Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Concurso de Pintura Brigada Príncipe da Beira


Concurso de Pintura Brigada Príncipe da Beira  - Gente de Opinião

A 17ª Brigada de Infantaria de Selva vai realizar entre os dias 14 e 18 de julho, o “I Concurso de Pintura Brigada Príncipe da Beira”. O concurso destina-se a reunir trabalhos artísticos, modalidade pintura em tela, com o tema “17° Brigada de Infantaria de Selva – A Brigada de Rondônia” com técnica livre. Os trabalhos selecionados pelo júri também ficarão expostos na Casa da Cultura Ivan Marrocos entre os dias 19 de julho e 1° de agosto.

Poderão participar do Concurso obras de artistas de toda a comunidade, maiores de 16 anos. As inscrições podem ser feitas ate o dia 14 das 9 às 16h00 sendo que no dia 14 até as 11h00. As fichas de inscrição estão à disposição na Casa da Cultura e na Biblioteca Francisco Meirelles ou na 17ª Brigada. A inscrição poderá ser feita, ainda, via internet, mediante preenchimento da ficha de inscrição, que poderá ser obtida no site www.17bdainfsl.com.br e remetida para o e-mail comsoc@17bdainfsl.eb.mil.br.

Neste caso, a confirmação da Inscrição será encaminhada via e-mail.

As obras deverão possuir dimensões que não ultrapassem 2,00m X 0,80m, nem que sejam menores que 0,35m X 0,24m. A inscrição é gratuita.

Todas as obras serão iniciadas no dia 14 de julho. Para tanto, os artistas deverão levar suas telas em branco, sem moldura, para receberem o Visto da Comissão Organizadora.

As obras deverão ser confeccionadas, no período de 14 a 18 de julho, no interior do Quartel da 17ª Bda Inf Sl, considerando também, neste espaço, toda a área esportiva à frente da Brigada. Para tanto, os artistas deverão trazer todos os materiais necessários à confecção dos trabalhos, tais como, tela, tintas, pincéis e cavaletes. Todos estes materiais poderão ser guardados na Brigada, mediante recibo, durante o período de execução das obras. 

O artista poderá usar todo o período destinado à execução da obra, isto é de 14 a 18 de julho ou encerrar a obra em apenas um dia.

No dia 18 de julho, todas as obras deverão dar entrada ao Salão de Honra, até as 12h00, para a análise do Júri de Seleção e Premiação e preparação para a Exposição. No dia 19 de julho, às 19h00, será realizada a abertura da exposição das obras participantes na Casa de Cultura Ivan Marrocos. Nesta ocasião será realizada a divulgação do resultado do Concurso.

Gente de Opinião

Júri de Seleção

 A Seleção e Premiação dos trabalhos serão procedidas por um Júri de Seleção e Premiação, composto de cinco membros, convidados pela Comissão Organizadora, e pelo comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, que presidirá, conforme a relação abaixo.

1 - André Luis Novaes Miranda Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva

2 - Renato Martins Mimessi Desembargador do Tribunal de Justiça

3 - Viriato José da Silva Moura Artista Plástico

4 - Angella Schilling Artista Plástica

5 - Osvaldo Augusto de Oliveira Professor de Artes Visuais da UNIR

 Dos Prêmios

 Os prêmios do I Concurso de Pintura Brigada Príncipe da Beira serão entregues às seis obras selecionadas pelo júri de Seleção e Premiação. A premiação será na modalidade prêmio aquisição, ficando as seis obras no acervo da 17ª Brigada de Infantaria de Selva. As 06 (seis) obras selecionadas receberão premiação em dinheiro, no valor mínimo de R$-1.000,00.


Lenha na Fogueira

Não quero nem saber quem envernizou a barata e nem tão pouco que pintou a zebra. O certo é que a copa do mundo está acabando e em conseqüência, temos que colocar os pés no chão e voltar a realidade.

********

A copa é mais que carnaval. Aliás, é um evento quase completo para o brasileiro, pois tem festa em todos os ritmos, e futebol pra todo gosto.
 

********

Além de muita sacanagem entre turistas e aproveitadores. Imagina a prostituição que rolou paralela a realização dos jogos nas cidades sedes, principalmente no Nordeste onde é sabido, que a pedofilia rola solta em tudo quando é orla e recanto forrozeiro.

*********

Muitas menininhas que ainda não sabem se cuidar, daqui a nove meses vão amamentar os ‘filhos da copa’ que com certeza, não serão poucos.

*******

Pra isso as autoridades brasileiras fecharam os olhos, pois, não queriam incomodar os turistas estrangeiros, que podem tudo, inclusive aliciar menores.

********

Não sou eu que estou dizendo, foram às imagens que apareceram nas TVs, mostrando o comercio de drogas em São Paulo em plena comemorações das vitórias e até das derrotas.

********

A copa também serviu para mostrar aos gringos, que apesar dos pesares, somos um povo hospitaleiro que sabe receber e muito bem. Serviu para mostrar que o Brasil tem capacidade para organizar qualquer evento de grande porte no estilo copa do mundo.

*******

Serviu para calar a boca dos que diziam “Não vai ter COPA!”. Teve e muito bem organizada, elogiada pelos gringos e por todos que se propuseram a gastar muito dinheiro para ver a seleção brasileira nos decepcionar.

********

O carnaval dura oficialmente quatro dias, a copa foi um mês de muita cachaça, alegria, sofrimento e orgia.

********

Quem sabe depois da derrota humilhante do Brasil para a Alemanha, os dirigentes do futebol brasileiro, criem vergonha na cara e passem a respeitar o povo do país do futebol.

********

O Brasil apesar da humilhante derrota para a Alemanha continua sendo o país do futebol, assim como da corrupção e da falta de vergonha.

********

Realizamos uma copa do mundo para o mundo ver. Uma copa do mundo onde os menos favorecido, só tinham acesso aos jogos nos telões das praças públicas, onde a corrupção com certeza imperou nas contratações das estrutura e bandas para enganar o povo de que o governo estava investindo no lazer da população, oferecendo de graça esse lazer quando na verdade, muito dinheiro “sujo” rolou por debaixo dos palcos.

********

É aí que cabe a pergunta. De onde saiu o dinheiro para a montagem dessas estruturas, e para pagar o cachê dos artistas que se apresentaram após as partidas da seleção brasileira, ganhando empatando ou perdendo?

*******

O mais interessante disso tudo, é que andaram dizendo, que a festa era por conta dos empresários, mas, quem estava lá organizando era o pessoal da prefeitura. Não vi nenhum cartaz dizendo que a empresa tal estava patrocinando. Será que realmente foi a marca da cerveja que estava sendo comercializada na praça que pagou tudo? Se foi, porque também não colocaram a equipe de organização.

*******

Não fomos contra a realização da copa do mundo no Brasil, porém não podemos deixar de concordar que usaram o evento para desviar muita grana.

*******

Enquanto a bola rolava pelos gramados das arenas, o rio Madeira continuava alertando que não está nada satisfeito e que se não o dragarem com urgência, volta a encher e dessa vez, com mais volúpia, a partir do mês de outubro.

*******

Olha o rio, olha o rio, olha o rio enchendo novameeeeeeeeeeeeennnnnte!

 


Novo livro de Roseana Murray nas livrarias

Por meio de versos a autora Roseana Murray transforma em poesia os desejos que todos nós temos. A nova obra “Poço dos desejos” traz uma série de anseios como o desejo de chocolate, desejo de cantar, desejo de voar, desejo de paz, tudo isso em forma de poemas para os pequenos leitores.
A obra faz parte da coleção Veredas que é constituída de uma variedade de gêneros e tipos de texto, como poemas, contos, crônicas, novelas e romances. Há histórias de amor, suspense, mistério, aventura, humor, relações familiares, do mundo do além, de terror e ficção científica.
Poço dos desejos é voltado para crianças a partir de 11 anos e de forma leve e divertida, aproxima as crianças ao mundo da poesia.
Roseana Murray tem quase 60 livros publicados e alguns prêmios importantes, entre eles o prêmio Orígenes Lessa (APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte), a Menção Honrosa do prêmio Luiz Jardim (concedido pela UBE – União Brasileira dos Escritores), três Prêmios de Melhor Livro de Poesia para crianças e jovens da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e, em 2002, seu livro "Jardins" (editora Manati) recebeu da Academia Brasileira de Letras o prêmio de melhor livro do ano. Também faz parte de muitos catálogos internacionais e integra a Lista de Honra do IBBY. Alguns de seus poemas foram traduzidos para seis idiomas e publicados em países como Espanha e México.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)