Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Concurso de Pintura Brigada Príncipe da Beira


Concurso de Pintura Brigada Príncipe da Beira - Gente de Opinião
O Artista João Zoghbi foi o vencedor da primeira edição do concurso da Brigada

A 17ª Brigada de Infantaria de Selva informa que estão abertas as inscrições para o II Concurso de Pintura Brigada Príncipe da Beira. O Concurso visa reunir trabalhos artísticos na modalidade pintura em tela, com técnica livre.

O tema desta edição será o “Rondon de Rondônia - o desbravamento, as linhas telegráficas, o Forte Príncipe da Beira e as Inspeções nas Fronteiras, a expedição Científica Roosevelt-Rondon, a criação do Serviço de Proteção ao Índio e outros”, com técnica livre.

A inscrição é gratuita. Os formulários podem ser obtidos na Casa de Cultura Ivan Marrocos e na própria Brigada onde deverão ser entregues, após o preenchimento. O quartel da 17ª Brigada de Infantaria de Selva está localizado na rua Duque de Caxias, nr 935, no Centro.

As inscrições também poderão ser feitas pela internet, pelo site www.17bdainfsl.eb.mil.br. Neste site também pode ser obtido o regulamento do concurso, bem como na Casa de Cultura Ivan Marrocos ou, ainda, diretamente na Brigada.

No ano passado os artistas que tiveram suas obras selecionadas foram Assis Chateaubriand, Bruno Alves de Souza, Francisco Paulo Cardoso Freitas, Francinei da Silva Vasconcelos, Geraldo Silva da Cruz e João Orlando de Freitas Zoghbi.

Neste ano, serão premiadas as seis obras selecionadas pelo Júri de Premiação. A abertura da Exposição e a cerimônia de premiação serão realizadas no dia 05 de maio, data de nascimento do Marechal Rondon.


 


Lenha na Fogueira

Neste 15 de abril de 2015, o jornal Alto Madeira completa 98 anos de fundação e o que é melhor, circulando a todo vapor.

********

Lucio Albuquerque o atual editor do jornal, solicitou que eu escrevesse algumas coisa relativa à minha passagem como empregado do Alto Madeira e então aproveitei, para contar como me tornei o “Menino de Recado do Alto Madeira” entre os anos 1957 a 1960.

********

Com certeza essa história você vai poder lê, na edição de hoje do quase centenário jornal, o mais antigo da Região Norte.

*******

Aproveitando a deixa, vou ilustrar a história, contando mais alguns fatos relativos à minha primeira passagem pelo jornal comandado atualmente pelo seu Euro Tourinho.

*******

Além de entregador do Jornal para os assinantes que em grande maioria eram os “Categas” do bairro Caiari, pela parte da tarde, após o almoço tinha que ir pro jornal onde era aprendiz de tipógrafo, além de ter que varrer todas suas dependências.

*******

O Chefe da Oficina era o seu Petrônio de Almeida Gonçalves que também escrevia, e os tipógrafos eram: Meu irmão Antônio Joaquim dos Santos que exercia também as funções de paginador e impressor, Paulo Machado, Chicorote, Zé Guedes, Pedrinho e Mário (ambos filho do Seu Boy) tinha também o seu Celso (que era o chefe da gráfica da EFMM). E o nosso chefe depois do seu Petrônio era o seu Boy o impressor oficial do jornal.

*******

Seu Boy pessoa super querida e respeitada por todos que militavam na imprensa local, era o primeiro a chegar e o último a sair. Passava o tempo que ficava no jornal vestido apenas num Calção e sem camisa.

********

Ele me ensinou a arte da impressão em máquina de pedal, uma impressora pequena onde eram impressos panfletos e cartazes com propaganda das lojas da época. No tempo da política a gente ganhava bom dinheiro imprimindo propaganda de político. Naquele tempo era difícil a impressão de santinhos com a fotografia do candidato, pois aqui não tinha clicheria, era tudo feito em Manaus. Varava a madrugada imprimindo panfleto político para poder dar conta e eu ainda era um menino de 11 para12 anos.

*******

 Bom mesmo era aos sábados! A turma sempre promovia uma peixada (naquele tempo o peixe da moda era a Pirapitinga assada na brasa ou na folha da bananeira). O jornal ficava na rua Barão do Rio Branco bem em frente à Praça Jonathas Pedrosa e o quintal grande, dava para a rua Floriano Peixoto. Era no quintal que a turma fazia o fogo para assar o peixe.

********

Depois que o jornal ficava pronto lá pelo meio dia, o peixe já estava pronto, quem tomava conta ou assava era o Seu Boy porque ele só entrava em serviço, após as páginas estarem prontas.

*******

Silvio! Vai la no Lucini (Pinheiro) e trás uma garrafa de Cocal e lá ia eu buscar a garrafa de cana, essa viagem eu fazia umas dez vezes durante a tarde de sábado. É claro que eu não bebia, mas, gostava de ficar no meio dos mais velhos.

*******

O interessante é que, da peixada participavam também alguns escritores ou cronistas (jornalistas) que publicavam no Alto Madeira, assim como comerciantes que patrocinavam a “cachaçada”; Seu Euro Tourinho que estava começando como cronista social, dava as caras de vez em quando, não bebia como os outros, mas, tomava umas talagadas. O Bom mesmo era o peixe assado com pimenta murupi e farinha d’água!

********

Foi através do Jornal Alto Madeira que desenvolvi o amor pela arte da comunicação. De lá fui pra Rádio Caiari, a Tribuna, O Guaporé, Estadão do Norte e hoje estou no Diário da Amazônia.

*******

Hoje o Alto Madeira completa 98 anos de fundação e me orgulho de ter feito parte do seu quadro. Parabéns Alto Madeira!



 

Secel realiza encontro de gestores de cultura e esporte

O Governo do Estado de Rondônia através da Superintendência Estadual de Esporte, Cultura e Lazer – Secel está realizando no município de Presidente Médici o “Encontro Estadual de Gestores Municipais de Esporte e Cultura” com o objetivo de fortalecer as políticas publicas nessas áreas. A solenidade de abertura aconteceu na noite de segunda feira 13 e contou com a presença do Vice-Governador Daniel Pereira, representante do MinC Fred Maia, Neyla Morais Representante do MinC na Região Norte e Andrea Ewerton Representando a Secretaria Nacional de Esporte.

O Encontro Estadual de Gestores Municipais da Cultura e do Esporte do Estado de Rondônia tem como objetivo, levar para os municípios rondonienses uma política de fortalecimento, descentralização, melhoramento ao fomento, criação do Sistema de Cultura e Sistema de Esporte nos municípios que ainda não possuem e capacitar os gestores para buscar recursos e prestar contas na forma legal da Lei e também fazer um levantamento das demandas de necessidades dos municípios.

Segundo o Vice- Governador, "Esse encontro mostra o comprometimento que a Secel vem tendo com a cultura e o esporte, parabenizo o Rodnei por ele se sensibilizar e colocar as mãos na massa e conhecer de perto as necessidades destes municípios que aqui estão representados. Eu sou apoiador destas iniciativas e quando a Secel precisar de mim eu estarei la para ajudar no que for possível" Destacou.

Para o Superintendente Rodnei a Secel vem trabalhando para que possa dar o apoio necessário para os municípios na criação de seus sistemas, criação de conselhos, aplicação corretas dos recursos, para que assim seja de fato feito um fortalecimento nas áreas da cultura e esporte. “Coloco a equipe da Secel para dar o apoio que for necessário para que o município se desenvolva nas áreas que estão em questão". Enfatizou.

O encontro acontece até esta quarta feira 15, e em sua programação constam apresentações de palestras e abertura de fóruns para melhor conhecer as necessidades dos municípios. (Assessoria).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)