Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Começou a degola!



Começou a degola! - Gente de OpiniãoSolta o Sabiá chega em nova edição


A conhecida autora Ruth Rocha relança mais um de seus sucessos, Solta o Sabiá. Em sua segunda edição, o livro publicado pela Editora Salamandra traz uma nova capa e um capítulo final com informações sobre o contexto histórico em que ocorre a história e imagens relativas à época.

Solta o sabiá conta a história de Francisco, um menino português que chega ao Brasil bem pequeno. Ao desembarcar no Porto de Santos o garoto se impressiona com a natureza, os índios e a língua nativa. Durante a narrativa, ele acompanha uma expedição de Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, durante a qual tem a oportunidade de desbravar a mata, aprender a fazer armadilhas para pegar passarinhos, mas também de entender o cruel processo de escravidão dos indígenas pelos bandeirantes. Com tantas descobertas, Francisco passa a desenvolver uma opinião própria sobre o assunto e aprende lições para a vida inteira.

As aquarelas do artista plástico chileno Gonzalo Cárcamo atestam sua experiência na ilustração de livros infantis e ressaltam as maravilhas naturais que impressionam o personagem. Nos desenhos coloridos e detalhados, ele apresenta ao leitor quase uma fotografia do cenário da época.

A união do texto de Ruth Rocha e as gravuras de Cárcamo convida o leitor para uma aventura na selva, mas também conta um pouco da história do Brasil de 1680. Desta forma, a autora traz um livro sobre ganância, coragem, respeito à vida, responsabilidade, e principalmente, liberdade.
Sobre a autora

Ruth Rocha nasceu em 1932 em São Paulo, capital, mas traz consigo histórias que o avô contava sobre a Bahia. Hoje é ela que conta histórias. Já trabalhou como orientadora educacional e editora. Escreveu sobre educação para a revista Cláudia em 1967. Iniciou sua carreira voltada ao público infantil em 1969 ao escrever histórias para a revista Recreio. Finalmente, em 1976, teve seu primeiro livro editado. Atualmente, com mais de 40 anos de carreira, já publicou mais de cem livros no Brasil. Suas obras também já conquistaram o exterior, sendo vinte delas reproduzidas em dezenove idiomas. Hoje exibe a Biblioteca Ruth Rocha, em parceria com a Editora Salamandra.

 


 

Começou a degola!

********

A reforma administrativa ainda nem foi aprovada pelos deputados estaduais, mas, a degola na Secel já começou.

 

*******

Ontem foram exonerados dois diretores: A Gerente de Esportes Cleidimara Alves e o Coordenador da Casa da Cultura Ivan Marrocos Geraldo Cruz.

 

*******

A exoneração da Mara já era esperada pela própria, pois foi avisada pela secretaria, que não pegou bem seu pronunciamento na tribuna da Assembléia Legislativa contra a transformação da Secel em Superintendência e por isso, tinha que ser destituída do cargo de Gerente de Esportes.

 

********

Essa exoneração também atinge diretamente a deputada Epifânia Barbosa, pois a Mara foi indicada pelo seu gabinete.

 

********

Porém, a exoneração que mais doeu, foi a do Geraldo Cruz. Acontece que há alguns dias, Geraldo havia convidado a secretária para o café da manhã que seria servido no dia 11 de setembro, em homenagem aos expositores do mês de agosto.

 

********

Ontem pela manhã, a secretária ligou para dizer que não poderia comparecer ao evento mas, a Ângela e o Cavalcante iriam representá-la.

 

*********

“Aproveitando a oportunidade, comunico ao senhor, seu Geraldo Cruz que o senhor está sendo exonerado do cargo de Coordenador da Casa da Cultura Ivan Marrocos”.  

 

*********

O artista que estava com uma “broa” em uma das mãos, começou a ficar da cor de estearina, foi quando o artista plástico João Zoghbi ao perceber seu estado, correu e o segurou, dizendo: “Ninguém é perpertuo num cargo, calma Geraldo”. E o café da manhã prosseguiu, com gosto meio amargo!

 

********

Para o lugar da Mara não ouvimos nenhuma especulação, até porque assumir na atual situação, é cair numa frigideira de azeite super quente.

 

*******

Porém, no caso do Geraldo Cruz, de ponta a ponta do prédio do relógio, o que se ouvia, era que o João Carlos Alves mais conhecido como Carlinhos Maracanã assim que chegar da Conferencia de Cultura que vai acontecer em Cacoal de amanhã 13 até domingo 15, será empossado como Coordenador da Ivan Marrocos. Liguei pra ele e ele me disse que não sabia de nada, pelo menos até ontem à tarde!

 

********

Como o Maracanã já tem seu CDS (merreca), não vai afetar em nada os cofres do estado. Com certeza o CDS do Maracanã é bem inferior ao que o Geraldo tinha.

 

*******

Não tem como correr contra, pela entrevista do governador no Bom Dia Amazônia a Secel já é Superintendência. Só não foi homologada porque os deputados estão “bicudos”, pelo governador ter vetado o Plano de Cargos e Salários dos funcionários da ALE.

 

********

Porém, é como sempre diz o Carlos Sperança: “É prego batido e ponta virada”, quer dizer, não tem choro que dê jeito.

 

********

A luta do Movimento Reforma Cultural Popular agora vai ter que mudar o tom ou o mote: Em vez de ser por uma Secretaria de Cultura separada da do Esporte.

 

********

Passa a ser: Superintendência de Cultura. Somente cultura sem esporte. Que o estado crie a Superintendência de Esportes.

 

*******

Essa já existiu como o nome de SUDER e não deu certo. Quem sabe muito bem dessa história é o Profeta que ainda está batendo ponto na Gerencia de Esportes da Secel.

 

*******

Tem um ditado que diz: “Se não podes com o inimigo, junte-se a ele”. Quem deve seguir esse ensinamento, são os pobres de espírito!

*******

Degola por degola, degolaram o Bode da Funcultural. Aliás, o Bode foi “berrar’ em outro setor municipal. Na Funcultural ele estava se sentindo “fora do eixo”.

*******

Amanhã começa em Cacoal, a III Conferencia Estadual de Cultura. Vamos lá!


 


Começou a degola! - Gente de OpiniãoEVENTO

Mostra Cultural das Pessoas com Deficiência

A prefeitura de Porto Velho realizará no próximo dia 20 de setembro, a VI Mostra Cultural dos Trabalhos das Pessoas com Deficiência. A data foi escolhida por ser alusiva ao dia Nacional de Lutas dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com a Rede de Proteção e Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. As apresentações ocorrerão no Centro de Convivência do Idoso, na Avenida Amazonas, Bairro: Tiradentes a partir das 8 horas, com abertura pela Banda de música da 17ª Brigada de Infantaria de Selva.

Conforme as responsáveis pela programação, Lilian Nascimento e Gicely Cardoso, estão sendo aguardadas 200 pessoas para participar do evento, entre professores, alunos, pais, e representes das instituições que atuam na área da inclusão social da pessoa com deficiência. Elas Apresentarão seus talentos e habilidades através da música, dança, teatro e a exposição de quadros.

O objetivo é promover a inclusão cultural, a socialização, o intercâmbio de experiência junto às instituições através de apresentações culturais com os jovens talentos, resgatando a integridade como cidadão na participação de espaços culturais que contemple a inserção social.

Dentre as entidades parceiras que estarão participando da mostra cultural, os organizadores citam a Sociedade Pestalozzi, APAE, Casa Família Rosetta, Associação dos Deficientes Visuais de Rondônia (Asdevron), Rondônia Clube Paraolímpico, Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA), Associação das Pessoas com Deficiência de Porto Velho (ASDEF), Associação dos Surdos e Associação dos Interpretes, dentre outras.


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)