Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Começa o concurso de forró do Santiago


Começa o concurso de forró do Santiago - Gente de Opinião

Começa na noite desta quinta feira, 31, o Concurso de Forró da 20ª Mostra de Folclore e Cultura Popular da Associação São Tiago Maior. A programação começa as 20h30, com a participação especial do grupo de dança Yaporanga; O primeiro grupo a se apresentar concorrendo ao título de melhor grupo de forró será o “Parceiros do Ritmo Quente” seguido pelos grupos “Explosão de Ritmu’s” e “Cia de Dança Encant’us”. A competição termina na noite de sexta feira com as apresentações dos grupos: “Grupo aventura”, “Grupo de Dança Furacão do Brasil”, “Mistura de Ritmu’s” e “Tsunami Companhia”.

O concurso de forró do Arraial de São Tiago todos os anos concentra o maior número de expectadores nas arquibancadas. “As torcidas comparecem em massa para prestigiar o grupo que representa a comunidade e a festa é completa”, informa o coordenador do evento Léo. Ganhar o concurso do Arraial de SãoTiago é certeza de bons contratos para apresentações futuras. 

Começa o concurso de forró do Santiago - Gente de Opinião

A Mostra de Folclore e Cultura Popular chega a sua 20ª edição proporcionando a comunidade da Zona Leste de Porto Velho momentos de muita diversão e cultura. A festa encerra domingo com a premiação dos vencedores do concurso de forró e a apresentação das quadrilhas Rádio Farol e Juabp.

Todas as noites após as apresentações o DJ Evaldo Gonçalves coloca a galera pra dançar.

O Arraial está acontecendo na Associação São Tiago Maior a rua Mané Garrincha bairro Socialista na Zona Leste de Porto Velho.




Lenha na Fogueira
 

Rondônia perdeu na última terça feira 29, um dos mais importantes médicos que já prestaram serviço a nossa sociedade.

Começa o concurso de forró do Santiago - Gente de Opinião

*******

Dr. Lônidas Rachid Jaudy, talvez o obstetra que mais pegou menino(a) em Rondônia, inclusive meus filhos Aline e Silvio José que nasceram sob os cuidados do Dr. Rachid na maternidade Darcy Vargas.

********

O médico ortopedista, artista plástico e escritor Viriato Moura no livro “Primórdios da Medicina em Rondônia”, escreve o seguinte:

********

Leônidas Rachid Jaudy nasceu em 16 de julho de 1932. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ,) em dezembro de 1959.

*******

Chegou ao antigo território federal de Rondônia em 1960. Em outubro daquele ano foi contratado pelo governo. Quando começou suas atividades teve de enfrentar uma região insalubre com grande incidência de malária, tuberculose e hanseníase, entre outras doenças tropicais debilitantes e até fatais.Começa o concurso de forró do Santiago - Gente de Opinião

*******

Ao longo dos 32 anos de atuação, exerceu várias funções públicas: diretor do Hospital São José, diretor da Maternidade Darcy Vargas, diretor de Saúde e, posteriormente, secretário de Saúde, Educação e Serviço Social. Labutou ao lado de figuras exponenciais do nosso pioneirismo médico da segunda metade do século passado como foram: Hamilton Raulino Gondim, Ary Tupinambá Penna Pinheiro, Lourenço Antônio Pereira Lima, Rafael Vaz e Silva, Hélio Sthuthos Arouca, Murilo Oliveira, Arilda Mota Siqueira, Nelson Couceiro, José Adelino da Silva, Noel Bispo dos Santos e Carlos Alberto Brasil Fernandes.

********

Rachid foi um soldado de destaque desse grupo de combatentes de doenças que atuou em Rondônia. Cirurgião vocacionado e talentoso, operava com elegância e destreza. Ao ser procurado pelos acadêmicos de medicina que passam suas férias em Porto Velho, permitia que o auxiliassem nas cirurgias enquanto ministrava ensinamentos fundamentados no saber teórico e em sua longa vivência. De temperamento agradável, cativava a todos que com ele conviviam.

Começa o concurso de forró do Santiago - Gente de Opinião

********

Como homem público, desenvolveu um trabalho notável. Em suas gestões foram realizadas as seguintes obras: construção do centro cirúrgico, do laboratório de análises clínicas, do pavilhão de neuropsiquiatria e a aplicação das enfermarias do Hospital São José. Na Maternidade Darcy Vargas, construiu o centro-obstétrico, o berçário, dez apartamentos e ampliou o número de leitos. A Comunidade Aben-atar recebeu ar-condicionado e teve reformada suas copa e cozinha, além de ter sido dotada de médico e dentista. Em sua gestão como secretário de Saúde construiu o primeiro hospital ortopédico de Rondônia, o Hospital das Doenças do Aparelho Locomotor, em parceria com o Hospital Sara Kubitschek, de Brasília, dirigido pelo professor Aluízio Campos da Paz.

*********

Rachid determinou a reforma e a ampliação de outras unidades de saúde de Porto velho, Guajará-Mirim e diversos municípios de Rondônia.

*********Gente de Opinião

A participação política do eminente médico reveste-se, também, de grande importância. Respondeu pelo governo do Território de Rondônia por quatro vezes. Em todas as funções exercidas postou-se com denodo, dedicação e competência.

*******

Ao se aposentar, Rachid retornou à sua terra natal, Cuiabá, onde usufrui, junto com seus familiares, merecidos dias de repouso certamente com a consciência tranquila de quem cumpriu meritoriamente o seu dever de médico e de cidadão. 

********

O povo de Rondônia jamais deveria esquecer essa figura exponencial da medicina exercida em nosso meio, (escreveu Viriato Moura).
 


Festcineamazônia abre inscrições para 12° edição

Um dos mais importantes festivais de cinema da Região Norte, o Festcineamazonia abriu nesta terça-feira, 15\07 as inscrições para a 12a edição. Até o dia 30 de agosto, podem concorrer produções com duração máxima de 26 minutos.Começa o concurso de forró do Santiago - Gente de Opinião

Único festival nortista com foco na questão ambiental, o Festcineamazônia aceita todos os gêneros de produção nas categorias documentário, animação, ficção, experimental e reportagem ambiental, essa categoria voltada especificamente para as TVs.

O festival será realizado na capital rondoniense de Porto Velho, entre os dias 4 a 8 de novembro de 2014. São 18 troféus Mapinguari em disputa. Além da mostra competitiva, o Festcineamazônia homenageia produtores, diretores e atores que contribuem com a cultura nacional e possuem relevância nas questões ambientais e de direitos humanos.

"É importante destacar que podemos fazer o debate ambiental em toda produção audiovisual, não necessariamente em produções acadêmicas ou etnográficas. O ambiente é um todo e o que queremos é diversidade na abordagem", diz Fernanda Kopanakis, uma das coordenadoras do festival.

Plural e democrático, o Festcineamazônia aceita produções de qualquer parte do planeta, finalizadas a partir de 2010 com legendas em português. Este ano o Festcineamazônia incorporou-se ao GFN - Green Film Network, entidade que congrega os maiores festivais ambientais do planeta. Com isso, o projeto se conecta a 19 grandes festivais de vários países.

"O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.cineamazonia.com/festival/inscricao e tem como referência o código de ética do Fórum dos Festivais que o Festcineamazonia integra, o Fórum dos Festivais expressa a união dos eventos audiovisuais brasileiros em torno de uma ação coletiva", diz José Jurandir da Costa.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)