Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Começa o Festival Amazônia Encena na Rua


 Começa o Festival Amazônia Encena na Rua - Gente de Opinião
As aventuras de Dom Quixote de La Mancha abre o festival

Considerado um dos maiores festivais de teatro de rua do Brasil, começa na tarde desta quarta feira 22, o Amazônia Encena na Rua, com a performance do grupo Teatro que Roda de Goiás apresentando o espetáculo, “Das saborosas aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu Escudeiro Sancho Pança”, as 17h00, na avenida Sete de Setembro. Como um ‘louco’ Dom Quixote se joga do topo do prédio do hotel Oscar (Loja Zeta) na Sete com a Campo Sales incentivado pelo seu escudeiro Sancho Pança e dar inicio a uma luta contra o inimigo imaginário, o famoso moinho. “É um cena jamais vista em Porto Velho” confessa o idealizador do festival Chicão Santos.

Abertura Oficial

A abertura oficial do Festival acontecerá as 18h30, no Anfiteatro da praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré de onde sairá o Cortejo rumo a praça das Caixas D’água. Na praça o presidente da Fecomercio e parceiros, declaram aberto o Festival Amazônia Encena na Rua 2015.

As 20h00 o Grupo “Os Profiçççionais” (SP), protagoniza o primeiro espetáculo da temporada “Parô! Palhaçada”, seguido da Grande Cia. Brasileira de Mystérios e Novidades (RJ) que as 21h00 vai apresentar o espetáculo “O Uirapuru”.

Oficinas

Hoje também começam as oficinas que fazem parte da grade de programação do Festival. Das 13h30 as 16h30 no Teatro 1 do Sesc Esplanada será ministrada a oficina: Teatro do Oprimido.

Entre as 13h30 e 18h30 – Oficina – Curso e Crítica Teatral para espetáculo de rua. Local Sala do Piano, UNIR Centro.


Lenha na Fogueira

Depois do sucesso de público do show do Hiran Delmar – Coxinha que conseguiu colocar no Palácio das Artes Rondônia quase duas mil pessoas nos dois dias de apresentação. No próximo final de semana será a vez do Concerto Musical – Orquestra HC Maestro Mario Sidney

*********

Dessa vez o espetáculo será fraqueado ao público, o que quer dizer, que não terá cobrança de ingresso.

********

Aliás, o espetáculo musical vai acontecer no próximo sábado dia 25, com inicio às 20 horas. Fica esperto pra pegar a senha!

********

Já que entramos no assunto espetáculo. Domingues Júnior marcou ponto perante a turma da comunicação do governo, ao conseguir a transformação do Decom em Secom. Isso quer dizer, deixou de ser Departamento e passou a ser Superintendência de Comunicação do Governo do Estado de Rondônia – SECOM e mais:

*******

Conseguiu levar a sede da SECOM para o Palácio Rio Madeira (CPA - o governador não gosta desse nome). Atenção amigos comunicadores do interior a SECOM está funcionando no 6° andar do prédio principal (aquele que tem formato de “C”) do Palácio Rio Madeira.

********

A turma ta feliz da vida, pois agora sim, está acomodada num ambiente muito mais confortável que aquele do prédio da Calama com a Brasília e melhor que o da Paulo Leal. Valeu Domingues Júnior!

********

Por falar em reforma administrativa, a Secel também vai ter sua sigla alterada. A partir do dia 1° de agosto (dizem que é o mês do desgosto), deixará de ser Secel para ser Sejucel – Superintendência da Juventude, da Cultura, do Esporte e do Lazer.

*******

Porém, e sempre tem um, porém, a turma está preocupada, porque no Decreto que cria a Sejucel não costa os Departamentos ou Coordenadorias: Pontos de Cultura, Biblioteca e Artesanato.

********

Os responsáveis por esses setores acham que foram esquecidos na formatação da nova Superintendência. Com a palavra a Diretora Administrativa Cândrica Madalena – Bebel!

********

Com todos os “Problemas”, provocados pela Câmara de Vereadores ou por alguns vereadores, inconformados por não terem sido convidados para curtir os show da Banda Cidade Negra e Alceu Valença dos camarotes.

********

A Fundação Cultural do município de Porto Velho promoveu o repasse dos subsídios dos grupos folclóricos que fazem parte do Circuito Junino e continuam se apresentando nos arraiais que contam com o apoio da Funcultural.

********

Ontem à tardinha, o tesoureiro da Federon Severino Castro repassou aos dirigentes dos grupos folclóricos, os valores que eles tinham direito, descontadas as despesas feitas nas lojas conveniadas.

********

Com certeza nesta quarta feira 22, costureiras, carpinteiros, pintores, coreógrafos, decoradores, estilistas, soldadores, músicos e todos que trabalharam na montagem das apresentações dos grupos que participaram da XXXIV Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá botaram a mão na bufunfa.

*******

Vale salientar que os Arrais continuam acontecendo. Vem aí o Arraial da Comunidade de São Tiago.

********

Porém o mais esperado é o Arraial da AFA, pois é nele que os grupos de quadrilhas que se inscreverem, tiram as diferenças que por ventura ficaram em dúvida no Flor do Maracujá. No Arraial da AFA acontece disputa entre os grupos de quadrilhas e a premiação é em espécie, aí o bicho pega de verdade.

********

A turma da JUABP já está desafiando pelas redes sociais, a campeã ROCINHA. “Vamos acabar com a história do forró da quadrilha do presidente”, dizem alguns exaltados da Juabp para o pessoal da Roça é Nossa. A Cris do Sesc tá de orelha em pé com o pessoal da quadrilha do Big.


FESTIVAL
Sesi música prorroga inscrições ate dia 31

O Concurso Musical voltado para o trabalhador da indústria e seus dependentes, é realizado anualmente pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RO) e tem como objetivo promover a cultura entre trabalhadores do setor, além de valorizar e fomentar a produção musical do país. O Sesi Música é destinado a empresários e trabalhadores da indústria, e contempla também dependentes diretos (cônjuges e filhos). Nesta edição, além das categorias músicas inéditas e interpretação, o Festival apresenta uma novidade: a inclusão da categoria trabalhadores do Sistema Fiero. As inscrições foram prorrogadas até o dia 31 de julho e poderão ser efetuadas nas unidades do Sesi (Qualidade de Vida- coordenação de Vida Saudável) de cada regional. De acordo com a supervisora de Cultura do Sesi-RO, Lidiane Bandeira, os trabalhadores e empresários que não possuírem Sesi em sua cidade poderão também enviar sua inscrição via Correios para o endereço: Sesi/Casa da Indústria - Rua Rui Barbosa, 1.112 Bairro Arigolândia – Porto Velho-RO. CEP: 76801-186. Em atenção a Coordenação do Festival Sesi Música.

O Sesi Música será realizado de acordo com as seguintes etapas: primeira fase: audição de seleção; e segunda fase: final. Na primeira fase todos os candidatos inscritos poderão participar das audições de seleção. As audições acontecerão nos municípios de: Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná. Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)