do prefeito Mirandão.
Várias jovens Costa-marquenses que residem em outras cidades do estado como Porto Velho, Ji Paraná e Guajará Mirim se inscreveram para concorrer ao título de “Musa do Festival de Praia de Costa Marques 2017”. “Ainda tem tempo, venha curtir o melhor festival de praia do estado de Rondônia que começa nesta quinta feira e só termina domingo dia 17”, convida Cliuson Torres.
Lenha na Fogueira
Semana passada a festa foi em Pimenteiras do Oeste, com a realização do seu famoso Festival de Praia, que atraia em sua grande maioria, turistas dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
********
Vale a pena participar dos festivais de praia nas cidades que ficam a beira do rio Guaporé como é o caso, de Pimenteiras e Costa Marques. Por sinal, Costa Marques está convidando a população de Rondônia e dos estados vizinhos, para seu Festival que começa nesta quinta feira 14 e só termina no próximo domingo dia 17.
********
Não sei realmente qual o melhor festival de praia do estado de Rondônia, se o de Costa Marques ou o de Pimenteiras. Sei que os dois são ótimos.
********
Bem que Porto Velho poderia também trabalhar o seu Festival de Praia. Não to falando de Fortaleza do Abunã e nem da Jacy Paraná. To falando da cidade de Porto Velho e não do município.
*********
Não sei se o Anizinho se lembra, por muitos e muitos anos a grande atração de lazer aos domingos de verão em Porto Velho era a praia que ficava em frente a cidade. Depois passou para a praia do Belmonte. O último festival que aconteceu sob o patrocínio da prefeitura municipal de Porto Velho, foi no governo de Roberto Sobrinho quando o Pantera era o secretário de Esportes. Se não estou enganado o Pantera conseguiu realizar três festivais na praia em Belmonte.
********
Pra quem não sabe, as águas do Rio Madeira nesse tempo de verão, é verde. Não é aquela água barrenta que a gente esta acostumado a ver quando vai a beira do rio no tempo do inverno ou quando o Madeira está cheio.
********
Ta faltando criatividade por parte dos responsáveis dos órgãos que cuidam do turismo e da cultura municipal. O Festival de Fortaleza do Abunã foi bacana e tudo para o publico acriano. De Porto Velho mesmo, não deu 200 pessoas e a maioria estava lá, por pertencerem às secretarias que estavam participando da organização.
********
Apesar da estrada BR 364 esta dando toda condição no trecho entre Rondônia e Acre, a ponte que faz a travessia dos veículos em Abunã não garantia que o rio daria passagem normal à balsa. O resultado, foi que o Festival de Fortaleza do Abunã só não foi fracasso porque os acrianos salvaram a “Baixaria”. Se dependesse do turista de Porto Velho não se venderia nem uma cibalena.
********
Então prefeito, que tal colocar os órgãos de cultura e turismo para pensar num Festival de Praia da cidade de Porto Velho. Será que a displicência é porque em o Festival sendo na cidade de Porto Velho, ninguém recebe diária e nem ajuda de custo?
*******
Quer ver uma coisa? Semana passada Guajará Mirim promoveu o Festival Internacional de Fanfarra que começou a tarde e terminou na madrugada do outro dia e o que foi melhor com o Bumbodromo lotado.
*******
Porto Velho que tem as melhores fanfarras, não realiza nenhum evento relativo as fanfarras. É tudo feito nas coxas. Graças a pessoas abnegadas como Buzuca e o Cibalena e alguns outros como o maestro Liocélio, ainda assistimos algumas fanfarras nos desfiles de 7 de Setembro.
*******
A programação que vinha acontecendo na Madeira Mamoré “Som Livre” ninguém sabe explicar, parou. Era para acontecer na praça das Caixas D'água e por falta de instalação elétrica especial, não aconteceu e nem falaram se vai ou não acontecer no próximo domingo.
********
Vamos acordar e começar a pensar melhor a cultura de Porto Velho. Quem vive de lembrança é CEMITÉRIO!
********
Quer mesmo uma boa dica antes do Círio de Nazaré em Belém do Pará, vai po Festival de Praia de Costa Marques e curte uma visita ao Forte Príncipe da Beira. É programa cultural e turístico!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando